Após instalado Ubuntu 10.04 LTS Tela fica preta e com listras brancas

Iniciado por malves697, 15 de Janeiro de 2011, 12:05

tópico anterior - próximo tópico

malves697

Olá!
Pesquisei antes de criar este tópico mas não encontrei um semelhante ao meu problema.
Acontece que, eu escolhi instalar o Ubuntu no meu HD secundário de 40GB, lembrando que no primário o de 80GB tem o Windows XP instalado, pois bem, optei por utilizar o HD inteiro,nao utilizei o particionamento avançado (manual) pois acho muito complicado e eu nao tenho experiencia,segui com a instalação nao ignorei nem um processo.
Após isto reiniciou normal apareceu a tela de dualboot escolhi o Ubuntu e comecei a desfrutar dos atributos do sistema, novo em minha maquina,naveguei pela net mexi um pouco aqui e ali...após uma hora ou um pouco mais a tela ficou toda preta e com listras brancas piscando,nao consegui resolver isso tive que resetar.
Quero lembrar que antes de gravar a ISO no cd verifiquei a integridade da mesma usando o md5 e bateu e quando fui gravar, gravei na menor velocidade pra preservar os dados...
Meu pc tem 640 de RAM
1 HD 80GB primário com windows xp e o secundario 40GB com o ubuntu
Processador 2,26ghz
Alguem por favor pode me ajudar?
Desde já agradeço
Abraço

Tota

Ola

Parece ser problemas com video.

Entre em terminal, digitesudo lspci isto irá listar seus dispositivos PCI, incluindo sua placa de video; copie e poste aqui para o forum analisar, ou pesquise aqui no forum por sua placa de video.

[]'s

malves697

Vou seguir sua primeira orientação amigo Tota, caso eu nao consiga seguirei a 2º, acontece que estou tendo problemas com a conexao também mas isso nao vem ao caso agora...assim que eu resolver este outro "pepino" posto o resultado do que vc sugeriu...
Obrigado!

Olha amigo Tota nao consegui conectar a net pelo ubuntu, pode ser a descrição q o windows fornece pelo gerenciador de dispositivos?
é uma Intel (R) 82845G/GL/GE/PE/GV Graphics Controller
Placa onboard

malves697

Olá!
Consegui acessar a net, fiz o comando lspci e aqui está o log:

00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 82845G/GL[Brookdale-G]/GE/PE DRAM Controller/Host-Hub Interface (rev 03)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 82845G/GL[Brookdale-G]/GE Chipset Integrated Graphics Device (rev 03)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation 82801DB/DBL/DBM (ICH4/ICH4-L/ICH4-M) USB UHCI Controller #1 (rev 02)
00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation 82801DB/DBL/DBM (ICH4/ICH4-L/ICH4-M) USB UHCI Controller #2 (rev 02)
00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation 82801DB/DBL/DBM (ICH4/ICH4-L/ICH4-M) USB UHCI Controller #3 (rev 02)
00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation 82801DB/DBM (ICH4/ICH4-M) USB2 EHCI Controller (rev 02)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 PCI Bridge (rev 82)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801DB/DBL (ICH4/ICH4-L) LPC Interface Bridge (rev 02)
00:1f.1 IDE interface: Intel Corporation 82801DB (ICH4) IDE Controller (rev 02)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801DB/DBL/DBM (ICH4/ICH4-L/ICH4-M) SMBus Controller (rev 02)
00:1f.5 Multimedia audio controller: Intel Corporation 82801DB/DBL/DBM (ICH4/ICH4-L/ICH4-M) AC'97 Audio Controller (rev 02)
01:05.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL-8139/8139C/8139C+ (rev 10)

Desde já agradeço a colaboração.

Tota

Ola

Sua placa é reportada como instalada e os drivers são nativos do sistema.

Posso pensar em:

1) resolução de tela acima do comum.

2) Descanso de tela ( tente desativar em configurações de video)

3) entrar em espera ( desative a espera nas configurações de energia )

Veja o que resulta.

