Erro no dpkg: linha muito longa ou linha faltando

Iniciado por thimoteos_helker, 10 de Março de 2011, 12:09

tópico anterior - próximo tópico

thimoteos_helker

Amigos,
Não estou conseguindo instalar programas ou fazer atualizações, seja pelo Terminal, seja pelo Synaptic. Ao tentar efetuar uma instalação ou atualização, aparece o seguinte:

dpkg: linha muito longa ou nova linha faltando em '/var/lib/dpkg/triggers//File'
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (2)

Já tentei várias dicas expostas em outros foruns mas o problema persistiu.

Que me dizem?
Sou novo no Linux, portanto peço a ajuda de quem souber.
Grato.

PRSC

Abra esse arquivo File que está indicando na mensagem, siga pelas pastas como na mensagem que vc encontra o arquivo.

Cole aqui o que tem dentro, quem sabe alguém visualizando ele possa te ajudar.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

thimoteos_helker

PRSC,

Me desculpe o despreparo, mas não consegui abrir o arquivo. Tentei abrir pelo gedit, mas aparece a seguinte mensagem:

¨O gedit não conseguiu detectar a codificação de caracteres.
Por favor, verifique que você não está tentando abrir um arquivo binário.
Selecione uma codificação de caracteres do menu e tente novamente¨.

Há algum outro meio de abrir o arquivo? Como que faço?

Grato.

arlindofc

amigo eu acho que você não esta instalando o programa como super usuário,  para abriir qualquer arquivo no linux é simples:
se for: texto cat /etc/fstab
se for arquivo: na barra de endereço de qualquer navegador coloque o caminho do arquivo, tipo: /var/lib/dpkg/triggers//File
para instalar programas: sudo aptitude install ................

PRSC

Qual arquivo vc tentou abrir, o dpkg? Não é esse que falei para abrir.

Faz assim vai em sistema de arquivos//var/lib/dpkg/triggers/  e ache o arquivo File, faça essa busca navegando entre as pastas.

Creio eu que o problema esteja nele, alguma linha nele, por isso falei para colar o conteúdo dentro dele aqui para que possam analisar.

Abraço.

Citação de: thimoteos_helker online 11 de Março de 2011, 07:32
PRSC,

Me desculpe o despreparo, mas não consegui abrir o arquivo. Tentei abrir pelo gedit, mas aparece a seguinte mensagem:

¨O gedit não conseguiu detectar a codificação de caracteres.
Por favor, verifique que você não está tentando abrir um arquivo binário.
Selecione uma codificação de caracteres do menu e tente novamente¨.

Há algum outro meio de abrir o arquivo? Como que faço?

Grato.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

thimoteos_helker

Amigos,
Agradeço a boa vontade de todos mas, mesmo seguindo as dicas de vocês, não obtive sucesso.

PRSC, é exatamente o arquivo ¨File¨ que não consigo abrir. Mesmo seguindo a instrução do arlindofc (digitar o caminho em um navegador), o mesmo problema persiste, ou seja, não consigo abrir o arquivo ¨File¨ em nenhum programa, como o gedit, por exemplo.

Informo também que mesmo como super usuário não consegui realizar qualquer instalação ou atualização de programas.

Que meio existe de ler esse arquivo?

Grato novamente.

PRSC

Vc poderia upar esse arquivo em algum servidor tipo 4shared e deixar o link para eu poder baixar.
Upa esse File que vejo se consigo abrir ele de alguma forma e analiso com o meu.

Eu tive um problema sério com atualização esses dias, travou tudo quanto era forma de update, nem synaptic abria.
Ai usei o modo brucutú, entrei na pasta onde indicava os erros, vi que tinha arquivos com formato diferente, tipo corrompido mesmo, fiz um backup deles e deletei. então fiz um update pelo terminal e voltou tudo a funcionar.

Agora já não sei se nesse arquivo file poderia fazer isso, deletar ele, teria que pesquisar para ver se ele recria novamente se deletar.

Abraço.

Citação de: thimoteos_helker online 11 de Março de 2011, 13:48
Amigos,
Agradeço a boa vontade de todos mas, mesmo seguindo as dicas de vocês, não obtive sucesso.

PRSC, é exatamente o arquivo ¨File¨ que não consigo abrir. Mesmo seguindo a instrução do arlindofc (digitar o caminho em um navegador), o mesmo problema persiste, ou seja, não consigo abrir o arquivo ¨File¨ em nenhum programa, como o gedit, por exemplo.

Informo também que mesmo como super usuário não consegui realizar qualquer instalação ou atualização de programas.

Que meio existe de ler esse arquivo?

Grato novamente.
Linux user #511

thimoteos_helker

PRSC,

O arquivo ¨File¨ está em http://www.megaupload.com/?d=MRJR2310 .

Eu pensei em substituir o aquivo ¨File¨ por outro ¨File¨, mas nem sei se isso é possível nem como conseguir outro. Mas talvez você consiga abrir.

Agradeço pela disposição.

Abraço.

PRSC

Tentei abrir o bendito aqui mas não foi.

Na imagem dele aparece 1010101, binário, já o meu a imagem do arquivo aparece com textos.

Podemos tentar fazer a troca do arquivo, como vc ja tem o original upado, já tem um backup dele, então vc copia o que eu vou passar, abre o gedit cola dentro salva com nome File.
Aperta Alt+F2 e digita gksu nautilus, coloca a senha que pede, então vai abrir uma pasta em modo root, navegue até a pasta do arquivo e delete aquele File e o novo cole la dentro, substituindo um pelo outro.

