Umask no proftpd

Iniciado por yurickvinicius, 10 de Fevereiro de 2011, 15:22

tópico anterior - próximo tópico

yurickvinicius

Ola estou com um problemao, umask do meu proftpd esta por padrao 022, so que nao consigo sobreescrever os arquivos atraves do ascesso remoto. a pasta que esta sendo usada para armazenar os arquivos ja esta com permisao maxima chmod 777. Se alguem me ajudar, grato

renato-barbosa

De uma olhada no link abaixo:

http://www.proftpd.org/docs/howto/Umask.html

Acredito que vai resolver seu caso.
Renato Barbosa
Porque "Suporte Linux"? Porque é Livre!

_ubuntu_

Citação de: yurickvinicius online 10 de Fevereiro de 2011, 15:22
Ola estou com um problemao, umask do meu proftpd esta por padrao 022, so que nao consigo sobreescrever os arquivos atraves do ascesso remoto. a pasta que esta sendo usada para armazenar os arquivos ja esta com permisao maxima chmod 777. Se alguem me ajudar, grato

cara.. ja passei pelo mesmo problema que o seu...com proftpd  e umask...porem nao resolvi ainda uhaha...
to começando a achar q essa porcaria do umask nao funciona direito..ou pelo menos em conjunto via ftp com o proftpd...

vai saber ^^

mas vc esta querendo que todos os usuarios tenha permissao na pasta ??? qqr duvida talvez eu possa ajudar..seja mais especifico..vlw...

yurickvinicius

aqui deu certo agora, so que nao mexi mas com a umask apenas dei permisao 777 ao arquivo que liberei, e adicionei 2 usuario no alias, dai funcionou

_ubuntu_

Citação de: yurickvinicius online 11 de Fevereiro de 2011, 16:15
aqui deu certo agora, so que nao mexi mas com a umask apenas dei permisao 777 ao arquivo que liberei, e adicionei 2 usuario no alias, dai funcionou

sim amigo...se utilizar chmod 0777 resolve seu problema....mas tem um porem...toda vez que for criado um arquivo..esse arquivo sera criado com a permissao 644...intende ??
acredito q a função do umask se fosse "umask 000" = permissao total... deveria toda vez q fosse criado um arquivo ele ja viesse com permissao 777 ou parecido.... mas nao estou precisando tanto assim ^^

mat3us

Senhores,

Para resolver o problema é necessário desativar o mod_cap.c

<IfModule mod_cap.c>
CapabilitiesEngine off
</IfModule>

Também é necessário incluir a configuração do diretório. Aqui utilizamos ftp para fazer deploy de aplicações, e assim permitir que o responsável pela área de web publique os arquivos diretamente, foi definida a opção para substituir o owner e o grupo dos arquivos criados no diretório.
No meu caso eu defino a opção 002 no umask, pois no meu caso eu atribuo a permissão também ao grupo a quem associo os usuários que podem fazer deploy.

<Directory /var/www/>
    GroupOwner                  publicacao
    UserOwner                   web
    Umask                       002
    AllowOverwrite              yes
    <Limit STOR>
      AllowAll
    </Limit>
  </Directory>

Espero ter ajudado.

Abraço ;D