Qual o número de pessoas que usam Ubuntu no Brasil

Iniciado por clodoaldops, 17 de Janeiro de 2010, 16:15

tópico anterior - próximo tópico

GustavoReis

Citarmpossível mensurar, mas vamos brincar com números Sorridente

As estatísticas mais próximas da realidade são dos sistemas de estatísticas de sites que englobam uma grande quantidade de clientes.
Mas aí só conta quem usa internet nestes sites.

Dados no StatCounter: 0,7% usam Ubuntu.

Segundo o br-linux, 55% dos usuários Linux usam Ubuntu.

Segundo pesquisa recente, existem 51.000.000 de usuários de Internet no Brasil. Considerando que seja este o valor de usuários que tenham acesso a um sistema operacional.

51.000.000 x 55% x 0,7% = 218.790 pessoas.

Este é o pior cenário.

Como acho que os usuários que respondem o br-linux são mais avançados, e tendem a não representar a quantidade real, imagino que a porcentagem de Ubuntu seja maior.... vamos imaginar que seja 75%.

Tenho um site de Direito com muitos acessos, não sendo portanto um site técnico. Lá a quantidade de usuários que acessam com Linux é 1,39%.

51.000.000 x 75% x 1,39% = 531.675 pessoas.

Acho que é um cenário razoável.

Ou seja, deve variar de 250.000 a 500.000 usuários.

Glaydson, isso é uma realidade triste de que nós somos a minoria e o uso do Windows 7 está crescendo.

fatecano

CitarGlaydson, isso é uma realidade triste de que nós somos a minoria e o uso do Windows 7 está crescendo.

Triste?
Por que?

Triste seria se fosse igual a todo mundo.

GustavoReis

fatecano

CitarTriste?
Por que?

Porque em todo o mundo, o número de linuxistas é sempre pequeno e sempre 0,7% enquanto o número de usuários do Ruindow$ 7 estão crescendo rapidamente. A culpa é do Ruindow$ que não deixa o uso do Linux crescer manipula os usuários bitolados e iludidos a odiar mais o Linux.

agente100gelo

Citação de: GustavoReis online 18 de Dezembro de 2010, 12:48
fatecano

CitarTriste?
Por que?

Porque em todo o mundo, o número de linuxistas é sempre pequeno e sempre 0,7% enquanto o número de usuários do Ruindow$ 7 estão crescendo rapidamente. A culpa é do Ruindow$ que não deixa o uso do Linux crescer manipula os usuários bitolados e iludidos a odiar mais o Linux.

É uma informação equivocada.
O Windows 7 está crescendo comendo mercado .... do Windows Vista e XP.
No total o Windows tem perdido mercado, principalmente para o Mac OS.
A MS perde mercado feio nos dispositivos móveis para o iOS e Android.

A muito tempo deixei de me importar com predomínio do Linux.
Estou satisfeito com meu sistema. Se é 1% ou 90% do mercado, pouco importa.

Relaxa cara. Não há culpados. É mercado.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Ioca100

Não espere que o número de usuários de Linux aumente muito, ontem eu comprei uma multifuncional HP levei uma surra para conseguir usá-la, e não consigo imprimir colorido, acho que é problema do cartucho, vou levar na revenda; meu irmão ainda não conseguiu usar um headset sem fio, isso que gostamos do Ubuntu, mas um usuário comum não vai querer mesmo, infelizmente o Ubuntu tem de melhorar muito.É o que penso, não sou dono da verdade.

Vale ressaltar que a multifuncional estava com problemas, foi trocada pela revenda e foi só excluir a antiga , ligá-la para que o Ubuntu instalasse automaticamente . Está funcionando bem agora, o headset do mano está funcionando no 9.10 .
Ponto para o Linux.
Usuário Linux- 449417

macalex

Na minha humilde opinião o linux vai crescer sim, mas não do jeito que nos lusers (linux users leia-se de passagem) gostaríamos.
O que é bem mais provavel é que daqui a alguns anos desktops serão minoria, e com eles todos os sistemas que não se enquadrem na nova realidade.
O ubuntu nunca será um sistema muito popular até porque o uso em desktops está em declinio, e é capaz de morrer junto com ele,
já o Android é uma outra história......
Então DEUS disse: "tar -zxvf universo-0.1.tar.gz ; cd universo-0.1 ; ./configure --nodeps && make && make install

GustavoReis

macalex, sua resposta me pasmou. SE eu continuar usando sempre desktop, eu serei discriminado e meu Ubuntu vai morrer? Uso o notebook.
E qual será a maioria enquanto desktops serão minoria?

macalex

1- o ubuntu assim como outras distros linux NUNCA terão supremacia, seja nos desktops seja em notebooks, salvo se aparecer uma distro realmente fácil, que realmente funcione de primeira em N hardwares existentes, dependendo disso é claro de drivers que sempre serão insuficientes. Digo isso baseado em minhas experiencias pessoais, e baseado em FATOS. menos de 1% de usuarios durante tanto tempo não dá para ignorar.
2- A não ser que o ubuntu entre no mercado de smarthphones e tablets (aqui sim uma possibilidade) e funcione bem, pode até não morrer, mas vai ficar nessa de 1% mesmo e olha lá.
Gosto do linux, mas não dá pra tapar o sol com a peneira, não é um sistema operacional amigavel para 99% dos usuários.
E mesmo os que respeitam o usuário comum e se esforçam sobremaneira para deixar as coisas fáceis para eles ( Big Linux por exemplo) não são divulgados ou apresentam os mesmos problemas e vicios de um SO fragmentado, com comunidades cheias de manias, orgulho, e as vezes um fanatismo quase religioso, que em nada acrescenta.
Muito pouca gente tem tempo, paciencia e conhecimento para ficar com a cara enfiada num terminal, ou vagando em foruns gringos atras de soluções que outros SO apresentam de primeira.
Então DEUS disse: "tar -zxvf universo-0.1.tar.gz ; cd universo-0.1 ; ./configure --nodeps && make && make install