Uma resenha sobre a Suse

Iniciado por Piras, 07 de Julho de 2006, 03:33

tópico anterior - próximo tópico

Piras

Acaba de ser publicada no site Mad Penguin, que tem a reputação de publicar as resenhas mais profissionais e criteriosas sobre distribuições e outros projetos Linux, uma resenha sobre a Suse Linux Enterprise Desktop 10 (SLED).
O que me pareceu especialmente surpreendente foi o fato do autor do texto não apenas ter concedido a nota máxima ao SLED, mas também, de ter esta recebido o conceito "Excelente" no quesito Performance.

Aqui está o que diz Adam Doxtater a respeito da distro:

CitarThe first time I logged into SLED and started digging around the desktop, I noticed how absolutely responsive the system had become since the last time I did a review on it. Keep in mind the last distro I reviewed was SUSE Linux 10.1. Also keep in mind that in that same review I mentioned how fast that release felt to me after years of reviewing sluggish SUSE versions. So, not only did they trump everything they've ever done on the free desktop, they've just outdone themselves again. Granted, it's still no VectorLinux or Gentoo in terms of raw speed, but damn this thing is smoking hot.

Confere ou é exagero de fã?

Ah, sim, a ligação para o texto está aqui:

http://madpenguin.org/cms/index.php/?m=show&id=7150&page=1

galactus

Eu acabo de instalar o Suse Linux Enterprise Desktop 10 aqui no meu PC. A instalação dele é muito fácil, igual a do SUSE 10.1 . A grande diferença é que ele já vem com todos os arquivos para sua instalação padrão marcados e você escolhe se quer retirar ou adcionar mais algum pacote. Como se trata de um produto da Novell onde a comunidade do SUSE não mete tanto o bedelho, o Gnome é o ambiente gráfico padrão (mas com modificações, várias modificações), ele está usando a versão 2.12. A novell bem que tentou fazer isso com o SUSE, mas deu o maior pau com a comunidade do SUSE. Mas você pode usar o KDE, ele está presente na lista de pacotes do SLED 10. Eu usei a lista padrão dele, só fiz acrescentar mais ums 4 ou 6 pacotes de desenvolvimento. Espaço total utilizado: 2,6GB!   Depois do boot notei logo que o beagle entrou em ação (ele é instalado e ativado por padrão no SLED 10), meu HD não parava de trabalhar.  Ele reconheceu todo o meu Hardaware, mas com um único e gravíssimo problema, minha ADSL conecta mas não navega, estranhamente ele detecta uma placa de Rede ABIT-Nvidia, quando a placa de rede onboard que uso para conexão é uma Via-Rhine. Tentei de tudo, mas não consegui navegar, apesar do assistente informar que a conexão foi  realizada com sucesso, a luzinha do Modem piscar e tudo, mas não navegou nem com reza brava.

O SLED 10 possui uma aparência totalmente customizada, apesar de ser Gnome, não lembra em nada a organização tradicional do mesmo. Está tudo muito simples e intuitivo. Eu assisti vários vídeos de demonstração do SLED 10, inclusive um em que eles mostram uma das pesquisas que ele fizeram com usuários que nunca viram Linux na vida. Realmente acertaram em cheio, está mais fácil e intuitivo de usar o SLED 10 que o XP.

Coloquei um CD de Áudio para escutar, ele chama o Banshee e tentou encontrar as informações do Album na internet (ele avisou que era impossível obter as informações - tava sem internet né! ). Ao contrário do Banshee que vem no Ubuntu que simplesmente não funciona sem travar em algum momento, o do SLED 10 é Rock solid, aliás, todo o sistema. Usei o que pude e em nenhum momento o sistema travou ou deu mensagem de erro de algum aplicativo.  Bom, mandei ele importar o CD e para meu espanto, ele importa as músicas como MP3 por padrão! Sim, logo  de cara, sem ter que fazer mais nenhum tipo de mudanças, mas lá estavam outras opções como o OGG-Vorbis, o FLAC e  iPod (ele vem suporte total ao iPod). E você ainda pode escolher a qualidade da música, tudo lá em modo gráfico e bem fácil - dentro do preferências do Banshee. Ripou o CD mais rápido que o Dapper, mesmo com eu mexendo em outras coisas no sistema.

