Gnome com Cara de KDE 4

Iniciado por rafaelsarilho, 09 de Março de 2011, 11:17

tópico anterior - próximo tópico

rafaelsarilho

Deixe o Gnome com a cara do KDE4, mas sem perder as características do tema do Ubuntu.
Se você, assim como eu, achou o KDE 4 um espetáculo em termos estéticos, mas não larga o
Gnome por ser mais leve e simples, com esse artigo poderá "transformar" o visual do Gnome,
deixando-o igual ao KDE4.
Neste artigo eu descrevo o passo-a-passo, mas optei por opção deixar o tema orange, para
enfatizar que estamos no Ubuntu, e usando o Gnome, mas nada impede de usar o tema padrão azul
do KDE ou até outros, como poderá ser visto ao longo do artigo.
Modificando a aparência das janelas
Baixe o tema aqui:
http://www.gnome-look.org/content/show.php/kde4.2-oxygen+(modified)?content=99926
Vá em Sistema > Preferências > Aparência e arraste o arquivo baixado para a janela que
aparecer. Feito isso, clique em Personalizar, e tanto na guia Controles, quanto na guia Margem da
Janela, escolher kde42-oxygen.
Clique em fechar e vá até a guia Fontes. Mude as três primeiras categorias para Deja Vu
Sans Condensed 9 (ou Deja Vu Sans Book 9, se preferir), a quata para Deja Vu Sans Bold 9, e a
última para Deja Vu Sans Mono Book 9.
Pronto, seu gnome já está com a aparência do KDE4. Falta agora o principal, o tema dos
ícones.
Aplicando o tema de ícones Hydroxygen
Primeiramente vamos adicionar um repositório novo ao Ubuntu. Abra o terminal
(Aplicativos > Acessórios >Terminal), e digite o comando sudo gedit /etc/apt/sources.list. No final
do aquivo que abrirá, acrescente essas linhas:
deb http://ppa.launchpad.net/alberto-rinaudo/ppa/ubuntu intrepid main
deb-src http://ppa.launchpad.net/alberto-rinaudo/ppa/ubuntu intrepid main
Salve, feche e de volta ao terminal, digite os seguintes comandos (selecione, copie e no
terminal clique com o botão direito do mouse e clique em colar, dando enter em seguida):
gpg --keyserver hkp://wwwkeys.eu.pgp.net --recv-keys 86CF6890405250D9
gpg --armor --export 86CF6890405250D9 | sudo apt-key add -
sudo apt-get update
sudo apt-get install hydroxygen oxygen-cursor-theme-extra
Com isso você acaba de instalar o configurador do Hydroxygen e um ótimo tema para o
mouse, mas os ícones ainda não estão presentes. O mencionado configurador possui um botão para
baixar o pacote dos ícones, mas me parece que ele está meio bugado, pois pelo menos aqui em casa
não deu certo, e eu tive no final das contas de baixar manualmente, por esse link:
http://www.gnome-look.org/content/show.php/hydroxygen_iconset?content=88575
Não se espante com o tamanho, pois ele é enorme mesmo, e logo descobrirá por que.
Depois que acabar o dowload, para instalar o tema é só fazer o mesmo procedimento usado
para instalar a margem das janelas. Vá em Sistema > Preferências > Aparência e arraste o arquivo
baixado para a janela que aparecer. O sistema perguntará se quer aplicar o novo tema. Responta
sim, mas mesmo que responda não, tem como aplicar o tema, clicando em Personalizar, indo até a
guia ícones e escolhendo hydroxygen.
Por fim, clique na guia Cursor e escolha um tema para o mesmo:
Nossa customização está quase completa. Vamos agora ao Desktop.
Customizando a Área de Trabalho
Primeiramente vamos remover os ícones da área de trabalho.
Aperte Alt+F2 no teclado e digite gconf-editor. Esse programa lembra o editor de registro do
Windows. Localize apps > nautilus > preferences e desmarque a caixa show_desktop. Feito isso,
mais nenhum ícone será exibido na área de trabalho.
Ainda nessa janela, caso sua placa de vídeo não suporte compiz, habilite o composite do
metacity em apps > metacity > general, marcando a caixa compositing_manager.
Ele será o responsável pelas transparências. Mas atenção, caso sua placa de vídeo aceite o
compiz, é melhor habilitá-lo em Sistema > Preferências > Aparência > Efeitos Visuais, marcando
Normal ou Extra. Se fizer isso, não habilite o composite.
Com a área de trabalho limpa e com a possibilidade de usar transparências, vamos instalar o
programa screenlets, que fará às vezes do Plasmoid do KDE4. No termimal, digite sudo apt-get
install screenlets.
Uma observação, estou aqui indicando a linha de comandos, por ser mais rápida e prática,
uma vez que é só copiar e colar. Mas todo o processo pode ser feito via interface gráfica, clicando
em Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic, localizando o screenlets e
clicando em instalar:
Depois de instalar, vamos baixar o sceenlet que exibe as pastas do usuário, que não vem por
padrão. Baixe-o aqui:
http://www.gnome-look.org/content/show.php/Folderview+Screenlet?content=1028iyto
Na janela principal do Screenlets, clique em Install e localize o arquivo salvo. Depois de
instalado, o screenlet FolderView ficará disponível na lista. Clique em cima dele e marque as caixas
Start/Stop e Auto start on login, para iniciar junto com a seção. Faça o mesmo com o screenlet
Notes.
Vamos agora ao menu pincipal. O KDE4 possui um menu bem estiloso, que eu
particularmente não gosto. Prefiro o menu clássico, tanto no KDE quanto no Gnome. Esse último
possui um programa para deixar o menu bastante estiloso e customizável, chamado GnoMenu.
Baixe e instale seguindo o tutorial no fim da pagina do baixaki:
http://www.baixaki.com.br/linux/download/gnomenu.htm
Clique com o botão direito do mouse no painel inferior e adicione o GnoMenu.
Customize-o da maneira que desejar. Dê OK e em seguida diga
sim. Depois confirme que o painel deve recarregar o GnoMenu, e suas configurações estarão
aplicadas.
Vamos agora modificar a aparência do painel inferior. Clique com o botão direito do mouse
em cima dele, e depois em propriedades. Coloque o tamanho 36, e na guia Fundo, coloque Cor
sólida e mova a barra para transparência. Quanto mais mover, mais transparente fica.
Por fim, o papel de parede. Tudo o que eu fiz foi pegar o do Kubuntu 8.10 e colorizar no
Gimp. Para quem quiser, está aqui:
http://picasaweb.google.com.br/lh/photo/5xx7UH8pm6ts9cQmO3QzJA?feat=directlink
Pronto, seu Gnome já está a cara do KDE 4. Espero que essa odisséia tenha valido a pena e
que goste do resultado.
Configure o Hydroxygen
O tema de ícones Hydroxygen é bem grande, pois possui uma variedade imensa de ícones,
possibilitando uma alta customização do tema. Por exemplo, experimente digitar no terminal o
comando ~/.icons/hydroxygen/change-type.sh pacman, e verá que o ícone superior do Ubuntu se
transformará no pacman. O utilitário hydroxygen que instalamos serve exatamente para facilitar
essa customização. Acesse- em Aplicativos > Acessórios > Configure Hydroxygen.
Clique no botão Configure e modifique o tema ao seu gosto. Veja que há inúmeras
possibilidades de cores.
Isso possibilita uma infinidade de combinações.

