Não exibir a tela de boot (Resolvido)

Iniciado por Marcos MHZ, 07 de Abril de 2011, 10:31

tópico anterior - próximo tópico

Marcos MHZ

Pessoal,

Aqui na empresa temos um sistema para máquinas jukebox rodando sobre o ubuntu 10.10,

Só que estou com 2 problemas que ainda não consegui resolver.

1º - Se a máquina está iniciando (na tela de carregamento do ubuntu) e alguém desliga a máquina na tomada,
quando inicia novamente a máquina ela entra na tela do grub pedindo pra selecionar o boot.
Tem como fazer com  que sempre inicie pelo primeiro kernel?

2º - As vezes acontece do ubuntu fazer a verificação do disco e pede para pressionar F,
tem como executar essa verificação automática ou em último caso desativar isso?

Obrigado pela atenção.

zeroday

Acho que colocando o tempo do grub em 0 ele não chega a aparecer não tenho tanta certeza assim.

Até mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Marcos MHZ

Citação de: zeroday online 07 de Abril de 2011, 13:34
Acho que colocando o tempo do grub em 0 ele não chega a aparecer não tenho tanta certeza assim.

Até mais
Já testei isso e não deu certo.

Obrigado mesmo assim!

zekkerj

Se não me engano a opção do grub pra não aparecer a tela de boot é "hidemenu". Um timeout curto ajuda também; mas tanto um como o outro, vc tem que mexer no arquivo certo, e o GRUB2 mudou o arquivo de configuração do grub.

Sobre a verificação no boot, se a partição for ext4, vc pode desativar a verificação, ou pelo menos torná-la bem mais espaçada.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Marcos MHZ

Citação de: zekkerj online 08 de Abril de 2011, 00:14
Se não me engano a opção do grub pra não aparecer a tela de boot é "hidemenu". Um timeout curto ajuda também; mas tanto um como o outro, vc tem que mexer no arquivo certo, e o GRUB2 mudou o arquivo de configuração do grub.

Sobre a verificação no boot, se a partição for ext4, vc pode desativar a verificação, ou pelo menos torná-la bem mais espaçada.

Vou tentar fazer essas modificações, qualquer coisa eu retorno.
Obrigado!

Marcos MHZ

Consegui resolver o problema da tela do GRUB:

Alterei o arquivo /etc/grub.d/00_header

Antes:
make_timeout ()
    {
        cat << EOF
        if [ "\${recordfail}" = 1 ]; then
          set timeout=-1
       else
          set timeout=${2}
      fi
    EOF
  }

Depois:
make_timeout ()
    {
        cat << EOF
        if [ "\${recordfail}" = 1 ]; then
          set timeout=0
       else
          set timeout=${2}
      fi
    EOF
  }

Valew pela ajuda pessoal.

Sobre a verificação dos discos, posso desativar sem problemas ou não é recomendável ?

zekkerj

Eu não recomendo. Eles são checados justamente pra manter a integridade do sistema.

Diga lá, essas máquinas vão trabalhar em uma "caixa", certo? Pq não acrescentar uma bateria (no-break) ao conjunto?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Marcos MHZ

Citação de: zekkerj online 08 de Abril de 2011, 12:08
Eu não recomendo. Eles são checados justamente pra manter a integridade do sistema.

Diga lá, essas máquinas vão trabalhar em uma "caixa", certo? Pq não acrescentar uma bateria (no-break) ao conjunto?

O custo fica muito alto e nossos clientes não iriam comprar.

Mas quanto a isso, por enquanto vou deixar assim mesmo.

O problema maior era o do grub  que acontece com mais frequência e já foi resolvido.

Obrigado pessoal.