Montando um home studio - Ubuntu x Ubuntu Studio

Iniciado por Oldskullx, 24 de Fevereiro de 2011, 20:37

tópico anterior - próximo tópico

Oldskullx

E ai galera!
A situação é a seguinte, sou usuário novo do linux, estou com a o Ubuntu 10.10 instalado no meu note em dual-boot com o Win7. Uma das grandes razões para que eu ainda não tenha migrado totalmente parte da questão do meu uso diário e continuo de softwares,drivers e afins para processamento de efeitos,gravações, edições, entre outros que venho utilizando no Win7, tais como Guitar Rig,Amplitube,Asio4all,Soundforge,Pro tools, Reaper, entre outros de altissima qualidade e indispensaveis na hora de realizar as tarefas citadas acima. Logo venho pesquisando no Google sobre as "ferramentas" dísponiveis para o Linux Gnome que viriam a suprir estas minhas nescessidades; dentre as alternativas pesquisadas me deparei com o Ubuntu Studio; onde há programas como Jack, Audacity e afins, acredito que viria a satisfazer minhas nescessidades. Mas como falei antes sou usuário novo e estou com uma dúvida a respeito do SO. Seguem os questionamentos:

*Tenho o Ubuntu 10.10, deveria removê-lo e instalar o Ubuntu Studio???

*Ou consigo baixar os pacotes especificos dos programas que me interessam para utilizar no Ubuntu 10.10??

*Tendo este instalados no ubuntu 10.10, eles teriam a mesma eficiencia em relação ao uso do Ubuntu Studio??

*E se eu optar em utilizar o Ubuntu Studio, vou usufruir do mesmo desempenho e qualidade do Ubuntu 10.10 em tarefas que não estejam relacionadas a "multimidia"???Ou seja, a versão mais atualizada do Ubuntu Studio é tão estável e eficiente quanto ao Ubuntu 10.10??

*Como utilizo instrumentos plugados ao note, seja line in ou através de uma placa off-board(interface guitar usb behringer); no Win7 utilizo drivers dos fabricantes(Behringer) e o ASIO4ALL, que servem para estabilizar a latencia(seria um lag no som. ex.: toco um acorde, e ele é reproduzido alguns segs depois.) Qual seria(s) o driver(s) Linux que sanaria esta questão???

*Uma vez que haja drivers para instalação que possibilitasse uso de todos os recursos de audio nescessario para o homestudio; alguem sabe sobre a compatibilidade com Placa Realtek HD(Note Acer - AMD Athlon 64x2)??

Deve ter ficado um pouco longo mas creio que estejam bem esclarecidas minhas dúvidas, que na verdade giram principalmente em torno de qual versão do Ubuntu utilizar e os prós e contras existente entre eles.
Obs.: Pesquisei no fórum e não localizei respostas e/ou abordagens que sanassem minhas dúvidas.

Abraços.

jkmsjq

*Tenho o Ubuntu 10.10, deveria removê-lo e instalar o Ubuntu Studio??? Ou consigo baixar os pacotes especificos dos programas que me interessam para utilizar no Ubuntu 10.10??

Não necessáriamente... você pode instalar os programas que achar necessário por meio do Gerenciador de Aplicativos ou Synaptic sem ter que formatar e reinstalar tudo novamente.

*Tendo este instalados no ubuntu 10.10, eles teriam a mesma eficiencia em relação ao uso do Ubuntu Studio??

Sim... principalmente se você fizer a instalação por meio do Synaptic, onde todas as dependências são satisfeitas e a instalação ocorre corretamente.

*E se eu optar em utilizar o Ubuntu Studio, vou usufruir do mesmo desempenho e qualidade do Ubuntu 10.10 em tarefas que não estejam relacionadas a "multimidia"???Ou seja, a versão mais atualizada do Ubuntu Studio é tão estável e eficiente quanto ao Ubuntu 10.10??

O Ubuntu Studio é um Ubuntu normal, apenas com programas, drives e plugins voltados para a área artística

*Como utilizo instrumentos plugados ao note, seja line in ou através de uma placa off-board(interface guitar usb behringer); no Win7 utilizo drivers dos fabricantes(Behringer) e o ASIO4ALL, que servem para estabilizar a latencia(seria um lag no som. ex.: toco um acorde, e ele é reproduzido alguns segs depois.) Qual seria(s) o driver(s) Linux que sanaria esta questão???

Corre um sério risco de repente você não ter nem esse tipo de problema no Ubuntu... tenta para ver...!!!

*Uma vez que haja drivers para instalação que possibilitasse uso de todos os recursos de audio nescessario para o homestudio; alguem sabe sobre a compatibilidade com Placa Realtek HD(Note Acer - AMD Athlon 64x2)??

Essa dúvida não saberei responder no momento.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

bitetti

Utilizo o Studio mesmo, tenho absoluta preguiça de baixar os programas.

Quanto aos drivers, apenas em hardwares muito especificos agente anda tendo problemas.
Essas semana mesmo comprei um mouse sem fio com scroll de 4 direções. P instalar só conectei o transmissor numa USB e pus a pilha no mouse, 100% funcional.

Eu só tenho problemas com a Waccon, nativamente o Ubuntu pega ela, mas se eu quizer ativar a roda de scroll da tablet tenho q editar o xorg.conf na mão.

