Screenlets Permissões

Iniciado por miguelfo, 07 de Fevereiro de 2011, 21:08

tópico anterior - próximo tópico

miguelfo

Boas a todos, iniciei-me no ubuntu ha uns dias e já me deparei com uma dificuldade, penso que nao seja dificil de resolver, mas ainda nao cheguei lá.
Instalei o screenlets, e saquei um widget do facebook, que está em tar.gz...Já estraí, agora tenho de copiar a pasta para dentro de /usr/share/screenlets, mas não me deixa copiar, segundo parece nao tenho permissão para copiar a pasta para esta directoria, mas...eu tenho conta de administrador..
O que faco?
Quando instalo aplicacoes do centro de software, tmb me pede sempre autenticacao :S
Penso que isto nao devia acontecer, visto ja ter conta de administrador.
Obrigado!

PS: Tou a adorar o ubuntu, o windows ta num canto!

Tota

Olá,

Vou responder de trás para a frente.

O motivo de ter conta de administrador, dá a você apenas poderes de administrar o sistema, mas não dá poderes permanentes de root ( superusuario), daí a necessidade de se autenticar como root para instalar pacotes.

Isto se faz no GNU/Linux por segurança. Imagine existir um possível vírus, ele, para ser instalado, exigirá esta autenticação, caso contrário ele se torna inóquo. Se não autenticado, nada de vírus.

Já para mover pastas no sistema, à excessão de sua pasta pessoal, é necessária esta autenticação para proteger o sistema.

Use<alt> + <F2>
gksudo nautilus

( exige autenticação )

Para aceder ao sistema de arquivos com superpoderes de root.

Mas cuidado! Qualquer erro feito como root pode danificar seu sistema de maneira irreversível.faça tudo com muita atenção!

[]'s

miguelfo

Muito obrigado, faz sentido até.
Assim que chegar a casa vou fazer isso, de momento não tenho o meu pc comigo.
Cumprimentos
Citação de: Tota online 07 de Fevereiro de 2011, 21:31
Olá,

Vou responder de trás para a frente.

O motivo de ter conta de administrador, dá a você apenas poderes de administrar o sistema, mas não dá poderes permanentes de root ( superusuario), daí a necessidade de se autenticar como root para instalar pacotes.

Isto se faz no GNU/Linux por segurança. Imagine existir um possível vírus, ele, para ser instalado, exigirá esta autenticação, caso contrário ele se torna inóquo. Se não autenticado, nada de vírus.

Já para mover pastas no sistema, à excessão de sua pasta pessoal, é necessária esta autenticação para proteger o sistema.

Use<alt> + <F2>
gksudo nautilus

( exige autenticação )

Para aceder ao sistema de arquivos com superpoderes de root.

Mas cuidado! Qualquer erro feito como root pode danificar seu sistema de maneira irreversível.faça tudo com muita atenção!

[]'s