Alguém conhece o aplicativo GLC (Captura de vídeo)

Iniciado por tcecilio, 07 de Março de 2011, 19:44

tópico anterior - próximo tópico

tcecilio

Alguém conhece o aplicativo glc ? Pois eu encontrei esse aplicativo no site do Superdownloads no link a seguir http://www.superdownloads.com.br/download/146/glc-audio-video-recorder/ e tentei instalar de todas as formas, deu um trabalhão, depois de muito sofrer, eu acessei o site do fabricante http://nullkey.ath.cx/projects/glc/ e lá encontrei informações para instalar, segui os procedimentos e parece que consegui com sucesso, mas agora quando tento digitar na linha de comando glc-capture --help aparece a informação "glc-capture: comand not found".
Não entendo, porque acontece isso se a aplicação está instalada ?

E também gostaria de aproveitar aqui para saber se alguém já utilizou o Linux para converter vídeos de VHS para DVD, eu utilizava o dispositivo Easycap no Windows com o software Golden Video, mas agora que estou utilizando o Ubuntu gostaria de saber como fazer ? Eu ia tentar usar esse glc, mas acho que errei na escolha, nem consigo começar a usar. hehehehe

Alguém me ajude por favor.

asghan

Para capturar vídeo vc pode usar o kdenlive (muito bom) e o Kino , para fazer um DVD vc pode usar o Devede
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

tcecilio

Oi Asghan, obrigado pela dica, já instalei ele, agora vou tentar utilizar, porque não consegui fazer ele reconhecer ao menos a webcam, acho que a mesma também não foi reconhecida pelo Ubuntu, vou fazer uns testes aqui e depois posto aqui os resultados, mas obrigado pela dica, pelo menos a parte de software eu já resolvi.

asghan

Vc instalou os pacotes multimídia? sobre a webcam tem um aplicativo chamado Cheese ou rode lsusb e poste a saída, na maioria dos casos a webcam é sempre reconhecida
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

tcecilio

Então, eu até instalei esse Cheese para ver como funciona, mas logo quando eu abro o aplicativo, ele não reconhece o dispositivo. Acho que vale lembrar que estou usando o Linux dentro de uma VirtualBox no Windows 7. Acho que isso tem interferência, não ?

asghan

   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

tcecilio

É, realmente parece que o problema é esse mesmo, a VirtualBox não está reconhecendo minha Webcam, aliás, ela até está reconhecendo, pois nos dispositivos USB aparece um dispositivo lá chamado OmniVision Technologies Webcam, mas na hora do Linux quando clico nesse dispositivo, o mesmo não encontra e me apresenta um erro, bom, acho que vou particionar meu HD em dualboot e colocar o Ubuntu nativamente para testar melhor.

Mas desde já, obrigado pela força aí.

Valeu...

clahrion

tcecilio,

Qualquer aplicação compilada no Linux tem que ser executada a partir da área de sistema. Linux não é windows, aquela bagunça onde tem executável (inclusive vírus) espalhado por todo o HD, e o sistema operacional não controla nada. No Linux não adianta tentar executar um aplicativo que esteja fora da área de sistema, porque ele não reconhece como executável o que está fora da área de sistema. Então, para resolver o problema, descubra onde foram gerados os executáveis e a libs do glc e os transfira para os locais corretos:

$ sudo cp glc-capture /usr/bin
$ sudo cp libglc-capture.so /usr/lib
$ sudo cp libglc-capture.so.0 /usr/lib
$ sudo cp libglc-capture.so.0.5.8 /usr/lib

$ sudo cp glc-play /usr/bin
$ sudo cp libglc-play.so /usr/lib
$ sudo cp libglc-play.so.0 /usr/lib
$ sudo cp libglc-play.so.0.5.8 /usr/lib

Tente, vai funcionar.

Adriano R.N.

Camarada, eu não entendi bem o que faz este glc, porém, se for captura de tela do computador, temos os recordmydesktop ou o kazam.

