Duvida sobre hardware que rode dois sistemas operacionais

Iniciado por kellynha, 12 de Fevereiro de 2011, 22:35

tópico anterior - próximo tópico

kellynha

Pessoal, vou comprar um notebook pra mim.
Mas na internet não vi nenhum que tenha valor mais baixo por não ter o windows instalado.
(Minha irmã comprou um cce com o satux com 4 gb de memória e hd de acho q 320, por 700 reais)
Caso eu não ache um barato vou comprar um com windows mesmo e colocar o ubuntu do lado dele.
Queria saber qual o tamanho do hd e memória mínima pra ter dois S.O.s operando legal.

Hoje uso um pc com hd de 80 e memória de 512mb. Roda tranquilo com ubuntu.
Mas não quero ter um pc lento, se é que me entendem.

Gente brigada w desculpa se postei no lugar errado. Pesquisei e nada encontrei.

Tota

Ola kellynha,

Considere o seguinte:

Notebooks, netbooks, laptops, não são a principio passíveis de upgrade.

O maximo, é sempre o minimo em portáteis.

Procure com o seu dinheiro disponivel, comprar sempre o maximo de memoria ram possivel, e a maior placa de video que encontrar.

Isto irá fazer o portátil durar mais tempo, frente as evoluções de software. No tempo dos 386, tive um compaq que durou oito longos anos com windows 3.1.

Depois um Compaq armada, pentium 100. Durou cinco.

Troquei por um Sony Vaio, centrino, 512 de ram, durou tres anos. Comprei memoria usada, troquei o hd de 40 por um de 160 e arrastei ele mais dois anos com Ubuntu.

Comprei um EeePc que durou dois anos. Ainda tenho ele, mas tá fraquinho.

Ganhei um mac core2duo em julho do ano passado, e hoje ja temos i3, i5 e i7.

Como pode ver, as coisas viram lixo cada vez mais rápido.

Então não pense em economia, logico, dentro do seu orçamento.

Principalmente pela economia de recursos do GNU/Linux, assim pensando, ele vai durar mais que os 1000 ciclos de vida da bateria.

Já para o hd, a maioria hoje vem com 320gB. Isto é uma das poucas coisas que podem ser atualizadas num note, então nem se preocupe com isto. Já a memoria ram, quanto mais antiga, mais cara pela raridade em encontrar.

Além de pesquisar nas lojas de departamentos, veja também o site da dell e da hp, às vezes ( bem às vezes, tem boas ofertas lá.)

[]'s

rjbgbo

o que mais me preocupo qdo compro ou indico um hardware p/ linux, é que seja uma plataforma tudo intel, principal/ c/ a pl. mãe e seus componentes, como chipset e pl. de vídeo.
veja colega que, no meu último upgrade do desktop, comprei uma pl. mãe c/ tais características e que ainda tem slot p/ adicionar um pl. de vídeo.
meus 2 pcs são platarforma tudo intel e estou plenamente satisfeito.
dá uma olhada - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,73307.0.html
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

kellynha

Tah eu vou prestar atenção na hora da compra.
Então não é aconselhável ter dois sistemas rodando num notebook?

linuser104

Citação de: kellynha online 13 de Fevereiro de 2011, 17:01
Tah eu vou prestar atenção na hora da compra.
Então não é aconselhável ter dois sistemas rodando num notebook?

Não há restrição quanto a isso, portanto se você tiver espaço suficiente no HD, pode ter quantos SO quiser no notebook (dual-boot, trial-boot...). O importante é ter uma quantidade boa de ram (de 2GB a 4GB, sendo este último melhor) e HD. Também sou como o rjbgbo, dê preferencia a tudo Intel que tem mais compatibilidade com o linux e portanto as dores de cabeça serão menores.

Como a questão do dinheiro é um fator que pesa muito e com a chegada dos processadores i3, i5 e i7 da intel, você encontra notebooks com o processador duo core com ótimos preços por aí, portanto depende do seu bolso e do tempo que irá usar o notebook e quanto vai exigir dele.

Na informática o céu é o limite...O nosso bolso o freio desse limite. ;)
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

jpzm56

Seria bom que você levasse um live CD do Ubuntu e se possível faça um teste, assim você verá se o note tem sua câmera, placa de som, placa de vídeo, wireless e etc, funcionando na boa.
Boa sorte na compra.