Meu notebook parou de reconhecer o hd

Iniciado por edgar39t, 18 de Abril de 2011, 18:40

tópico anterior - próximo tópico

como fazer para instalar o xp e depois o ubunto.

Ajuda sobre linux, não reconhece o hd
1 (100%)
Preciso de ajuda, sou usuário novo de linux
0 (0%)

Total de membros que votaram: 1

edgar39t

Olá. sou novo no fórum, gostaria de ajuda, instalei o ubuntu 10.10 e agora estou tentando instalar o xp, para depois instalar o ubuntu novamente, e ficar com os dois sistema operacionais no notebook, mas infelismente quanto o programa de instalção do xp esta em execução aparece a mensagem que não encontrou nenhum disco rigido instalado no notebook. Modelo do notebook presario c500, antes de intalar o ubuntu eu usava o windows 7,
se puderem me ajudar, fico muito agradecido.  

VictorDSoBom

Mas você tem o Ubuntu já no HD ? Talvez o Windows não tenha reconhecido pq você tem o Ubuntu no HD e o Windows não reconhece a formatação do Ubuntu.

Se o HD está completamente vazio e ele não reconhece, talvez esteja solto, mal encaixado, não sei, algum problema de Hardware.

bawlaw

Citação de: VictorDSoBom online 18 de Abril de 2011, 20:08
Talvez o Windows não tenha reconhecido pq você tem o Ubuntu no HD e o Windows não reconhece a formatação do Ubuntu.

Exatamente,
voce tem que deixar um espaço sem nada reservado para instalar o Windows..

edgar39t

Ok colegas, obrigado pela atenção,mas o meu problema é o seguinte, instalei o ubuntu 10.10 quando dou boot pelo cd do windows não encontra nenhum driver na maquina, mas o hd reconhece no ubuntu, mesmo que eu queira formatar o notebook para instalar os dois sistema operacional não como fazer este procedimento, já que o ubuntu não ta reconhecendo o hard disk, alguém conhece algum software que formata o hard disk sem ter que usar o   boot do setup, pois eu gostaria de ter os dois sistema operacionais na maquina. Por favor se souberem de como me ajudem, estou realmente precisando dessa força dos amigos do fórum. Obrigado.

Tota

Citação de: edgar39t online 20 de Abril de 2011, 17:02
Ok colegas, obrigado pela atenção,mas o meu problema é o seguinte, instalei o ubuntu 10.10 quando dou boot pelo cd do windows não encontra nenhum driver na maquina, mas o hd reconhece no ubuntu, mesmo que eu queira formatar o notebook para instalar os dois sistema operacional não como fazer este procedimento, já que o ubuntu não ta reconhecendo o hard disk, alguém conhece algum software que formata o hard disk sem ter que usar o   boot do setup, pois eu gostaria de ter os dois sistema operacionais na maquina. Por favor se souberem de como me ajudem, estou realmente precisando dessa força dos amigos do fórum. Obrigado.

ola,

Se eu entendi direito, voce deve:

1) entrar pelo cd do Ubuntu e escolher testar sem instalar.

2) Depois do boot, ir em sistema=> administração=> gerenciador gparted

3) Voce ira perder todos os arquivos, então faça back up do que for importante

4) no gparted, localize seu hd e apague o disco inteiro

5) crie uma partição primária em FAT32 ou NTFS com o tamanho desejado para seu XP

4) crie uma outra partição primaria no restante do disco

5) dentro desta partição crie tres partições extendidas, uma para o sistema, outra para sua /home e outra para swap.

6) desligue a maquina e dê o boot pelo XP

7 ) ele irá encontrar apenas a partição que criou para ele com o tamanho já definido.

O xp não encontra uma partição Unix, mas o Linux enxerga as partições windows. Então se deixar 10 gigas para o windows na hora de instalar ele vai mostrar um hd com apenas 10 gigas.

8. Instale o bruto

9) terminando, desligue e instale o Ubuntu escolhendo particionamento manual.

10) escolha as partições que já havia criado para ele e instale o Ubuntu

11) reinicie a maquina e escolha o sistema que quer iniciar.

[]'s

edgar39t

Obrigado.Problema resolvido, para fazer a instalação primeiro fiz com o windows vista que reconheceu o hd , depois instalei o windows xp,agora consigo instalar os dois sistemas operacionais para dar o dual  boot, pesquisando na web descobrir que o ubuntu  e o  windows xp não reconhece o hd sata, fiz o seguinte acessei a bios e desabilitei a opção do drivrer sata, só fazendo assim conseguir instalar os dois sistemas operacionais o ubuntu e o windows xp,fico agradecido aos que me responderam até a próxima duvida e obrigado. 

MauricioPJ

Legal que você tenha conseguido resolver o problema, mas da próxima vez informe o modelo do hardware pois não foi mencionado que o HD era Sata
Atenciosamente,
Mauricio P Jesus
Ubuntu 10.10 ubuntu user #32824