Ubuntu 11.10 - Problemas com Teclado e com o Histórico de Comandos

Iniciado por marcoscg72, 26 de Outubro de 2011, 12:26

tópico anterior - próximo tópico

marcoscg72

Caros Amigos,

Após instalar o Ubuntu 11.10 no meu notebook eu verifiquei que o teclado abnt2 não estava sendo reconhecido corretamente.

Acessei o menu Configurações do Sistema > Disposição do teclado e verifiquei que a opção Português (Brasil) já estava configurada.

Acessei o menu Configurações do Sistema > Suporte a Idioma e verifiquei que o suporte aos idiomas Português (Brasil) e English já estavam instalados.

Seguindo a dica no link abaixo:
http://www.todoespacoonline.com/como-configurar-o-teclado-do-ubuntu-1110-para-portugues-br-abnt2___1781

Eu  digitei no gnome-terminal:
setxkbmap -model abnt2 -layout br

O teclado passou a funcionar normalmente até eu reiniciar a máquina.
Coloquei esse comando no /etc/rc.local e nada.
Coloquei no .bashrc do meu usuário e ele passou a funcionar normalmente mesmo após reiniciar o sistema.

A minha pergunta é existe uma forma mais elegante de resolver esse problema através das configurações do próprio Ubuntu? Qual?

A outra questão é sobre o histórico de comando, a cada reinicialização ele é limpo. Eu uso intensamente o histórico de comando. Como eu modifico esse comportamento?

Obs.: na versão 11.04 isso não ocorria.

Obrigado.

crimson_ash

Boa noite a todos,

gostaria de informar que estou com o mesmo problema do camarada acima. Atualizei para o Ubuntu 11.10 pelo gerenciador de pacotes, e desde entao os acentos nao funcionam mais... Segui os mesmo passos do camarada acima, e ainda nao voltou a funcionar. Aparentemente e um problema com as dead keys, pois no mapeamento com o xev as teclas correspondentes estao funcionando bem. Tentei solucionar usando um mapeamento manual, com o Xmodmap, mas nem isso funcionou...

So para reiterar, no 11.04 o teclado funcionava perfeitamente. No mais, valeu pela atençao, e espero que alguem possa me ajudar. Obrigado.

Ps.: Perdao pela falta de acentuaçao, escrevi propositalmente para evidenciar o problema.

jqlinux

Boa noite, estou com problemas parecidos senão o mesmo.
Atualizei meu ubuntu  para 10.10 oneiric, estava indo tudo muito bem quando meu usuário perdeu as configurações do teclado ( ele embaralha as teclas ex: vc digita 'a' e sai o numero 3), testei de tudo e nada, acabei criando outro usuario, mas não apaguei aquele para poder resolver o problema.
Abraços João Quadros

Brodovisk

Bom para ajuda meu amsn está ficando preguiçoso , ele não faz os sinais `'~^... , a webcam tamb ficou tão preguiçosa que ao invés de ela usar o dev0 com o drive correto teima em usar o pwd se o resto do pc funciona com vl4...rs
Quanto a fonte deve ser consequência do UTF-8  , agora do meu amsn ficar teimoso ainda não estudei o pq..rs
Se alguém tiver o código mágico passa aí!pq lascou de vez...kkk

jqlinux

Ptz galera depois de passar horas quebrando a cabeça descobri o problema, coisa de amador hehe, todo o lado direito do meu teclado estava configurado para alfa numerico, bastou um aperter a tecla Num Lk/ Scr lk e pronto tudo de volta ao normal. abraços. JQ

Brodovisk

Eu já descobri o pq , quando adiciono o ibus e uso outro idioma dá pau no amsn , só não entendo o pq é só no amsn que não solta os acentos , o resto é normal , usando só o pt-br fica normal , pena que quando quero escrever em outro idioma tenho que reiniciar para ativar  ibus..
Agora quanto ao drive da camera inicianbdo no pwd ainda não descobri,mais tarde dou um jeito nele,se não der por bem recompilo e quero só ver se ela não me obedece..rs