Não sei se vai funcionar, como ninguém mais experiente apareceu seria o que eu faria, e ja deixo a dica de vc aprender a fazer seu próprio live cd com remastersys, assim quando der um rolo desses vc instala o teu live cd ja com os programas e atualisado caso algo dê errado.

Citar/etc/init ureadahead
/etc/init.d ureadahead
/usr/share/info install-info
/usr/lib/gdk-pixbuf-2.0/2.10.0/loaders libgdk-pixbuf2.0-0
/usr/share/fonts fontconfig
/usr/share/ghostscript/fonts fontconfig
/usr/share/texmf/fonts fontconfig
/usr/share/mime/packages shared-mime-info
/usr/lib/gtk-2.0/2.10.0/immodules libgtk2.0-0
/usr/share/applications python-gmenu
/usr/share/icons/hicolor hicolor-icon-theme
/usr/share/icons/gnome gnome-icon-theme
/usr/share/applications desktop-file-utils
/usr/man man-db
/usr/share/man man-db
/usr/local/man man-db
/usr/local/share/man man-db
/usr/X11R6/man man-db
/opt/man man-db
/etc/ufw/applications.d ufw
/usr/share/doc-base doc-base
/usr/share/menu menu
/usr/lib/menu menu
/etc/menu-methods menu
/usr/share/hal/fdi hal
/usr/share/gconf/defaults gconf2
/usr/share/gconf/mandatory gconf2
/usr/share/gconf/schemas gconf2
/usr/lib/xine/plugins xine-ui
/usr/share/app-install/desktop software-center
/usr/share/locale-langpack software-center
/usr/lib/vlc/plugins vlc-nox
/usr/lib/gio/modules libglib2.0-0
/usr/share/glib-2.0/schemas libglib2.0-0
Linux user #511

Tota

Ola

Alguém ja tentou renomear esta pasta /file?

Caso não funcione é só reverter.

[]'s

PRSC

É um arquivo que era para ser de texto, mas ficou binário.
Mudei o nome, coloquei extensão txt e nada de abrir, ele upou o arquivo, baixa e tenta ai para ver se consegue, porque meu file com certeza tem algo de diferente do dele, por exemplo o tema.

Citação de: Tota online 13 de Março de 2011, 00:58
Ola

Alguém ja tentou renomear esta pasta /file?

Caso não funcione é só reverter.

[]'s
Linux user #511

platao

Ola aqui tbm nao tive sucesso em abrir esses arquivo.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

thimoteos_helker

PRSC,

Substitui o arquivo ¨File¨, assim como você falou. Depois da substituição deu tudo certo. Consegui instalar o programa que desejava (Cinelerra) e trabalhar normalmente. Isso foi no dia 13/03/11.

No dia 14, o funcionamento do SO começou a ficar comprometido. O sistema está travando constantemente, o visualizador de PDF não abre, nem o Mozila FireFox. Coisas simples como digitar um texto já são suficientes para a tela escurecer por alguns minutos.

Não sei o que deu causa a isso, mas suspeito de algumas atualizações que fiz no dia 14.

De qualquer forma, o problema continua ligado ao dpkg, já que ao tentar instalar um pacote pelo Synaptic ou um aplicativo pela Central de Programas ocorre o seguinte erro:

CitarinstallArchives() failed: Selecionando pacote previamente não selecionado lesstif2.
(Lendo banco de dados ...
dpkg: aviso: Arquivos da lista de arquivos para o pacote `brasero-cdrkit' faltando, assumindo que o pacote não possui arquivos atualmente instalados.

dpkg: aviso: Arquivos da lista de arquivos para o pacote `libpoppler7' faltando, assumindo que o pacote não possui arquivos atualmente instalados.

dpkg: aviso: Arquivos da lista de arquivos para o pacote `libpoppler-glib5' faltando, assumindo que o pacote não possui arquivos atualmente instalados.

(Lendo banco de dados ... 5%
(Lendo banco de dados ... 10%
(Lendo banco de dados ... 15%
(Lendo banco de dados ... 20%
(Lendo banco de dados ... 25%
(Lendo banco de dados ... 30%
(Lendo banco de dados ... 35%
(Lendo banco de dados ... 40%
(Lendo banco de dados ... 45%
(Lendo banco de dados ... 50%
(Lendo banco de dados ... 55%
(Lendo banco de dados ... 60%
(Lendo banco de dados ... 65%
(Lendo banco de dados ... 70%
(Lendo banco de dados ... 75%
(Lendo banco de dados ... 80%
(Lendo banco de dados ... 85%
(Lendo banco de dados ... 90%
(Lendo banco de dados ... 95%dpkg: erro fatal irrecuperável, abortando:
Ausência de quebra de linha na lista de arquivos para o pacote 'python-wxversion

Não sei se há como reverter a última atualização feita. Também não sei o que fazer.

Grato a todos!

PRSC

Qualquer programa que vc tenta instalar volta isso?
Já tentou instalar separado por exemplo o brasero-cdrkit e os demais que pede ali, libpoppler7 e libpoppler-glib5

Abrindo o synapitc em Editar/Corrigir pacotes quebrados, tenta isso também para ver se arruma.

Abraço.

Linux user #511

thimoteos_helker

Sim, eu já havia tomado essas providências, mas sem nenhum resultado.

Quando vou para corrigir os pacotes quebrados é como se não acontecesse nada: clico, mas visualmente não ocorre nenhuma alteração.
Quanto ao brasero-cdrkit, libpoppler7 e libpoppler-glib5, não consigo nem reinstalá-los, nem removê-los.

A solução ignorante de formatar a máquina está quase me parecendo boa já...rs

Grato novamente.