configuração do firewall.

Iniciado por Daniel Pimenta, 21 de Fevereiro de 2011, 13:27

tópico anterior - próximo tópico

Daniel Pimenta

Sou novo no mundo do Linux.
Sendo assim, seguindo dicas aqui do fórum e as disponíveis no link "sobre o ubuntu" no sistema acabei por ativar o firewall utilizando a configuração padrão. Ou seja, "ativado"; "entrada negar" e "saída permitir". Sou um usuário iniciante e a minha utilização é apenas para trabalho. Não tenho hábito de ficar baixando programas, jogos, vídeos ou músicas  da internet. Sendo assim, gostaria de saber se essa configuração será suficiente para garantir a segurança do meu notebook?
Desde já agradeço a atenção.

platao

Ola, no meu ponto de vista e satisfatorio, mas a segurança nao depende so do firewall, nao baixar pacotes de fontes duvidosas ou fora dos repositorios e manter o sistema atualizado e nao deixar pessoas estranhas ter acesso fisico a maquina, aqui eu uso o Gufw com essa configuração que vc citou e adiciono as excessoes para os programas.

Tbm uso o rkhunter muito util, nunca tive problemas mas deixo instalado;

sudo apt-get install rkhunter

Para rodar;

sudo rkhunter --update -c

Ha tbm o ufw(gufw e um frontend do ufw);

sudo ufw enable

sudo ufw disable

sudo ufw status

E tbm o Firestarter que e otimo, mas prefiro o gufw pela simplicidade.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

gustavopaulinno

Aqui em casa uso tal qual vc usa daniel e nunca tive problemas.
gustavopaulinno

Daniel Pimenta

Muito obrigado por terem solucionado minhas dúvidas.
Ajudaram muito.

somewhere2go

Citação de: platao online 21 de Fevereiro de 2011, 15:07
Ola, no meu ponto de vista e satisfatorio, mas a segurança nao depende so do firewall, nao baixar pacotes de fontes duvidosas ou fora dos repositorios e manter o sistema atualizado e nao deixar pessoas estranhas ter acesso fisico a maquina, aqui eu uso o Gufw com essa configuração que vc citou e adiciono as excessoes para os programas.

Tbm uso o rkhunter muito util, nunca tive problemas mas deixo instalado;

sudo apt-get install rkhunter

Para rodar;

sudo rkhunter --update -c

Ha tbm o ufw(gufw e um frontend do ufw);

sudo ufw enable

sudo ufw disable

sudo ufw status

E tbm o Firestarter que e otimo, mas prefiro o gufw pela simplicidade.

Para complementar, acrescentaria ainda o chkrootkit.

Oldskullx

Oi galera, também sou mais um novo adepto do linux...Ubuntu 10.10!
Estou utilizando o Firestarter e o Clamav, queria saber a opinião de vcs, estou bem protegido???

Obrigado.

Abraços.

gustavopaulinno

Aproveitando a do pessoal, gostaria de saber se existe algum anti virus com uma interface gráfica, porque o AVG por exemplo, trabalha embutido, ou seja, não tem uma interface gráfica onde podemos controlar tudo.
gustavopaulinno

jkmsjq

Citação de: gustavopaulinno online 24 de Fevereiro de 2011, 16:37
Aproveitando a do pessoal, gostaria de saber se existe algum anti virus com uma interface gráfica, porque o AVG por exemplo, trabalha embutido, ou seja, não tem uma interface gráfica onde podemos controlar tudo.

Para quê antivírus...???? Isso é paranóia do mundo Janelas... aqui no GNU/Linux não há necessidade de antívirus, basta apenas uma senha root forte, bem construída... um firewall e ter alguns cuidados como usuário na utilização da internet... fora isso, antivirus é dispensável...

Única excessão é se você utiliza o computador com dual boot com o Janelas para evitar de ficar enviando arquivos com vírus para os ainda usuários do Janelas...

Valeu...

Fui...

Até mais...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

gustavopaulinno

Mas temos que ver o seguinte, o Linux não é mais aquele programinha que meia dúzia de pessoas usavam e o foco dos criadores de vírus era o janelas, hoje o Linux está criando muitos e muitos adeptos a cada dia, fazendo assim com que estes criadores de vírus para o janelas comecem a focar usuários Linux, daí a prevenção torna-se muito necessária.
gustavopaulinno

Oldskullx

Citação de: jkmsjq online 24 de Fevereiro de 2011, 17:03
Citação de: gustavopaulinno online 24 de Fevereiro de 2011, 16:37

Para quê antivírus...???? Isso é paranóia do mundo Janelas... aqui no GNU/Linux não há necessidade de antívirus, basta apenas uma senha root forte, bem construída... um firewall e ter alguns cuidados como usuário na utilização da internet... fora isso, antivirus é dispensável...

Única excessão é se você utiliza o computador com dual boot com o Janelas para evitar de ficar enviando arquivos com vírus para os ainda usuários do Janelas...

Valeu...

Fui...

Até mais...!!!

eu li q esse clamav q instalei na verdade gerencia o anti virus q já existe no ubuntu, procede?? apenas queria saber se esta bem protegido com o firestarter e o clamav....ou nem precisa do clamav, recomendarima q removesse e deixasse apenas o gerenciador do firewall???...nesse momento de transição de sistema sempre rola essa insegurança, usuario windows é sempre paranoico com virus,spywares e afins,heheh.....

Daniel Pimenta

Fiz a instalação do rkhunter e do chkrootkit.
Mas e agora, como faço para configurá-los para que funcionem bem?
Ou, não a necessidade de fazer mais nada?
Desculpem a pergunta idiota. Mas ainda não entendo nada do ubuntu e estou tentando aprender o máximo para não ficar fazendo esse tipo de pergunta.

rjbgbo

Citação de: gustavopaulinno online 24 de Fevereiro de 2011, 17:22
Mas temos que ver o seguinte, o Linux não é mais aquele programinha que meia dúzia de pessoas usavam e o foco dos criadores de vírus era o janelas, hoje o Linux está criando muitos e muitos adeptos a cada dia, fazendo assim com que estes criadores de vírus para o janelas comecem a focar usuários Linux, daí a prevenção torna-se muito necessária.

colega, te sugiro ler mais sobre características, arquitetura, uso e etc do linux
a um farto material sobre isso na internet, como por exemplo, as apostilas que o moderador platao sempre indica e fiz um link na minha assinatura.
o linux mal chega a 1% de usuários no mundo, se chega.
fora isso, veja que ele tem várias distribuições, usando kernel diferente, aditivados, etc.
seu sistema de super usuário é escondido por senha, criptogrado de tempos em tempos...
quer dizer fazer a arruaça que um vírus e outros faz no windows no linux é muito difícil
se vc troca muito arquivo c/ windows ou se usa o linux num servidor acho válido o uso do anti-vírus
em outro caso é total/ dispensável
e nem se o linux atingisse 10% do mercado eu ñ usaria anti-vírus, pois meus pcs são de uso pessoal

Citação de: Daniel Pimenta online 24 de Fevereiro de 2011, 20:09
Fiz a instalação do rkhunter e do chkrootkit.
Mas e agora, como faço para configurá-los para que funcionem bem?
Ou, não a necessidade de fazer mais nada?
Desculpem a pergunta idiota. Mas ainda não entendo nada do ubuntu e estou tentando aprender o máximo para não ficar fazendo esse tipo de pergunta.

eu ñ uso nada disso, mas p/ te ajudar pesquisei no google por esses termos mais ubuntu:
http://ubuntu-snippets.blogspot.com/2008/10/chkrootkit-check-for-rootkit-presense.html
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=33124
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469