Cloud Computing e o futuro da informatica

Iniciado por nio1293, 23 de Janeiro de 2011, 16:05

tópico anterior - próximo tópico

nio1293

Olá.
Minha pergunta é a seguinte, mesmo com a cloud computing, ainda irá se produzir computadores normais e de alta performace?
Ou com a cloud irá parar tudo e se fabricará apenas terminais cloud? :'( :'( :'( :'(
Se sim, quanto tempo ainda teremos para usar pcs/notebook?

Metalbobolic

Cloud Computer

Pra mim, é ilusão...

Nada substitui a privacidade do desktop, e quando privacidade não é no sentido de não ver seus arquivos e sim de permitir guardar qualquer tipo de arquivo.

Exemplo, se eu quiser baixar um windows pirata, será que a empresa vai deixar eu guardar nos servidores dela?

E esses tipos de coisa...então cloud computer, não serve pra nada....so mesmo pra empresa e mesmo assim...

Qual empresa vai guardar um projeto nos servidores de terceiros....?

RonaldoRG

Eu que não possuo documentos secretos não confio entregar meus dados para esse serviço, imagine as empresas. Também acho que isso só vai ser mais uma opção de armazenamento e não um substituto dos desktops. Ainda mais aqui no Brasil com esse serviço de internet que nós temos, imagine você tentar guardar um filme em DVD.

É a mesma coisa do que dizem que os desktops vão ser substituídos pelos tablets. Que trabalho um escritor não vai ter pra digitar seu livro de centenas de páginas. E será que esses tablets aguentam rodar aqueles jogos pesadões que precisam daquelas super placas aceleradoras?

T+.
Ubuntu 12.04

irtigor

Isso é muita desinformação, a maioria das pessoas já usam a nuvem (de webmail à processador de texto). Ela, por padrão, é mil vezes mais segura que o seu computador pessoal, fato. Fora que você não é obrigado a terceirizar (não imaginaram o loop infinito que isso geraria?).

nio1293

Citação de: irtigor online 23 de Janeiro de 2011, 18:32
Isso é muita desinformação, a maioria das pessoas já usam a nuvem (de webmail à processador de texto). Ela, por padrão, é mil vezes mais segura que o seu computador pessoal, fato. Fora que você não é obrigado a terceirizar (não imaginaram o loop infinito que isso geraria?).
Sim, mas, vc acha que a cloud irá substituir os pcs normais como conhecemos hj (DESK/NOTE)?

Metalbobolic

Citação de: irtigor online 23 de Janeiro de 2011, 18:32

Sim, seu argumento copiado de revista de informatica é legal..

Mais a questão é PRIVACIDADE!!!

Será que eu vou poder guardar tudo que eu quiser, sem correr o risco de ter meu arquivo deletado arbitrariamente?

Eu quero baixar a discografia de uma banda, de graça na net..vou poder guardar lá, sem problemas...essa é a questão...

Pra usar msn, produzir textos e navegar na net, talvez é viável...fora isso, é ilusão...

fatecano

CitarIsso é muita desinformação, a maioria das pessoas já usam a nuvem (de webmail à processador de texto). Ela, por padrão, é mil vezes mais segura que o seu computador pessoal, fato.

E muita gente nem se dá conta disso.

Sobre privacidade, sugiro essa leitura: Descubra o que o Google sabe sobre você!

CitarMais a questão é PRIVACIDADE!!!

Será que eu vou poder guardar tudo que eu quiser, sem correr o risco de ter meu arquivo deletado arbitrariamente?

Eu quero baixar a discografia de uma banda, de graça na net..vou poder guardar lá, sem problemas...essa é a questão..

Acho que aqui entra o que o colega dtomadon disse em um outro tópico:

Citara grande dúvida do cloud computing onde está a informação , em que país
qual a legislação desse país, até onde esse armazenameno é confiável??? Ao compatilhar o hd você estará sujeito a armazenar dados diversos
ilegais ou não ( fica difícil saber o que se está armazenando, no caso de uma investigação criminal qual o grau de responsabiliade de quem armazenou de forma compartilhada esses dados , mesmo sem saber o que eram ? )

nio1293

Citação de: fatecano online 23 de Janeiro de 2011, 19:54
CitarIsso é muita desinformação, a maioria das pessoas já usam a nuvem (de webmail à processador de texto). Ela, por padrão, é mil vezes mais segura que o seu computador pessoal, fato.

E muita gente nem se dá conta disso.

Sobre privacidade, sugiro essa leitura: Descubra o que o Google sabe sobre você!

CitarMais a questão é PRIVACIDADE!!!

