ipv6 + Ubuntu

Iniciado por bred81, 31 de Janeiro de 2011, 21:51

tópico anterior - próximo tópico

bred81

Pessoal,

de acordo com esse site, o ipv4 acaba em 2 dias.
Preciso habilitar alguma coisa no NetworkManager ou vai automático?
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

zekkerj

Você entendeu tudo errado.

Quem vão acabar são os blocos de endereços IPv4 administrados pela IANA. No entanto, as entidades regionais podem ainda ter blocos de endereços por bastante tempo.

No entanto, esses endereços mais cedo ou mais tarde vão acabar também; por esse motivo, é recomendado que os provedores de internet preparem-se para oferecer serviços com IPv6.

Outra coisa, mesmo quando os endereços IPv4 acabarem de vez, a migração pro IPv6 não vai ser assim, "no estalo". Vai ser um processo longo e progressivo.

Este link tem um ótimo curso de IPv6, recomendo-o a todos.
http://curso.ipv6.br/elearning/
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

bred81

Muito obrigado zekkerj!

Eu achei que a mudança vinha sendo feita a muito tempo.

Bom, agora, pegando uma situação hipotética:

Não existe mais ipv4, é só habilitar o ipv6 no network manager?

zekkerj

Não basta; seu provedor tem que te entregar um endereço IPv6, e sua rede interna (seu roteador, seu modem, etc) têm que ser configurados pra te entregar um endereço IPv6.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

rjbgbo

Citação de: zekkerj online 01 de Fevereiro de 2011, 13:35
Não basta; seu provedor tem que te entregar um endereço IPv6, e sua rede interna (seu roteador, seu modem, etc) têm que ser configurados pra te entregar um endereço IPv6.

zekkerj, qto a essa mudança na rede interna, é normal - roters e modems terem configurações automáticas p/ amobos protocolos?
fiz uma rápida pesquisa sobre meu d-link dsl-2640t, e notei que ele fala de ipv6, só ñ me apronfundei na leitura por conta do tempo, qdo li esse tópico do bred81.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

zekkerj

Citação de: rjbgbo online 01 de Fevereiro de 2011, 13:48
zekkerj, qto a essa mudança na rede interna, é normal - roters e modems terem configurações automáticas p/ amobos protocolos?
fiz uma rápida pesquisa sobre meu d-link dsl-2640t, e notei que ele fala de ipv6, só ñ me apronfundei na leitura por conta do tempo, qdo li esse tópico do bred81.
Infelizmente não, poucos roteadores domésticos têm suporte a IPv6 hoje.

bred81

Citação de: zekkerj online 01 de Fevereiro de 2011, 13:49
Citação de: rjbgbo online 01 de Fevereiro de 2011, 13:48
Infelizmente não, poucos roteadores domésticos têm suporte a IPv6 hoje.

Nem tinha pensado nisso.

É, já vi que vou ter que dar uma olhada no meu linksys wrt-160n (ou algo parecido)

zekkerj

tenta entrar em contato com o suporte técnico sobre isso. ;)

rjbgbo

achei um manual do meu router/modem - http://www.scribd.com/doc/3885028/DSL-2640T-Manual
na pág. 67 tem uma referência ao ipv6
ñ tá claro se é ou ñ automático
vou tentar entrar em conta c/ o suporte, como sugeriu o zekkerj

o interessante, é que tive problemas c/ a rede de chat freenode qdo começei no lucid lynx, tive que trocar por uma rede ipv6 desse servidor e a mesma entrou, s/ eu precisar mexer na configuração do meu router/modem
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

dtomadon

Citação de: zekkerj online 01 de Fevereiro de 2011, 12:01
Você entendeu tudo errado.

Quem vão acabar são os blocos de endereços IPv4 administrados pela IANA. No entanto, as entidades regionais podem ainda ter blocos de endereços por bastante tempo.

No entanto, esses endereços mais cedo ou mais tarde vão acabar também; por esse motivo, é recomendado que os provedores de internet preparem-se para oferecer serviços com IPv6.

Outra coisa, mesmo quando os endereços IPv4 acabarem de vez, a migração pro IPv6 não vai ser assim, "no estalo". Vai ser um processo longo e progressivo.

Este link tem um ótimo curso de IPv6, recomendo-o a todos.
http://curso.ipv6.br/elearning/

Zekkerj realmente é muito bom esse curso, já tinha assistido aos vídeos em um cd que ganhei na faculdade, o professor que deu a palestra também trabalha como engenheiro de software no Nic.br , valeu pela indicação!
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!