Há uns projetos de um pessoal que tenta reaproveitar drivers de windows dentro do Linux, não lembro o nome e não sei q pé q tá.

um bom link  http://www.estudiolivre.org/

Oldskullx

Blz!!! Valeu pelas dicas e esclarecimentos, os dois, Bruce e Kurt(hehe).
Realmente tava nessa pilha de trocar o Ubuntu Normal pelo Studio, preocupado pela alteração de desempenho.
Descisão tomada, continuo com o Ubuntu 10.10 normal...agora próximo passo tunar a máquina p/ trabalhar com aúdio especificamente.
Tá ai o link o Package List do Ubuntu Studio https://wiki.ubuntu.com/UbuntuStudio/PackageList.

Inicialmente ia fazer da seguinte forma:

Audio:
# apt-get install  aconnectgui alsa-tools alsa-tools-gui audacity audacious audacious-plugins-extra ardour beast bitscope creox denemo timemachine gtick hydrogen jackbeat jackd jackeq jack-rack jack-tools jamin jdelay lilypond lilypond-data meterbridge muse patchage qamix vkeybd qjackctl puredata rosegarden timidity seq24 shaketracker sooperlooper swami csound tapiir freqtweak mixxx terminatorx zynaddsubfx fluidsynth bristol freebirth qsynth tk707

Audio Plugins:
# apt-get aeolus blop caps cmt hexter fil-plugins ladspa-sdk mcp-plugins omins swh-plugins tap-plugins vcf dssi-example-plugins dssi-host-jack fluidsynth-dssi xsynth-dssi dssi-utils

# apt-get install ubuntustudio-controls
# apt-get install ubuntustudio-desktop
# apt-get install ubuntustudio-default-settings

Mas depois de mais umas garimpadas e de colocar a cabeça pra funcionar resolvi tentar de uma forma, seguindo a lógica dos três ultimos comandos acima, e deu certo!

Conclusão:

# apt-get install ubuntustudio-audio ubuntustudio-audio-plugins ubuntustudio-controls ubuntustudio-default-settings ubuntustudio-desktop ubuntustudio-look ubuntustudio-menu ubuntustudio-screensaver

Obs.: Os packages de menu,screesaver e look coloquei opcionalmente. creio que não venha a interferir nos demais caso não instalem.Quanto ao desktop e default settings coloquei por precaução devido a configurações do sistema que imaginei que viessem a ser mais adenquadas ao uso dos packages de audio, mas também não sei se é realmente nescessário. Como sou iniciante no Linux e por experiencia propria de trabalhar com audio em outros SO, acho melhor se precaver pondo a mais do que ficar batendo cabeça depois sem entender pq não esta funcionando depois...mas enfim ta ai minha pequena contribuição.

Como estou mandando esta msg em tempo real enquanto baixo os packages, assim que concluir aki vou testar e dar um feedback depois. Outro detalhe é que vcs podem também verificar qual a finalidade de cada programa em especifico e filtra-los, e optei por instalar tudo e depois o q achar desnescessario removo.
Por hora é isso! Se aventurando e descobrindo o Linuxxxx!!!!

Oldskullx

Pronto galera, instalei todos os programas e afns. No entanto estou com um problema no Jackd server
Não consigo conectar
aparece:

782 Patchbay deactivated.
17:28:24.783 Statistics reset.
Cannot connect to server socket err = Arquivo ou diretório não encontrado
Cannot connect to server socket
jack server is not running or cannot be started
17:28:24.841 ALSA connection graph change.
17:28:25.033 ALSA connection change.
17:28:26.784 Startup script...
17:28:26.785 artsshell -q terminate
sh: artsshell: not found
17:28:27.190 Startup script terminated with exit status=32512.
17:28:27.191 JACK is starting...
17:28:27.192 /usr/bin/jackd -dalsa -dhw:0 -r44100 -p1024 -n2
17:28:27.198 JACK was started with PID=3148.
no message buffer overruns
no message buffer overruns
jackdmp 1.9.6
Copyright 2001-2005 Paul Davis and others.
Copyright 2004-2010 Grame.
jackdmp comes with ABSOLUTELY NO WARRANTY
This is free software, and you are welcome to redistribute it
under certain conditions; see the file COPYING for details
JACK server starting in realtime mode with priority 10
audio_reservation_init
Acquire audio card Audio0
creating alsa driver ... hw:0|hw:0|1024|2|44100|0|0|nomon|swmeter|-|32bit
Using ALSA driver HDA-Intel running on card 0 - HDA ATI SB at 0x92300000 irq 16
the playback device "hw:0" is already in use. Please stop the application using it and run JACK again
Cannot initialize driver
JackServer::Open() failed with -1
Failed to start server
17:28:27.624 JACK was stopped with exit status=255.
17:28:27.625 Post-shutdown script...
17:28:27.626 killall jackd
jackd: processo não achado
17:28:28.042 Post-shutdown script terminated with exit status=256.
17:28:29.252 Could not connect to JACK server as client. - Overall operation failed. - Unable to connect to server. Please check the messages window for more info.
17:29:03.987 Could not connect to JACK server as client. - Overall operation failed. - Unable to connect to server. Please check the messages window for more info.