Eu quero baixar a discografia de uma banda, de graça na net..vou poder guardar lá, sem problemas...essa é a questão..

Acho que aqui entra o que o colega dtomadon disse em um outro tópico:

Citara grande dúvida do cloud computing onde está a informação , em que país
qual a legislação desse país, até onde esse armazenameno é confiável??? Ao compatilhar o hd você estará sujeito a armazenar dados diversos
ilegais ou não ( fica difícil saber o que se está armazenando, no caso de uma investigação criminal qual o grau de responsabiliade de quem armazenou de forma compartilhada esses dados , mesmo sem saber o que eram ? )

amigo, nos de sua opinião sobre a pergunta inicial =)

rjbgbo

a computação nas nuvens caminha sim p/ ser uma grd ferramenta e ter muito sucesso.
eu mesmo já estou transferindo direto dados meus p/ as nuvens e incentivado a amigos fazerem o mesmo
e mesmo empresas e governos podem muito bem montar esses serviços privados, c/ acesso restrito a funcionários previa/ determinados em planos de hierárquia da mesma.
certa/ isso vai influenciar tipo de hardware no futuro.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

nio1293

Citação de: rjbgbo online 23 de Janeiro de 2011, 20:09
a computação nas nuvens caminha sim p/ ser uma grd ferramenta e ter muito sucesso.
eu mesmo já estou transferindo direto dados meus p/ as nuvens e incentivado a amigos fazerem o mesmo
e mesmo empresas e governos podem muito bem montar esses serviços privados, c/ acesso restrito a funcionários previa/ determinados em planos de hierárquia da mesma.
mas, vc acha que a cloud irá substiruir os pcs como conhecemos hj?
Vc palpitaria quanto tempo para isso acontecer?

jkmsjq

Citação de: nio1293 online 23 de Janeiro de 2011, 20:09

Não entendi seu comentário...?!?!?

Valeu...

Fui...

Até mais...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

nio1293

Citação de: jkmsjq online 23 de Janeiro de 2011, 20:14
Citação de: nio1293 online 23 de Janeiro de 2011, 20:09

Não entendi seu comentário...?!?!?

Valeu...

Fui...

Até mais...!!!
para dar a opinião sobre a pergunta inicial do tópico...

rjbgbo

Citação de: nio1293 online 23 de Janeiro de 2011, 20:12

depende de que tipo de pc vc tá falando e também usuário
vamos supor um usuário de desktop, que só o use p/ redes sociais, mensageiros eletrônicos, jogos virtuais, acesso a serviço diversos - o desktop pode se dizer que é p/ esse usuário um elefante branco, um notebook ou até mesmo netbooks e/ou tablets poderão ser utéis, por terem mais mobilidade e estarem ficando cada vez mais poderosos e a um bom custo
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

nio1293

Citação de: rjbgbo online 23 de Janeiro de 2011, 20:19
Citação de: nio1293 online 23 de Janeiro de 2011, 20:12

depende de que tipo de pc vc tá falando e também usuário
vamos supor um usuário de desktop, que só o use p/ redes sociais, mensageiros eletrônicos, jogos virtuais, acesso a serviço diversos - o desktop pode se dizer que é p/ esse usuário um elefante branco, um notebook ou até mesmo netbooks e/ou tablets poderão ser utéis, por terem mais mobilidade e estarem ficando cada vez mais poderosos e a um bom custo
Então, vc quis dizer que cloud será uma especie de nicho...
Não necessariamente ele substituirá o hardware...
seria isso?

jkmsjq

Em países onde a internet de banda larga está mais evoluido e as taxas de navegação são maiores, sem dúvida será mais uma alternativa a utilização da computação em nuvens no armazenamento de dados. Entretanto no Brasil, enquanto as grandes operadoras de telefonia e as pequenas prestadoras de serviços de internet não melhorarem seus serviços prestados, acho muito difícil dessa forma de compartilhamento dar certo.

Vide exemplo disso o incêndio que aconteceu mês passado aqui na Bahia em Salvador, com a operadora OI. Quem tivesse ou tem seus arquivos armazenados em nuvem e com os problemas que surgiram após esses incêndio com certeza não estão ou não estariam nada feliz.

Ou seja, na minha opinião, computação em nuvem só dará certo se:

I) a taxa de navegação brasileira melhorar significativamente, chegando próximo às conseguidas internacionalmente (exemplo: Japão é normal acessar a internet a 100 Mbps);
II) as operadoras responsáveis pelo serviço de net tiverem sempre um plano B para casos de panes no sistema.

Equanto essas coisas não acontecerem desconfio imensamente da popularização desse tipo de computação.

Valeu...

Fui...

Até mais...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz