Usar impresso em uma rede só com ubuntu 10.04

Iniciado por S_Positivo, 24 de Outubro de 2010, 19:40

tópico anterior - próximo tópico

S_Positivo

Boa tarde pessoal.  :D

Tenho que configurar uma pequena rede com maquinas que estão com o ubuntu 10.04.

A rede tem servidor proxy com linux, e usava maquinas com windows, e agora estamos substituindo todos os windows por ubuntu.

Em uma maquina vai ficar uma multi funcional(vamos chamar ela de maqui01), como procedo para todas as outras 4 poderem imprimir na multi funcional que esta na maquina01?

Desde já obrigado.  ;)

platao

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

zekkerj

Essa multi-funcional tem interface de rede? Se tiver, anote o endereço dela (p.ex 192.168.1.104), depois veja no manual como habilitar a conexão "JetDirect". Com a conexão JetDirect ativa, vá ao CUPS das máquinas (http://localhost:631) e cadastre a impressora "socket://192.168.1.104".

O driver vai depender do modelo exato da impressora; mas a maioria das impressoras Laser funciona perfeitamente com o driver genérico "PCL 6/Foomatic".

Dicas finais:
1. Se vc usa proxy, o endereço "localhost" deve ser cadastrado como exceção ao proxy, pra vc conseguir acessar o CUPS local.
2. Obviamente, o endereço da impressora vai mudar conforme sua rede.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

S_Positivo

Essa impressora está instalada em uma maquina com o Ubuntu 10.04.

Desculpa eu não entendi, como as outras maquinas poderão ver ela na rede.

Obrigado!

gelnegao

Na minha rede fiz assim.
fui na máquina principal e ativei compartilhamento de impressora.
depois fui em cada máquina e configurei assim.
siga os passos.
sistema-administração-impressão.
ai vc clica em adicionar, na última opção tem impressora de rede ai depois vc clica em windows printer via samba.
ai vc clica em browser e localiza a impressora e da ok.
e está feito na minha rede funcionou e continua funcionando.
abs

zekkerj

Citação de: S_Positivo online 25 de Outubro de 2010, 13:13
Essa impressora está instalada em uma maquina com o Ubuntu 10.04.
Mas essa impressora não tem porta pra ser ligada diretamente à rede?

CitarDesculpa eu não entendi, como as outras maquinas poderão ver ela na rede.

Obrigado!
Vai depender de como esta esteja ligada. Se ela não tiver porta pra conexão direta à rede, vai ter que ser instalada e compartilhada em uma das máquinas linux, o que é um pouco mais complicado.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

S_Positivo

Citação de: zekkerj online 25 de Outubro de 2010, 13:37

Mas essa impressora não tem porta pra ser ligada diretamente à rede?

Vai depender de como esta esteja ligada. Se ela não tiver porta pra conexão direta à rede, vai ter que ser instalada e compartilhada em uma das máquinas linux, o que é um pouco mais complicado.
Bom dia Zek "J"  essa impressora está em um computador e não tem entrada de rede, é um Fax. (HP Officejet 4200) .
Já tentei colocando o endereço de rede em Localizar impressora na rede,e deixei a impressora compartilhada, mais não obtive sucesso.

zekkerj

Se a impressora não tem porta pra conexão direta à rede, e todas as máquinas são Linux, vc pode compartilhá-las diretamente usando o CUPS.
sudo apt-get install cupsys

Uma vez instalado, ele pode ser acessado no endereço http://localhost:631
Se sua rede usar proxy, os navegadores devem ser configurados pra fazer exceção de proxy para o endereço "localhost".

S_Positivo

Boa tarde zekkerj   :)

Citar******-02@******-02:~$ sudo apt-get install cupsys
[sudo] password for ******-02:
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
Os NOVOS pacotes a seguir serão instalados:
  cupsys
0 pacotes atualizados, 1 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.
É preciso baixar 73,4kB de arquivos.
Depois desta operação, 115kB adicionais de espaço em disco serão usados.
AVISO: Os pacotes a seguir não podem ser autenticados!
  cupsys
Instalar estes pacotes sem verificação [s/N]? s
Err http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ lucid-updates/universe cupsys 1.4.3-1ubuntu1.2
  407  Proxy Authentication Required
Err http://security.ubuntu.com/ubuntu/ lucid-security/universe cupsys 1.4.3-1ubuntu1.2
  407  Proxy Authentication Required
Falhou ao buscar http://security.ubuntu.com/ubuntu/pool/universe/c/cups/cupsys_1.4.3-1ubuntu1.2_all.deb  407  Proxy Authentication Required
E: Impossível buscar alguns arquivos, talvez executar apt-get update ou tentar com --fix-missing?
******-02@******-02:~$
Fiz também tentei também a dica: talvez executar apt-get update ou tentar com --fix-missing
A rede é com proxy com autenticação para acesso a internet, e no FF está configurado para sem proxy para "localhost"

Obrigado desde já. ;)

zekkerj

Rede com proxy e autenticação, vc tem que configurar o apt pra se autenticar no proxy. Depois que resolver isso, faça:

apt-get update

pra atualizar as referências de pacotes. O aplicativo "synaptics" pode te ajudar nessa configuração.

S_Positivo

Citação de: zekkerj online 28 de Outubro de 2010, 13:08
Rede com proxy e autenticação, vc tem que configurar o apt pra se autenticar no proxy. Depois que resolver isso, faça:

apt-get update

pra atualizar as referências de pacotes. O aplicativo "synaptics" pode te ajudar nessa configuração.

ZekRj.

Desculpe a ausência tive que me ausentar por motivos de doença.

Foi resolvido colocando o endereço de IP da maquina que estava com a impressora: "lpd://192.168.19.4/SamsungS" na maquina com Ubuntu. E na maquina windows foi alterado o controle de impressão em Painel de Controle\Sistema e Segurança\Ferramentas Administrativas\gerenciamento de impressão.

Amanha eu edito e coloco bem certinho o que foi modificado para futuras consultas.

Não fui eu quem fiz, como estava afastado foi um pessoal da LinuxPonta que da suporte quem arrumou.

Edit:
Aqui que foi mudado no win para funcionar, ficou como inicialização automática.