[Resolvido] Internet não conecta

Iniciado por jlvanjos, 20 de Janeiro de 2011, 22:55

tópico anterior - próximo tópico

jlvanjos

Olá, estou com um problema que está me enchendo já. Sinceramente, migrei para o linux por ouvir falar das facilidades, principalmente na instalação de drivers. Mas estou com uma porção de problemas que não tinha com o windows.

Bom, instalei o ubuntu 10.04 completo, sem windows. Durante a instalação usei a internet perfeitamente, após reiniciar o computador a internet não funcionou mais, tentei tudo quanto é coisa. No lugar onde deveria aparecer as duas setinhas contrárias está aparecendo os risquinhos com uma exclamação vermelha.

Já li uma porção de foruns, mas ainda não consegui resolver meu problema. Minha conexão é feita via hub, isto é, tem um computador que já se conecta e eu me conecto por ele. No windows eu me conecto sem digitar senha, nem provedor nem nada, simplesmente ligo o cabo. É isso que quero com o ubuntu.

Quero me conectar via cabo, sem digitar senha, minha conexão é de 10 Mb pelo cabo do telefone (Oi)
Se alguem puder me ajudar...

Yarwinish

Calma, calma. Não precisa comparar Windows com Linux.

No que se refere ao seu problema, qual é o erro que dá? Você falou que o ícone da rede mostrado estava diferente do "normal". Ao clicar 2x no ícone, alguma mensagem de erro é mostrada? Alguma pista do que esse ícone significa?

De qualquer maneira, tente fazer o seguinte: abra um terminal (menu Aplicativos > Acessórios > Terminal) e digite o seguinte comando:

sudo pppoeconfig

Basicamente é um comando para tentar detectar e configurar a sua conexão a partir do modo texto. Basta responder algumas poucas perguntas simples e digitar o seu nome de usuário e senha (da conexão) quando for solicitado. Normalmente no Ubuntu a internet é configurada pela interface gráfica mesmo. Mas como deu algum problema por aí, tentemos pelo modo texto.

A partir daí, veja se você consegue acesso.

zekkerj

Não é o caso do pppoeconf, não. A conexão dessa máquina não é ADSL.

Amigo, provavelmente o que está acontecendo é que sua placa de rede não está sendo reconhecida.

Execute os comandos abaixo e cole o resultado aqui, assim vamos saber exatamente a sua situação atual, pra recomendar a solução mais apropriada.

sudo lshw -C network

ifconfig -a

nm-tool
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

zekkerj

Mais tarde, podemos discutir uma melhora em sua rede.

Hoje, pro segundo computador funcionar, o primeiro tem que estar ligado, não?
Vou sugerir uma alteração, de forma que isso não seja mais necessário.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

jlvanjos

Citação de: Yarwinish online 21 de Janeiro de 2011, 00:16
Calma, calma. Não precisa comparar Windows com Linux.

No que se refere ao seu problema, qual é o erro que dá? Você falou que o ícone da rede mostrado estava diferente do "normal". Ao clicar 2x no ícone, alguma mensagem de erro é mostrada? Alguma pista do que esse ícone significa?

De qualquer maneira, tente fazer o seguinte: abra um terminal (menu Aplicativos > Acessórios > Terminal) e digite o seguinte comando:

sudo pppoeconfig

Basicamente é um comando para tentar detectar e configurar a sua conexão a partir do modo texto. Basta responder algumas poucas perguntas simples e digitar o seu nome de usuário e senha (da conexão) quando for solicitado. Normalmente no Ubuntu a internet é configurada pela interface gráfica mesmo. Mas como deu algum problema por aí, tentemos pelo modo texto.

A partir daí, veja se você consegue acesso.

Olá, obrigado pela resposta. Então, ao clicar no ícone não aparece nenhuma mensagem de erro, ao contrário aparece que está conectado. Já tentei configurar a iternet usando "sudo pppoeconfig", pois como foi dito pelo zekkerj não é o meu caso, pois não digito senha nem nome de usuário para entrar.

