Bom... Resolvi mudar do Lucid para o Maverick. Estava com um problema com páginas do Google que vez ou outra sem nenhum sentido paravam de funcionar e só voltavam reiniciando o computador.
Aparentemente tudo ficou mais rápido. Instalei também o kernel liquorix 2.6.37-7 e tudo funciona perfeitamente (ou quase).
Quando "espetei" meu pendrive, consigo ler tudo e alterar os arquivos, copiar, mover mas não consigo executar scripts. Já tentei mudar as permissões e dono de várias formas (chmod +x, chmod 777, chown -R cesar, tentei graficamente com o nautilus abrindo como root e após marcar para execução, ele desmarca automaticamente).
O que fiz:
Desmontei o meu pendrive: sudo umount /media/KINGSTON
Criei uma entrada na pasta media: sudo mkdir /media/pen
Montei o pendrive novamente: sudo mount -t vfat /dev/sdb1 /media/pen
Para minha surpresa, funcionou normalmente. Agora consigo executar os scripts que já no Lucid já estavam marcados como execução. O pendrive agora funciona normalmente.
Se eu retirar o pendrive da porta USB e quiser colocá-lo novamente, tenho que executar todo o procedimento citado acima.
Pergunta: Tem como fazer o pendrive montar automaticamente ao "espetá-lo" na USB e ele ficar montado da forma que eu fiz?
Quero somente utilizar o pendrive da forma que usava no Lucid (ou seja, normalmente). Pensei que a solução pode estar no /etc/fstab mas não sei como alterá-lo (sei acessá-lo mas não tenho conhecimentos suficientes para modificá-lo).
Alguma boa alma pode me ajudar? Não quero voltar para o Lucid pois gostei bastante do Maverick.
De ante mão, já agradeço.
César