Agora, dê asas a sua criatividade e divirta-se.

Leia Mais no Meu Blog
http://linuxparasempre.blogspot.com/
Fonte: Usuário vampire_thunder
http://web51.hosting.xpg.com.br/xpg2.0/1/f/i/filipo_tardim/HydroxygenUbuntu.pdf
Toda a credibilidade do tópico deve ser dada a ele, pois ele sim foi o autor, eu simplesmente estou divulgando.

vampire_thunder

Sabia que conhecia esse texto, rsrsrsrsrs

Valeu, meu camarada!
Só que o tuto já é meio antigo, e de lá para cá muita coisa já foi atualizada, incluindo o tema do Ubuntu citado. Hoje acredito ser possível deixar ainda mais parecido.

rafaelsarilho

eu fiz o tutorial certinho, e ficou mt parecido, então como eu gostei resolvi divulgar para todos conhecerem!!! vlw

dorgas.manolo

Ja tinha visto, muito boa dica. Mas nao troco meu KDE por nada.
Nada contra qm usa, mas acho o Gnome pessimo, em todos os sentidos.
Vencer, vencer, vencer: esse é o nosso ideal!
GALÔOOOOO!

vampire_thunder

Eu já acho o KDE péssimo, pesado e exagerado.

Mas gosto não se discute.

redstormwind

Rafaelsarilho, segui seu tutorial certinho, mas encontrei um problema na seguinte etapa:

CitarAperte Alt+F2 no teclado e digite gconf-editor. Esse programa lembra o editor de registro do
Windows. Localize apps > nautilus > preferences e desmarque a caixa show_desktop. Feito isso,

Digitei Alt+F2 e apareceu uma janela:
Digitei gconfig-editor e cliquei  no botão Executar, mas uma mensagem de erro aparece, dizendo:
"Não foi possível abrir a localização "file:///home/usuario/gconfig-editor"
Erro ao iniciar o arquivo home/usuario/gconfig-editor
Arquivo ou diretório não encontrado"

O que fazer neste caso? Criar um diretório? Baixar algum arquivo ou programa?
Agradeço muito se alguém poder ajudar.