O OpenOffice demorou um século para abrir da primeira vez, só na segunda vez é que foi mais rápido que no Dapper.  Aí tentei assitir um DVD, estava bom demais para ser verdade! Não abriu o DVD, o Totem avisa que não tinha os Plugins disponíveis para tocar o DVD. Achei estranho pois a biblioteca libdvdread estava instalada.

No geral a perfomance dele  é mais rápida que o Dapper, principalmente depois que você chama o aplicativo pela segunda vez. E olha que o beagle estava indexando o sistema, acredito que com o fim da indexação o sistema ficará ainda mais rápido, assim como aconteceu comigo no SUSE 10.1 . Só que o SUSE 10.1 é pesado antes e depois do Beagle, mais pesado que o Dapper. Mais rápido que o Gentoo ou o Vector Linux eu tenho minhas dúvidas, mas como nunca usei os dois, não posso fazer tal afirmação. O que é certo é que ele não é mais rápido que um Debian customizado, isso não é mesmo. Mas o Debian não vem com esse monte de facilidades para o usário final!

Tudo muito organizado, assistentes para quase tudo, configuração do sistema inteiramente em modo gráfico, parece que você está num Windows da Vida! Em resumo, é Profissional!!!! :)

Mas não tive acesso à internet! :(

Por ser ainda uma versão de teste, ainda vou dar desconto por isso. Mas fiquei sem poder testar o XGL por causa disso. Ele avisa que é necessário baixar o Driver da minha placa de Vídeo para ativar o XGL, tudo em modo gráfico e com assistente!  Tudo o que um usuário final pediu a Deus!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Piras

Bem, a Novell sempre se dispôs a construir "o" concorrente do Windows, não é? Não me surpreende, portanto, que o sistema esteja tão cômodo. Agora, a performance é realmente uma surpresa para mim. Eu nunca imaginei que um Suse poderia ser tão rápido quanto um Ubuntu.

É bom ver o Linux alcançando este nível.

TIGOS

Desculpa a pergunta mas:

Qual o sistema de pacotes padrão deste SUSE?

Este SLED foi feito para empresas, mas pode muito bem ser utilizado por usuario final pelo que vi ...

galactus

Citação de: TIGOS online 07 de Julho de 2006, 19:38
Desculpa a pergunta mas:

Qual o sistema de pacotes padrão deste SUSE?

Este SLED foi feito para empresas, mas pode muito bem ser utilizado por usuario final pelo que vi ...

O SUSE usa rpm nos pacotes. Creio que não vai poder ser utilizado por um usuário final. A versão final deve ser paga, muito bem paga! Eles disponibilizaram a versão de teste para quem quiser testar. Para ter uma idéia, liguei num distribuidor da Novell aqui de Santa Catarina e o preço do SUSE Linux Enterprise versão 9 (a versão atualmente a venda) é de R$ 800,00.  O Vendedor ficou de me passar o preço da versão 10 assim que ele ficar sabendo.   Para uma empresa esses oitocentos pilas  saem muito barato.

Para quem quiser assistir aos vídeos de demosntração o link é este aqui: http://www.novell.com/products/desktop/preview.html

Na parte onde você lê "Innovative New Features", você vai encontrar 5 vídeos demosntrando diferentes aspectos das funcionalidades do SLED 10. E onde você lê "Desktop Demo" está um Vídeo de 34 minutos de demonstração do SLED 10.  Quando assisti o vídeo de demonstração achei que o representante da Novell estava usando uma super máquina tal a velocidade de resposta do sistema. Mas vejo que não. Aliás, ele chama atenção quanto a isso, já que para quem quiser o novo Windows Vista com todas as suas funcionalidades ativas,  terá que adquirir um bom PC para fazer uso delas.

