samba-Trocar senha no próximo logon não funciona no cliente ubuntu.

Iniciado por valdineysr, 26 de Fevereiro de 2011, 12:28

tópico anterior - próximo tópico

valdineysr

Alow pessoal,
Bem estava eu testando algumas possibilidades, e uma delas foi a troca de senha no próximo login pelo samba.

No windows rolou direitinho, porém no ubuntu não. tentei o login gráfico ele só meu deu a mensagem rapidamente que eu tinha que trocar a senha porém não abriu tela pra trocar.

No modo não gráfico, pedia pra eu trocar, mas logo depois me dava um erro com a seguinte mensagem "unknown module".

Será que ainda preciso instalar algumas coisa no cliente linux ou preciso configurar melhor a parte de autenticação?
Valdiney Ribeiro
---------------------------------
Analista de Sistemas

zekkerj

Vc está usando o winbindd, não? Autenticando os usuários no domínio?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

valdineysr

Valdiney Ribeiro
Analista de Sistemas

zekkerj

Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

valdineysr

Citação de: zekkerj online 26 de Fevereiro de 2011, 18:59
Viu se não está faltando algum módulo do PAM?

Bem segundo ouvi dizer, nas versões mais atuais já vem instalados todos modulos pam necessários, mas diz ai quais eu deveria instalar?
Valdiney Ribeiro
Analista de Sistemas

zekkerj

Realmente não sei. Mas seria o ponto a verificar, nesse tipo de problema.

valdineysr

Citação de: zekkerj online 28 de Fevereiro de 2011, 08:53
Realmente não sei. Mas seria o ponto a verificar, nesse tipo de problema.

Dei uma olhada no pam.d e nos arquivos relacionados aparentemente está ok. Não vi nenhuma referência na internet. Acho que é porque o pessoal usa mais esse recurso do samba pra windows não pra linux.

Valdiney Ribeiro
Analista de Sistemas

zekkerj

valdineysr

Citação de: zekkerj online 28 de Fevereiro de 2011, 10:21
E no linux, costuma usar mais LDAP...
Esse recurso funcionada direitinho no LDAP tanto pra linux quando pra windows?

Valdiney Ribeiro
Analista de Sistemas

zekkerj

O Windows não vai usar diretamente o LDAP; quem vai usar o LDAP é o Samba.

Sobre funcionar no Linux, nunca vi ninguém reclamando.

valdineysr

Citação de: zekkerj online 28 de Fevereiro de 2011, 12:36
O Windows não vai usar diretamente o LDAP; quem vai usar o LDAP é o Samba.

Sobre funcionar no Linux, nunca vi ninguém reclamando.

blz.
Entendi que ele roda no linux, quero saber se esse recurso de "trocar senha no próximo logon" existe no ldap e se esse recurso funciona tanto no linux quanto windows por meio do ldap?
Valdiney Ribeiro
Analista de Sistemas

zekkerj

Não tenho como te garantir que vai funcionar. O que posso te dizer é que já vi várias pessoas usando dessa forma, e nunca vi ninguém reclamando disso.

valdineysr

Citação de: zekkerj online 28 de Fevereiro de 2011, 13:46
Não tenho como te garantir que vai funcionar. O que posso te dizer é que já vi várias pessoas usando dessa forma, e nunca vi ninguém reclamando disso.

blz, mas no momento estou usando samba pra autenticação e esse recurso que obriga a mudança de senha no próximo logo não está funcionando nos clientes linux como disse. Será que isso tem solução?

Ao que me parece  as coisas não ficam muito bem acomodadas na gdm quando se trata de autenticação via servidor.

Valdiney Ribeiro
Analista de Sistemas