[]'s

malves697

Olá amigo Tota!
Olha, nao consegui fazer as alterações que vc sugere pelo seguinte, antes de ver seu post,eu iniciei uma atualização pelo gerenciador de atualizações, quase perto de finalizar ocorreu o inconveniente da tela ficar toda preta novamente interrompendo o processo, agora parece que piorou a situação, pois nao consigo mais acessar o sistema, quando carrega e aparece a area de trabalho ela fica congelada, a seta do rato fica imóvel e mesmo eu pressionando as teclas magicas do CRTL+ALT+DEL ou CRTL ALT F6 ou F7 nada acontece...tentei até pelo modo de recuperação mas sem chance.
E pra completar minha experiencia "estranha" e enfadonha com este OS, lembra que mencionei sobre a conexao né?! pois bem, desta ultima vez que acessei a internet, nem uma notificação de que eu estava conectado foi exibida e mesmo assim consegui acessar a net...sendo assim, das duas uma: ou eu apelo pra uma versao anterior do linux ou desisto de vez deste OS, "parece que quanto mais mexe mais fede"  
Não quero abrir mao do Linux, desde que nao seja prejudicial pro meu HD ter que reinstalar o Ubuntu pela 3º vez...
Muito obrigado pela atenção amigo, se houver algo mais que eu possa fazer pra tentar resolver este problema (caso vc ainda queira continuar me orientado). Resta agora aguardar uma opnião.
Abraços!

Tota

Ola

Voce chega a ter a tela de login sem travar?

Ou fez login automatico em seu usuario?

Se chega a tela de login, escolha abaixo dela logar em terminal para testar se é problemas com parte grafica. Ou experimento o modo gnome seguro.

[]'s

malves697

Login automático...tentei novamente mas infelizmente tive que resetar denovo, travou de vez.
Acho que vou desistir desta distro e tentar uma anterior à esta a 8.04 talvez.
Muito obrigado pela ajuda amigo!

RonaldoRG

Tecla ctrl+alt+F1 pra entrar em um terminal, faz login nele. Se conseguir fazer isso é sinal que a parte gráfica tá com problema.

T+.
Ubuntu 12.04

malves697

Foi mal nao ter mencionado, mas já tentei isso também, ele simplesmente nao responte a nem um comando, o que poderia ter causado este problema na parte gráfica?
Grato!

Tota

Pode ser um conjunto de fatores.

Driver da grafica
Gerenciamento de energia
Ambos
Tamanho da swap definida na instalação

O melhor teste, é rodar em live cd por algumas horas e verificar se o problema surge.

Caso não se repita em modo live cd, será necessário ajustes na instalação.

O live cd, instala drivers mais genéricos que uma instalação fisica, desta forma, serve para testes.

Experimente baixar o Ubuntu 10.04 alternate.

Com ele é menos dolorosa a resolução destes erros, apesar de um pouco mais detalhista ao instalar.

[]'s

malves697

Já testei com o live antes mesmo de instalar e ocorria este mesmo problema, mas achei que poderia ser meu drive que nao estava suportando rodar por muito tempo,  estou efetuando o download do alternate e também do 8.04, logo estará terminado e entao vou tratar de testá-los...postarei em breve o resultado aqui mesmo neste tópico.
Agradeço muito a atenção do amigo Ronaldo e principalmente a tua ajuda Tota!
Boa noite!

malves697

Olá!
Venho aqui dar uma satisfação, pois já que abri um tópico e pedi ajuda nada mais justo que responder e dizer se resolveu ou nao...pesquisas e mais pesquisas que realizei tanto aqui no conteúdo do forum quanto pela internet afora, cheguei a conclusao de que não vale a pena eu ficar esquentando minha cabeça com esse SO, sendo que sempre vou ter problemas enquanto nao atualizar minha bios, o problema é que minha placa ja está tao ultrapassada que nao esta sendo facil encontrar os arquivos pra download, nem o manual dela eu tenho...até pra rodar Windows tá complicado tem hora que da umas falhas violentas de video aqui, ja atualizei os drivers mas nao resolveu.
Há um problema de incompatibilidade com minha placa de video e o linux, existem drivers especificos da intel pra rodar linux mas nem vou arriscar, futuramente experimento uma placa off aí quem sabe...mas por enquanto deixo de lado instalar o Ubuntu ou qualquer outra distro enquanto eu nao tiver um equipamento melhor ou atualizado.
Muito obrigado pela atenção.
Se alguem quiser acrescentar alguma observação ou alguma dica fiquem avontade,caso contrario, os Srs Adms podem tomar as providencias de praxe quanto ao destino deste tópico...
Att
Malves