Instalação Ubuntu 10.10 Netbook Acer 8GB

Iniciado por fellipeleo, 28 de Março de 2011, 10:53

tópico anterior - próximo tópico

fellipeleo

Olá, tenho um Netbook Acer Aspire One ZG5 de 8 GB de HD (SSD). Também tenho um cartão de memória de 16GB que já está nele.
  • Queria saber se é possível instalar o SO no HD de 8GB e os programas no cartão de memória de 16GB?
  • Ou se é possível instalar o sistema já no cartão de memória?
  • Quanto ocupa de espaço o Ubuntu 10.10?

Compatibilidade de drivers creio que não seja o problema, pois ele veio com uma versão Linux chamada Limpus (se não me engano).

Agradeço atenção desde já.

navegantesdailusao

Olá, o Ubuntu reconhece o cartao

Sd como hd normal... Se for para uso no dia a dia

instale no HD do Netbook o sistema...

Já instlei em pendriver de 4GB  então espaço não

será problema...
J.E.S.U.S. - Juntos Estaremos Sendo Um Só.

navegantesdailusao

Posso fazer-te uma sugestão:
.
Ubuntu 10.04.2 Netbook PT-BR Customizado
A versão 10.04.2 netbook remix é 100% em português do Brasil, inclusive o BrOffice, Chromium, Emesene, Skype, Sun Java 6 Web Start, Adobe Flash, VLC Players (codecs) e Synapse.
.
Download (979.2 MB)
http://sourceforge.net/projects/ubuntu-sdr/files/Brasil/SDR1004-netbook-ptBR-030911.iso/download
MD5:
http://sourceforge.net/projects/ubuntu-sdr/files/Brasil/SDR1004-netbook-ptBR-030911.iso.md5/download
J.E.S.U.S. - Juntos Estaremos Sendo Um Só.

xluisfernando

fellipeleo

No seu lugar eu faria assim:
1) Com o cartão alojado, iniciaria o processo de instalação;
2) No particionamento, dividiria o HD SSD em duas partições, sendo uma de 6GB como raiz / e o restante (aproximadamente 1GB real) como swap. Deixaria o cartão de memória para /home;
3) Formataria as partições / e /home como EXT4;
4) Instalaria uma distro mais leve, como o Lubuntu 10.04, na partição /

O Ubuntu 10.10 depois de descompactado, numa instalação básica e sem os pacotes de idioma completos, ocupa cerca de 3.2GB. Já o Lubuntu 10.04 ocupa aproximadamente a metade disso. O visual é diferente, lembra mais um KDE sem efeitos, mas é bem funcional e indicado para netbooks com pouco espaço.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

fellipeleo

Obrigado por todas as respostas.
Vou tentar algumas dessas opções e ver no que dar.
Mas o que eu queria mesmo era instalar o Ubuntu 10.10 no HD SSD como indicado (6 GB raiz e 1 GB Swap)
E os programas no cartão de memória.
É possível?
Abraços

jkmsjq

Citação de: fellipeleo online 29 de Março de 2011, 10:09
Obrigado por todas as respostas.
Vou tentar algumas dessas opções e ver no que dar.
Mas o que eu queria mesmo era instalar o Ubuntu 10.10 no HD SSD como indicado (6 GB raiz e 1 GB Swap)
E os programas no cartão de memória.
É possível?
Abraços

Entenda: GNU/Linux É diferente de Windows!

A partição (/) é onde será instalado os programas do Ubuntu, a partição (/home) é onde ficarão os seus documentos.

Valeu...

Fui...

Até mais...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

fellipeleo

CitarBlz, agora sim entendi.
Ok então.
Vou tentar primeiro o 10.10 pra ver no que dar e depois vou testando as outras opções.
Agradeço a resposta de todos.
Abraços.

Editado:

Instalei o Ubuntu 10.10 NO SSD porém aparece  a seguinte mensagem ao iniciar:

"No bootable device -- insert boot disk and press any key"

O que eu faço?

xluisfernando

Essa mensagem aparece quando o disco programado para boot não teve o sistema operacional reconhecido. Uma hipótese provável para isso é o fato de que na instalação você teve que marcar o pen drive prioridade para boot e ao inserir o cartão de memória e retirar o pen drive depois da instalação a prioridade passou para o cartão de memória, em vez do HD SSD.

Se for isso é só entrar na bios e configurar a prioridade de boot para o HD SSD. Se a instalação foi feita corretamente o sistema será iniciado sem problemas.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

fellipeleo

Agradeço a sua resposta porém creio que não tenha sido isso pelo simples fato da BIOS do Acer não permitir Boot pelo cartão de memória. Instalei no HD SSD 6GB e 1GB Swap. Mas ai aparece esta mensagem. Fui na BIOS e tá la em 1º o HD SSD como First Boot.

O que eu acho que ta acontecendo é um problema ao gravar o GRUB, ele ta gravando no USB ao invéz de salvar no HD SSD.
Não entendo muito, posso com certeza estar errado.

Aceito mais opiniões.