Rede entre dois computadores ponto-a-ponto entre Ubuntu e Windows

Iniciado por Helder Fran, 16 de Abril de 2011, 00:46

tópico anterior - próximo tópico

Helder Fran

Migrei meu desktop inteiramente para o Ubuntu este mês e ainda não descobri como conectá-lo a meu notebook do trabalho que está com o Windows Seven.

Quando trago pra casa costumo conectá-los diretamente via cabo ponto-a-ponto que eu mesmo montei.

No Windows XP e Seven contectam normalmente. Mas no Ubuntu 10.04 não encontrei como fazê-los.

Como posso conectá-los?

zekkerj

Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Helder Fran

Não tenho switch, hub ou roteador em casa.

Sempre utilizei cabo ponto-a-ponto entre dois computadores.

Até jogo em rede já fiz assim (entre dois computadores, é claro, rsrsrs).

zekkerj

Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Helder Fran

Não sei se é usado IP fixo para este tipo de rede.

Talvez não seja muito comum seu uso aqui pelo Ubuntu. Então, vou explicar um pouco melhor o que é a rede ponto-a-ponto.

Quando precisamos compartilhar arquivos e dispositivos entre apenas dois computadores que estão fisicamente um do lado do outro, no Windows não é preciso equipamento extra. Apenas o próprio cabo de rede. Porém, uma das pontas do cabo tem suas conexões invertidas. Também conhecido como cabo "cross-over".

Pra construir o cabo cross-over, usamos dois conectores RJ-45 (o utilizado na entrada de rede dos computadores) e um cabo de 4 pares trançados (o famoso cabo de rede azul). O cabo pode ter até 100 metros de comprimento. Monte os conectores seguindo a sequência de côres:

Conector A    Fio     Conector B
Pino 1    Branco/Verde    Pino 3
Pino 2    Verde/Branco    Pino 6
Pino 3    Branco/Laranja    Pino 1
Pino 4    Azul/Branco    Pino 5
Pino 5    Branco/Azul    Pino 4
Pino 6    Laranja/Branco    Pino 2
Pino 7    Branco/Marrom    Pino 8
Pino 8    Marrom/Branco    Pino 7

Esse tipo de rede é muito útil para transferência de grande quantidade de arquivos de uma só vez entre dois computadores domésticos. Imagine ter que formatar um computador e não ter como fazer backup de cerca de 100GB dos arquivos de maneirá rapida, fácil e segura. Com esse cabo o problema tá resolvido.

Por isso mantenho sempre um cabo cross-over montado em casa, de apenas 2 metros de comprimento. Mais que suficiente pra levar comigo.

Agora, quanto às configurações de rede, o Windows faz tudo automático quando conecto-os com esse cabo. Basta ativar o compartilhamento de rede em cada um deles, compartilhar os discos rígidos inteiros ou as pastas desejadas e copiar os arquivos.

Consigo até jogar em rede com os computadores conectados com esse cabo.

Gostaria de poder fazer o mesmo agora com o Ubuntu.

Alguma idéia?

zekkerj

Simplifique. Use IP fixo nas duas máquinas. Sem IP fixo, uma das duas terá que atuar como servidor DHCP.