Acho que o zekkerj tem razão, provavelmente minha placa não está sendo reconhecida. Vou tentar digitar os comandos quando chegar em casa e colá-lo aqui para que possam me ajudar

Citação de: zekkerj online 21 de Janeiro de 2011, 15:00
Mais tarde, podemos discutir uma melhora em sua rede.

Hoje, pro segundo computador funcionar, o primeiro tem que estar ligado, não?
Vou sugerir uma alteração, de forma que isso não seja mais necessário.

Hoje não consigo conectar de forma alguma, mas com o windows não era necessário o primeiro computador estar ligado, mas somente o modem.

coelhojhezebell

Se não tem router (roteador) o computador que está acessando via modem tem que estar ligado e vc deverá informar nas configurações de rede o endereço do ip deste caso o Ubuntu não esteja conseguindo a conexão de forma automatica o que geralmente ocorre. Tente dar um ping na máquina da internet ex se sua máquina com internet é ip: 192.168.0.1  execute o comando no terminal : ping 192.168.0.1

veja se obtem resposta se não obter verifique se a máquina está ligada, se está conectando a internet normalmente

O meu caso é quase parecido com o seu, com a diferença que uso um roteador sem fio e um Switch ligado a este apenas para distribuir os cabos, uso a internet em 4 máquinas. 2 delas usam Ubuntu e acessam normalmente.
"Uma pessoa com Ubuntu está aberta e disponível aos outros, assegurada pelos outros, não sente intimidada que os outros sejam capazes e bons, para ele ou ela ter própria auto-confiança que vem do conhecimento que ele ou ela tem o seu próprio lugar no grande todo." -- Arcebispo Desmond Tutu.

zekkerj

CitarHoje não consigo conectar de forma alguma, mas com o windows não era necessário o primeiro computador estar ligado, mas somente o modem.
Então talvez vc já esteja fazendo o que eu ia sugerir: usar o modem em modo roteado.

Nessa outra máquina, você usa discador?

jlvanjos

Citação de: coelhojhezebell online 21 de Janeiro de 2011, 16:11
Se não tem router (roteador) o computador que está acessando via modem tem que estar ligado e vc deverá informar nas configurações de rede o endereço do ip deste caso o Ubuntu não esteja conseguindo a conexão de forma automatica o que geralmente ocorre. Tente dar um ping na máquina da internet ex se sua máquina com internet é ip: 192.168.0.1  execute o comando no terminal : ping 192.168.0.1

veja se obtem resposta se não obter verifique se a máquina está ligada, se está conectando a internet normalmente

O meu caso é quase parecido com o seu, com a diferença que uso um roteador sem fio e um Switch ligado a este apenas para distribuir os cabos, uso a internet em 4 máquinas. 2 delas usam Ubuntu e acessam normalmente.

Obrigado coelhojhezebell pela preocupação em me ajudar. Acho que acabei me expressando mal ao dizer "modem" ao invés de roteador. Aqui em casa tenho um roteador que está ligado a um hub que distribui a internet para outros computadores. Tenho mais outros dois computadores ligados neste hub, porém eles usam windows. Estes computadores com Windows não precisaram de configuração, nem adicionar ip nem fazer ping e tampouco necessitam que o computador que está ligado ao roteador esteja ligado, eu apenas ligo o roteador e tudo funciona. No meu caso tenho um único computador com ubuntu 10.04 que não conecta. A propósito, tentei fazer o ping que sugeriu, mas não deu certo. Não sei ainda o que pode ser, mas estou tentando tudo que sugerem. Imagino que o linux reconhece a placa de rede, pois aparece "eth0" como conectado.

Tota

Va numa das maquinas com windows.

Copie e poste aqui a configuração de rede delas.( pode usar o comando => ipconfig )

O que é necessario saber:

Endereço IP
Mascara de rede
Gateway
Servidor DNS

Com isto em mãos, exceto o endereço IP, todos os outros parâmetros serão identicos na maquina com Ubuntu.

[]'s

jlvanjos

Citação de: zekkerj online 21 de Janeiro de 2011, 14:59
Não é o caso do pppoeconf, não. A conexão dessa máquina não é ADSL.

Amigo, provavelmente o que está acontecendo é que sua placa de rede não está sendo reconhecida.

