Ubuntu 10.10 no Windows Virtual PC

Iniciado por tecnonerd, 16 de Fevereiro de 2011, 23:14

tópico anterior - próximo tópico

tecnonerd

Preciso de uma ajuda, sou iniciante, mas tenho certo conhecimento. Li o tutorial em http://www.markwilson.co.uk/blog/2010/06/installing-ubuntu-10-4-on-windows-virtual-pc.htm nos passos 5 em diante:

CitarFrom Places, double click the icon that represents the virtual hard disk (probably something like 135GB file system if you have a default sized virtual hard disk). Then, open a Terminal session and type mount, to get the volume identifier.
Enter the following commands:
sudo mount -o bind /dev /media/<em>volumeidentifier</em>/dev
sudo chroot /media/<em>volumeidentifier</em>/ /bin/bash
mount -t proc none /proc
nano /etc/default/grub
Replace quiet splash with vga=788 and comment out the grub_hidden_timeout line (using #) in /etc/default/grub, then save the file and exit nano.
Enter the following command:
nano /etc/grub.d/10_linux
In the linux_entry section, change args="$4" to args="$4 noreplace-paravirt", then save the file and exit nano.
Enter the update-grub command and ignore any error messages about not being able to find the list of partitions.

Estou com dificuldades em encontrar o identificador de volume (creio ser "sdal") e depois em colocá-lo de forma correta dentro de <em></em>.

Alguém poderia simplificar esses passos pra mim, deixando algo mais "iniciante"? Agradeço.

tecnonerd

Alguém se habilita? Só preciso mesmo editar o boot, para entrar de outro modo. Sabia fazer com o Menu.lst, mas como ele não está disponível nas novas versões, me perdi XD

rjbgbo

Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

tecnonerd

Agradeço a resposta, mas quanto a emular tah tranquilo, só preciso mesmo colocar esses comandos, a máquina já roda perfeitamente, só não consigo fazer essa  parte do tutorial, pois não consegui pegar o identificador de volume, e em partes, não entendi como dar os comandos.

rjbgbo

ñ entendi muito seu problema, mas uso o virtual-box no ubuntu, simulando um hd e deixando tudo p/ ser instalado nele
vc tá tentando particionar o esse hd virtual?

tecnonerd

Citação de: rjbgbo online 16 de Fevereiro de 2011, 23:34
ñ entendi muito seu problema, mas uso o virtual-box no ubuntu, simulando um hd e deixando tudo p/ ser instalado nele
vc tá tentando particionar o esse hd virtual?

Bom, seguinte, pode ignorar o fato de ser vitualização.

Eu preciso do identificador de volume do hd (num windows seria a "letra" da partição) - O Tutorial que citei mostra o chama de volumeidentifier, foi a melhor tradução que achei. - Com outros tutoriais tbm em inglês, encontrei o valor "SDAL", gostaria de saber se esse é o idenficador (ao menos um modelo dele, já que deve variar de máquina pra máquina).

tecnonerd

Caso ajude, o tutorial é esse: http://www.markwilson.co.uk/blog/2010/06/installing-ubuntu-10-4-on-windows-virtual-pc.htm.

Preciso dos passos 5 em diante.

E uma dúvida: todos esses comandos são no terminal, correto?

irtigor

Sim, você deve digitar no terminal. No quinto passo o comando é "mount" (sem aspas), sdal não existe, pode ser sda1, sda2, sdb1 e por ai vai. "<em>" é uma tag html que vazou no texto, ignore.

Por fim, reforço a sugestão de trocar o virtualpc, ele dificulta e prejudica a sua experiencia com qualquer sistema não feito pela ms.

tecnonerd

Citação de: irtigor online 17 de Fevereiro de 2011, 00:08
Sim, você deve digitar no terminal. No quinto passo o comando é "mount" (sem aspas), sdal não existe, pode ser sda1, sda2, sdb1 e por ai vai. "<em>" é uma tag html que vazou no texto, ignore.

Por fim, reforço a sugestão de trocar o virtualpc, ele dificulta e prejudica a sua experiencia com qualquer sistema não feito pela ms.

Agradeço. Tentando agora. Depois posto o resultado. Estou instalando como curioso mesmo, por isso usando o MS, justamente para encontrar as dificuldades que esse terminal apresenta quando rodando demais S.O.s, o grande problema é que conheço muito Windows e Mac, já linux sou mega inexperiente.

tecnonerd

Dei os comandos, mas alguns não funcionaram, sem querer ser chato, mas estão certos? (inclusive "espaços")

sudo mount -o bind /dev /media/ sda1 /dev (esse funcionou, os demais não...)

sudo chroot /media/ sda1/ /bin/bash

mount -t proc none /proc

nano /etc/default/grub

irtigor

Eu preciso intender algumas coisas... conseguiu instalar, né? Você consegue entrar no sistema instalado? Porque se consegue, é só usar; essa mudança de resolução do framebuffer
(não-KMS) é obsoleta e só deve ser usada se existir algum problema.

Se não é esse caso, ou seja, só consegue usar a iso como livecd alterando a resolução, segue isso: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,57895.msg328018.html#msg328018
É a mesma coisa, só não fala da mudança da resolução (o "vga=*"), que você vai precisar fazer... se consegue entrar normal, mas mesmo assim quer testar essa alteração, pula a parte de montar o /dev e fazer chroot e vai direto pra edição do grub.

tecnonerd

Citação de: irtigor online 17 de Fevereiro de 2011, 15:32
Eu preciso intender algumas coisas... conseguiu instalar, né? Você consegue entrar no sistema instalado? Porque se consegue, é só usar; essa mudança de resolução do framebuffer
(não-KMS) é obsoleta e só deve ser usada se existir algum problema.

Se não é esse caso, ou seja, só consegue usar a iso como livecd alterando a resolução, segue isso: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,57895.msg328018.html#msg328018
É a mesma coisa, só não fala da mudança da resolução (o "vga=*"), que você vai precisar fazer... se consegue entrar normal, mas mesmo assim quer testar essa alteração, pula a parte de montar o /dev e fazer chroot e vai direto pra edição do grub.

Sim, está instalado, mas ele só entra sem dar erro se no boot, eu modificar "quiet splash", por "vga=791 noreplace-paravirt" na inicialização. Nas edições anteriores alterava o menu.lst e funcionava. Nessa pro causa do Grub2 segui o tutorial que citei acima. O tutorial parece estar certo, só não consegui digitar os comandos, por isso acima, pedi pra verificar se estão corretos já que um pedaço do html sobressaiu-se nele (<em>) como foi apontado em uma das respostas acima. Só gostaria de saber se os comandos que citei acima estão com a sintaxe correta (espaços, etc.)

irtigor

tecnonerd

Citação de: irtigor online 17 de Fevereiro de 2011, 23:20
Olhe o link e releia a mensagem.

Li o tutorial contido no link, apesar de não ser bem o que preciso, o artigo me deu uma idéia melhor do que fazer.

Mas entendi melhor o funcionamento do mesmo, creio que agora consigo fazer as alterações que desejo.

Agradeço

rjbgbo

colega, eu ainda estou intrigado c/ tua experiência por aí
tá me parecendo que vc quer fazer um particionamento no disco virtual criado no virtual-box, é por aí?