Voltei a ter o meu sistema em Dual Boot com o Open SUSE 10.1. Dessa vez baixe a versão em DVD.

TIGOS

Blz Galactus...

Vou ver se baixo os iso's da versão free então...

Unico problema é que eu to a procura de uma relação do que tem cada iso... para eu saber quais eu não preciso baixar...

Eu quero o Suse igual ao Ubuntu: básico e com o Gnome, o que eu necessitar eu baixo!

Se você souber onde tem essas infos eu agradeceria!

T+

galactus

Citação de: TIGOS online 07 de Julho de 2006, 21:05
Blz Galactus...

Vou ver se baixo os iso's da versão free então...

Unico problema é que eu to a procura de uma relação do que tem cada iso... para eu saber quais eu não preciso baixar...

Eu quero o Suse igual ao Ubuntu: básico e com o Gnome, o que eu necessitar eu baixo!

Se você souber onde tem essas infos eu agradeceria!

T+

Isso vou ficar te devendo. O que eu notei é o seguinte, se você baixar as 5 ISOS em CDs, os pacotes proprietários estão no quinto CD ou CD-add-on. Durante a instalação  ele usa todo o primeiro CD e quase todo o segundo. O terceiro e quarto CDs usa bem pouco.

TIGOS

Éh Galactus... eu ja havia instalado o Suse 9 aqui anteriormente... e baixado os 5 cds..

Mas pows... ter que queimar 5 isos é soda... e outra... eu queria ver quais eu realmente necessito.. por isso a lista..

Mas blz, continuarei a pesquisar na net aqui.... se eu achar posto aqui pra vcs...

T+

Piras

Tigos,

Fique de olho: o projeto SUPER está para lançar uma imagem iso de CD apenas com o Gnome! O Projeto SUPER otimiza o Suse para que ele seja mais reativo. Além de compilar alguns pacotes para a arquitetura i686, eles utilizam o prelink e ainda os patches CK, além de outras modificações tendentes a melhorar o desempenho do sistema. O responsável é o André Girardet, criador da Yoper.

Visite o site do OpenSuse que as novas imagens iso do SUPER foram prometidas para breve!

TIGOS

É Piras, eu ja dei uma pesquisasa na web e no site do OpenSuse e to sabendo sobre esse projeto !

E to muuuuuito ancioso por essa iso com o Gnome!!!

gaijin

Confesso que não conheço muito sobre o SUSE. Seria possível essa nova "geração de desktops" ser integrada ao OpenSuse?
"Conhece-te a ti mesmo." Oráculo de Delfos

Como proceder quando tenho uma dúvida? (7 passos) http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0

agente100gelo

Um tour de screenshots:
http://shots.osdir.com/slideshows/slideshow.php?release=689&slide=24&title=suse+desktop+10+rc3+screenshots

Tem expiração??? Fiquei curioso de testar. Achei muito interessante a tela de opções do menu e o Yast está mais integrado ao Gnome. Pena que são 5 CDs :(
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Magneto

Eu também fiquei muito curioso, só que 5 Cd's é algo desanimador :-[, seria útil saber se todos são necessários para uma instalação básica, senão, poderia ser utilizado apenas os dois primeiros por exemplo.

Piras

Citação de: Agent Orange online 10 de Julho de 2006, 10:34
Eu também fiquei muito curioso, só que 5 Cd's é algo desanimador :-[, seria útil saber se todos são necessários para uma instalação básica, senão, poderia ser utilizado apenas os dois primeiros por exemplo.

Do modo como estão dispostos os programas no 5 discos, acho difícil deixar de gravar pelo menos quatro deles!

Magneto

Perguntei ao Ted Haeger, e pelo que disse, realmente é necessário baixar os 5 CD's, não entrou em detalhes,mas disse que ao instalar o sistema básico foi pedido os 5 CD's.