Execute os comandos abaixo e cole o resultado aqui, assim vamos saber exatamente a sua situação atual, pra recomendar a solução mais apropriada.

sudo lshw -C network

ifconfig -a

nm-tool

To run a command as administrator (user "root"), use "sudo <command>".
See "man sudo_root" for details.

guilherme@guilherme-desktop:~$ sudo lshw -c network
[sudo] password for guilherme:
  *-network               
       description: Ethernet interface
       product: IC Plus IP100A Integrated 10/100 Ethernet MAC + PHY
       vendor: Sundance Technology Inc / IC Plus Corp
       physical id: b
       bus info: pci@0000:00:0b.0
       logical name: eth0
       version: 31
       serial: 00:06:4f:20:06:b9
       size: 10MB/s
       capacity: 100MB/s
       width: 32 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm bus_master cap_list rom ethernet physical tp mii 10bt 10bt-fd 100bt 100bt-fd autonegotiation
       configuration: autonegotiation=on broadcast=yes driver=sundance driverversion=1.2 duplex=half latency=32 link=no maxlatency=10 mingnt=10 multicast=yes port=MII speed=10MB/s
       resources: irq:12 ioport:d000(size=128) memory:db800000-db8001ff memory:20000000-2000ffff(prefetchable)
guilherme@guilherme-desktop:~$ if config -a
> nm-tool
>
Citação de: Tota online 21 de Janeiro de 2011, 19:07
Va numa das maquinas com windows.

Copie e poste aqui a configuração de rede delas.( pode usar o comando => ipconfig )

O que é necessario saber:

Endereço IP
Mascara de rede
Gateway
Servidor DNS

Com isto em mãos, exceto o endereço IP, todos os outros parâmetros serão identicos na maquina com Ubuntu.

[]'s

Pessoal, está acima o que apareceu no terminal após digitar os comandos sugeridos pelo zekkerj.
Quanto ao endereço de IP, mascara de rede, gateway e servidor DNS não há como copiar nada, pois tudo aparece em branco. Está tudo automático nas máquinas que usam windows.

jlvanjos

guilherme@guilherme-desktop:~$ nm-toll
Comando 'nm-toll' não encontrado, você quis dizer:
Comando 'nm-tool' do pacote 'network-manager' (main)
nm-toll: comando não encontrado
guilherme@guilherme-desktop:~$ nm-tool

NetworkManager Tool

State: disconnected

- Device: eth0 -----------------------------------------------------------------
  Type:              Wired
  Driver:            sundance
  State:             disconnected
  Default:           no
  HW Address:        00:06:4F:20:06:B9

Capabilities:
    Speed:           10 Mb/s

Wired Properties
    Carrier:         on

guilherme@guilherme-desktop:~$

jlvanjos

Encontrei o status da conexão do computador que está conectado ao roteador:

Endereço físico: 00-21-97-7E-4B-5B
Endereço IP: 10.1.1.4
Máscara de sub-rede: 255.255.255.0
Gateway padrão: 10.1.1.1
Servidor DHCP: 10.1.1.1
Obtenção da concessão: 22/1/2011 19:17:06
Vencimento da concessão: 23/1/2011 19:17:06
Servidor DNS: 10.1.1.1
Servidor WINS:

vamo com fé que a gente consegue resolver esse problema. Afinal de contas linux é linux.

zekkerj

jlvanjos, de outra vez, tente observar melhor a digitação dos comandos, vc digitou pelo menos um deles errado (o "ifconfig -a").

Mas beleza, o que vc conseguiu passar já deu uma idéia da situação. Vamos fazer um teste, OK? Execute o comando abaixo (cuidado com a digitação!!! ;D), cole aqui qualquer resultado que receber.

sudo dhclient eth0 &

jlvanjos

Pessoal, valeu pelas tentativas, mas consegui resolver o problema. Reinstalei o ubuntu 10.04, só que desta vez não deixei o cabo de rede conectado ao computador durante a instalação. Após reiniciar o PC tudo voltou funcionando, inclusive a rede. Talvez o ubuntu baixe algo durante a instalação que compromete o funcionamento da rede.

Até a próxima