Joseph

Citação de: redstormwind online 17 de Abril de 2011, 04:16
Rafaelsarilho, segui seu tutorial certinho, mas encontrei um problema na seguinte etapa:

CitarAperte Alt+F2 no teclado e digite gconf-editor. Esse programa lembra o editor de registro do

Digitei Alt+F2 e apareceu uma janela:
Digitei gconfig-editor e cliquei  no botão Executar, mas uma mensagem de erro aparece, dizendo:
"Não foi possível abrir a localização "file:///home/usuario/gconfig-editor"
Erro ao iniciar o arquivo home/usuario/gconfig-editor
Arquivo ou diretório não encontrado"

O que fazer neste caso? Criar um diretório? Baixar algum arquivo ou programa?
Agradeço muito se alguém poder ajudar.

Não é gonfig-editor, o correto é gconf-editor.

EdvaldoSCruz

Vlw Amigo rafaelsarilho, por mostrar esse texto, mesmo não sendo seu, pois é bom que se concentre nesse Excelente Fórum para facilitar aos iniciantes do Ubuntu como eu e terem mais experiências os veteranos.

Eu não sabia dessa também, e mesmo sendo antigo, vale a pena, pois não devemos desvalorizar nada.

Se não fosse as antigas, não existiria as novas, disse meu Amigo Albert Einstein.
;D
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

redstormwind

:) Ok, Joseph, foi falta de atenção minha.Muito obrigado.

rafaelsarilho

Citação de: redstormwind online 17 de Abril de 2011, 09:08
:) Ok, Joseph, foi falta de atenção minha.Muito obrigado.
Galera, obrigado a todos por elogiarem, mas como eu mesmo disse, o texto não é de minha autoria, e sim do usuário vampire_thunder, só estou divulgando,  ;), mas redstormwind, funcionou o gconf-editor?

redstormwind

O gconf-editor funcionou, sim , amigo. Ficou muito bom.
Era exatamente o que eu queria: ter o visual do kde mas sem mexer no Gnome.
Obrigado por divulgar a dica, e também ao criador desse tutorial. :)

SergioJP

Para melhorar mais ainda, tema para firefox 3.6 e 4, vá para o site do firefox(recomendado funciona certinho)
https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/oxygen-kde/versions/

baixe a versão  3.1 (que é a última)  (Mozilla site (latest version))

x11 cursor theme
cursor normal   http://gnome-look.org/content/show.php/Oxygen+Neon?content=137109

cursor para canhoto   http://gnome-look.org/content/show.php/Oxygen+Neon+0.2+-+Left+handed+version?content=140506

Trocar a cor do Painel se estiver usando o nautilys-elementary
Abra  com o gedit o arquivo .gtkrc2.0 que esta oculto na sua home, para isso abra o terminal e digite
gedit ~/.gtkrc-2.0
Se você ainda não mexeu nele ele vai estar assim:
gtk-icon-sizes = "panel-menu=16,16:gtk-button=16,16"

style "menu-item"
{
ythickness = 3
}

include ".themes/nautilus/nautilus.rc"

então adicine as seguintes linhas abaixo, sómente lembrando de trocar a cor no caso desse tema eu uso #D8D8D8, marcado em vermelho
style "nautilus-sidepane"{    GtkTreeView::even_row_color   = "#F2F1F0"}
widget_class "*NautilusSidePane*" style "nautilus-sidepane"

Salve e fhce o gedit. Agora no terminal digite:
nautilus -q
De um enter para atualizar o nautilus e você notara que mudou a cor do seu painel lateral.
Espero que ajude.
Ubuntu Gnome 17.04 LTS GIGABYTE H61M-S1- CORE i3 - NVidia GT 420 - 12G RAM

brunces

rafaelsarilho, valeu pela dica.

Só faltou uma screenshot, mostrando o resultado final. Vocês, que seguiram o tutorial, poderiam colocar também suas screenshots.

Valeu, galera. :)

brunces

Tota

Citação de: brunces online 06 de Julho de 2011, 15:53
Só faltou uma screenshot, mostrando o resultado final. Vocês, que seguiram o tutorial, poderiam colocar também suas screenshots.

Ola

Screenshots não seriam postados nesta sessão do forum.

Existe uma especifica

[]'s

Paulo Correa

Citação de: brunces online 06 de Julho de 2011, 15:53
rafaelsarilho, valeu pela dica.

Valeu, galera. :)

brunces
Amigo brunces, você com certeza irá gostar do que irá ver, pois nosso amigo rafaelsarilho é um mestre da personalização.