Alguém aqui já instalou o Pymp?

Iniciado por Piras, 12 de Julho de 2006, 17:45

tópico anterior - próximo tópico

Piras

Alguém aqui já instalou o Pymp? O Pymp é uma interface gráfica desenhada em GTK2 para o Mplayer. è utilizada por quem não aprecia o frontend com skin ou prefere algo mais leve. Já instalei certa vez o Pymp v0.8, mas tive problemas para instalar a versão atual. Alguém já conseguiu fazê-lo?

E para criar um .deb com ele? Haveria alguma instrução especial que eu deveria seguir pelo fato dele não utilizar o método de instalação mais comum (com os comandos ./configure e make)?

Piras

Bem, eu mesmo consegui. Não foi nada difícil; o problema é o preconceito de que todo pacote-fonte há de ser sempre compilado pelo GCC antes de instalar. Neste caso, por ser um programa construído em python, não foi necessário. O próprio comando make fez todo o trabalho, sem a necessidade do ./configure.

Então vamos aos comandos:

$ tar -xjf pymp-0.9.tar.bz2 (para descompactar o pacote tar.bz2 [você pode extraí-lo diretamente, através do menu ativado pelo botão direito do mouse ao clicar sobre o pacote])

$ cd pymp-0.9 (para "entrar" no arquivo)

$ make (para compilar e preparar a instalação)

$ checkinstall (para construir e instalar um pacote .deb [que você poderá encontrar depois na pasta pymp-0.9])

O programa é ativado mediante o comando pymp. Para facilitar as coisas, você poderá enfiar o ícone do aplicativo na pasta usr/share/pixmaps. Assim, quando você for incluir o Pymp no menu através do Alacarte não haverá dificuldade em encontrar e ativar o ícone.

Não, o pacote .deb produzido pelo checkinstall não é capaz de incluir o Pymp sozinho no menu Aplicações. Mas com o Alacarte isto é facílimo.

Vale a pena: além de ser uma interface bastante funcional e leve, integrando-se muito melhor do que os skins ao tema do seu Gnome, o Pymp ainda permitiu-me substituir o BMP, que eu só mantinha instalado como reprodutor do Streamtuner. O Pymp faz muito bem este trabalho.