Kernel Panic após instalado o ubuntu 10.10

Iniciado por tamanqueira, 18 de Fevereiro de 2011, 15:18

tópico anterior - próximo tópico

tamanqueira

Rodei o ubuntu 10.10 através do live CD em um computador Acer Veriton Z280G (all-in-one), ok tudo certinho. Após rodar a instalação, na reinicialização o micro paralisou num erro "kernel panic not syncing: VFS: Unable to mount root fs on unknown-block (0,0) Pid:1, comm:swapper Not tainted 2.6.35-22-generic #33-Ubuntu Call Trace: , ou seja dá este erro no kernel (2.6.35-22). Já tentei instalar a versão 9.04 e 10.04 e a instalação não progride.O que posso fazer para consertar este erro?

Rei

Cara eu tive o mesmo problema reinstalei o sistema duas vezes e continuou o problema, tentei outras distribuições customizadas baseadas no Ubuntu e dá um erro de memória, estou com a máquina parada procurando respostas também, se eu encontrar algo eu posto aqui.

Rei

Valeu, vou tentar estas dicas eu tenho 13 maquinas destas pra instalar o Ubuntu, preciso saber onde está o problema.

Rei

:D Resolvido, meu colega encontrou o problema e a solução, não se trata da partição do HD ou do usuário root conforme foi sugerido nos links mencionados e sim do chipset da máquina, aparentemente a arquitetura da máquina é a mesma dos netbooks, o Ubuntu Netbook instala e funciona perfeitamente.

até mais

xluisfernando

Rei

Tem certeza que foi resolvido? Eu estava lendo os tópicos sobre o problema e ao que parece o problema está relacionado ao reconhecimento da partição pelo grub.

Eu uso um Netbook Asus Eee PC 1000HA com o Ubuntu 10.04 LTS (versão desktop) e não tenho problemas. Não acredito que o problema apresentado seja do chipset.

Ao que parece, a Acer, assim como outras fábricas, ao fazer a instalação do sistema operacional de fábrica fazem um particionamento que reserva um pedaço do disco para restauração das configurações de fábrica. Pelo que li, essa partição de recuperação não permite a instalação correta do grub na MBR do HD. Assim, se você compra um Acer com Windows7 e resolve substituí-lo pelo Ubuntu, você não pode simplesmente instalar o Ubuntu sobre a partição do windows formatada. Terá que criar uma nova tabela de partições pelo gparted e então fazer a instalação.

O jeito vai ser acessar por live CD, fazer o backup de tudo e depois instalar de novo, tomando o cuidado de criar uma nova tabela de partições
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Rei

É vc tem razão, meu colega me ligou pela manhã e disse ter conseguido a instalação na máquina eu deixei o pc fazendo o download do ubuntu netbook a tarde e resolvi fazer a instalação agora a noite; não deu certo.
O erro foi o mesmo, eu devia ter testado antes de ter postado. Agora quanto ao particionamento eu exclui todas as partições inclusive a recovery, e rodei o fdsk /mbr  para sobrescrever a  mbr e não funcionou.
No entanto vou continuar por este caminho que vc me falou; se tem alguma sugestão ou se ainda falta alguma coisa... aceito qualquer sugestão...

xluisfernando

Rei

Tenta assim:
1) Inicia a sessão por Live-CD;
2) Usar o Gparted para criar uma nova tabela de partições. Isso apagará todas as informações do disco.
3) Como é notebook e se você pretende instalar apenas o Ubuntu, crie três partições (50GB para /, 3GB para swap, por causa da hibernação e o restante para /home)
4) Depois, tente a instalação.

Pelo que li a respeito os fabricantes reservam uma partição oculta no disco para recuperação de sistema e essa partição "embaça" a escrita sobre a trilha MBR, fazendo com que o grub não seja instalado corretamente e por isso o sistema não seja carregado. É por isso que o sistema funciona por live-CD mas não inicia depois da instalação. O único jeito de corrigir isso é excluir a tabela de partições existente e criar uma nova, apagando assim todas as informações da partição de recuperação criada pelo fabricante.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Rei

Foi exatamente o que eu fiz ontem exceto pelas três partições, criei apenas a / e a Swap, no entanto deu o mesmo pau, o estranho é que a solução que meu colega havia mencionado deu certo para ele e a única coisa que ele fez foi rodar o cd do Netbook-ubuntu e mandar instalar no disco inteiro, está funcionando perfeitamente com ele.
A Propósito a máquina não é um notebook e sim um pc all-in one da Acer que eu acredito que use a mesma estrutura interna de um notebook ou netbook.

até mais

Tota

Ola

Como já fez tudo isto, dá para ver que pode ser algo na BIOS da maquina que está gerando este erro.

Entre na BIOS e verifique como está configurado seu hd ( block mode, large, ahci ) altere para ver.

Verifique nas opções do grub ( teclando <shift> no boot ) e habilite, um de cada vez e isoladamente
Citarnoacpi, nolapic, noapic, nomodeset, irqpoll

[]'s

Rei

Agora sim está resolvido e funcionando perfeitamente, no Setup desabilitei o Intel "XdBit"; "memory hole Remapps" e deixei com 1mb a "pre allocated memory" e instalou e funcionou perfeitamente o ubuntu 10.10