Se não for esse o objetivo ignore meu comentário.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

clahrion

Adriano,

O GLC faz a captura da tela de qualquer software que esteja executando um vídeo (pode ser um game, a camera web ou o sinal de uma camera de video vindo da USB), porque é possível executá-lo no mesmo comando do software que executa o video, ou seja, o software executor do video está subordinado ao GLC hierarquicamente no sistema operacional. Assim, o GLC consegue gerar um arquivo num formato próprio (.GLC), que tem que ser convertido depois pelo mencoder ou o ffmpeg para um formato conhecido (AVI, MPEG etc). Pelo que já pude testar, o recordmydesktop não funciona bem, porque ele não consegue capturar os 30 frames/segundo de um video convencional, e a imagem final sai com várias falhas. Vou testar o kazam, conforme a sua dica, para ver se funciona.

Até agora eu ainda estou destrinchando como o GLC funciona, mas se for como o desenvolvedor promete, é exatamente o que eu preciso, que é gravar em arquivo o sinal analógico de video convertido pela placa WinTV-HVR-950Q, que entra pela USB. Já testei muita coisa, e a maior frustração foi conseguir tudo com o VLC, para descobrir depois que ele se freqüentemente perde o índice na minutagem do arquivo de video gravado, quando o tamanho desse arquivo fica muito grande. Mas vou testando outras opções, que uma hora eu chego lá.

Abraços,

Caio

jkmsjq

No RecordMyDesktop, clicando no botão Avançado e escolhendo a Aba Performance, tem a opção de Quadros por Segundos. Nele você pode configurar a quantidades de quadros que o programa gravará ao ser executado. Mas um detalhe: quanto mais quadros você selecionar, mais rápido ficará a exibição do vídeo após a gravação. O ideal é deixar em 15/qps ou, talvez um pouco menos, aí você precisará testar e ver qual a configuração melhor.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

clahrion

Não adianta, o recordmydesktop não funciona para capturar videos nem alterando a quantidade de frames/segundo. Essa é uma aplicação mais simples, que serve apenas para se gravar algum movimento que se queira fazer no desktop. A captura de videos é algo mais complexo, e o caminho é algum software que se comunica com o driver do hardware que se está utilizando. Por exemplo, essa placa WinTV consegue pegar TV digital ou sinal analógico de video. Para que o linux consiga ler o sinal dessa placa pela USB, temos que instalar o driver que está no site do fabricante (Hauppauge) para capturar a USB pelo Video4Linux. Desse modo, qualquer player que se comunique com o Video4Linux consegue teoricamente fazer o stream do video que vem pela placa. O VLC faz isso, o TVtime e o qv4l2 também, mas o problema é nenhum deles consegue gravar o stream de video em um arquivo de formato conhecido. O VLC se propõe a isso, mas tem algum bug no módulo que salva o video e o arquivo final sai com a minutagem truncada, e ainda tem um delay enorme entre o sinal real da camera de video e o que ele apresenta na tela. Tentei ir por outros caminhos, e achei o GLC que pode funcionar, mas ainda não consegui. Estou tentando entender o seu funcionamento e testando já faz alguns longos dias. Já tentei recordmydesktop, o kdenlive, o kino e mais alguns outros sem sucesso. Mas com um pouco de insistência eu chego lá.

jkmsjq

#12
Citação de: tcecilio online 07 de Março de 2011, 19:44
[...]E também gostaria de aproveitar aqui para saber se alguém já utilizou o Linux para converter vídeos de VHS para DVD, eu utilizava o dispositivo Easycap [...]

Quanto a EasyCap tem os seguintes tópicos, somente:

Easycap Dúvidas
Problemas com imagem Easycap

Corrigindo, link com todos os posts sobre EasyCap

EasyCap

Execute o GLC pelo terminal com os comandos e poste os resultados:


glc
sudo glc


Se tiver algum erro na instalação do aplicativo vai aparecer no terminal.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz