Superaquecimento. Notebook desliga

Iniciado por RenatoZ, 11 de Janeiro de 2011, 17:04

tópico anterior - próximo tópico

RenatoZ

Boa tarde a todos.

Sou novinho em folha na utilização do Ubuntu. O instalei há apenas 3 dias.
A principio me agradou bastante (não tenho a menor intenção em voltar a utilizar Windows).
Tive alguns problemas com video e algumas outras coisas, mas com a ajuda de forums e pesquisas na net as resolvi sem problemas.
A unica coisa que não consigo encontrar é uma solução para o problema de superaquecimento. Toda vez que instalo algum programa (só acontece pela central de programas) ou assisto um video (tanto na internet quanto videos no HD)
o note superaquece e desliga.
Achei algumas pessoas dizendo que era problema no kernel. Já tentei a atualização e nada.
Alguém tem alguma idéia?

Segue minhas configurações:

-Computer-
Processor      : Intel(R) Pentium(R) Dual  CPU  T2370  @ 1.73GHz
Memory                   : 799MB (1222MB used)
Operating System      : Ubuntu 10.10
Resolution      : 1024x768 pixels

-PCI Devices-
Host bridge      : Silicon Integrated Systems [SiS] 671MX

VGA                    : Silicon Integrated Systems [SiS] 771/671 PCIE VGA Display Adapter (rev 10) (
-Version-
Kernel                   : Linux 2.6.36.3-candela (i686)
Compiled                   : #1 SMP Mon Jan 10 16:26:27 BRST 2011
C Library                   : GNU C Library version 2.12.1 (stable)
Default C Compiler      : GNU C Compiler version 4.4.5 (Ubuntu/Linaro 4.4.4-14ubuntu5)
Distribution      : Ubuntu 10.10

-BIOS-
Date                   : 07/10/0892
Vendor                   : Phoenix Technologies LTD (www.phoenix.com)
Version                   : 6.00
-Board-
Name                   : M540SS
Vendor                   : clevo

JoseMelo

Já pensou na possibilidade do problema ser de hardware? Verifique o cooler e a fonte de alimentação.

RenatoZ

Citação de: JoseMelo online 11 de Janeiro de 2011, 19:41
Já pensou na possibilidade do problema ser de hardware? Verifique o cooler e a fonte de alimentação.
Acredito que não seja esse o problema. Antes do Ubuntu tinha o win7 e me acontecia algo parecido. Quando iniciava video ou um programa muito pesado com a fonte ligada ele desligava por causa da temperatura. Mexi nas configurações de energia e bateria (diminui em 50% o uso de hardware com a fonte ligada) e normalizou.
Não acredito que o Ubuntu possua essas opções, correto?
Só mais uma coisa: Antes de instalar definitivamente o Ubuntu, usava pelo pen drive. Sempre dava problema na inicialização e me mostrava um monte de erros de bios e acpi. Fucei as opções de inicialização (opção F6) e marquei algumas opções fazendo com q o Ubuntu funcionasse.
Depois da instalação definitiva tive os mesmos problemas na inicialização. Resolvi editar no grub as mesmas opções q fazia com o pendrive.
Insiro as seguintes linhas toda vez que inicio :
pnpbios=off nolapic noapci apci=off edd=on
Pode haver alguma relação?
Grato

RonaldoRG

CitarAntes do Ubuntu tinha o win7 e me acontecia algo parecido. Quando iniciava video ou um programa muito pesado com a fonte ligada ele desligava por causa da temperatura. Mexi nas configurações de energia e bateria (diminui em 50% o uso de hardware com a fonte ligada) e normalizou.

É bom você considerar o problema de hardware, pois com a diminuição do uso deve ter reduzido a produção de calor do note, por isso normalizou.

Verifique as saídas de ventilação do processador se tá soprando vento, pois podem estar sujas.

T+.
Ubuntu 12.04

RenatoZ

Citação de: RonaldoRG online 11 de Janeiro de 2011, 22:43
CitarAntes do Ubuntu tinha o win7 e me acontecia algo parecido. Quando iniciava video ou um programa muito pesado com a fonte ligada ele desligava por causa da temperatura. Mexi nas configurações de energia e bateria (diminui em 50% o uso de hardware com a fonte ligada) e normalizou.

É bom você considerar o problema de hardware, pois com a diminuição do uso deve ter reduzido a produção de calor do note, por isso normalizou.

Verifique as saídas de ventilação do processador se tá soprando vento, pois podem estar sujas.

T+.

Já verifiquei. está normal. Aumenta e diminui conforme o uso do note (faz o que deveria fazer).

platao

Ola tente;

sudo gedit /boot/grub/grub.cfg

Localize linha:
Linux /boot/vmlinuz-X.X.XXXX ...... ro quiet splash

Insira a seguinte instrução ao final desta linha:
acpi.power_nocheck=1

Salve e reinicie veja se normaliza, mas o cooler liga normal?
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

RenatoZ

Citação de: platao online 11 de Janeiro de 2011, 23:39

Salve e reinicie veja se normaliza, mas o cooler liga normal?

Platão,

Editei o arquivo, salvei, reiniciei e verifiquei lá no grub a modificação. Tudo ok. Mas, o aquecimento continua.
Usei o Hardinfo pra acompanhar o status da temperatura ao assistir alguma coisa. Em segundos de video a temperatura passa dos 100 °C (chega a 99°C e nao aparece mais nada). Assim que paro o video, instantâneamente a temperatura cai pra casa dos 80 °C. Para se ter uma idéia, agora enquanto escrevo no forum, somente com o Opera e o Hardinfo abertos a temperatura é de 82°C e a do HD 43°C.
Dei uma olhada no monitor do sistema ao mesmo tempo. O uso da CPU também se eleva rapidamente e chega quase a 100%...
Sim, o cooler liga normalmente e funciona bem ( aumenta bastante a velocidade quando o note esquenta).

Grato

platao

Ola Vc tem outro sistema instalado? Se sim, verifique se ocorre a mesma coisa e qual o comportamento do note com o outro sistema operativo, se o cooler liga normalmente entao desconsidere a minha dica. A temperatura do seu HD parece que esta dentro da normalidade, aqui tbm fica entre 40 e 42 graus.

Tente com o comando no terminal;

ou instale tbm o htop pelo synaptic e veja quais processos estao consumindo recursos, e natural o micro consumir mais processamento mas pode haver algum problema com algum processo que se resolvem com as atualizaçoes do sistema, tente a versao 10.04 do Ubuntu pois ela esta usando uma versao "antiga" do kernel anterior a esse (que ja foi resolvido) entao tente com o 10.04. Na inicialização coloque somente os parametros necessarios para que o sistema inicialize sem problemas, teste todos. Verifique a sua bios e deixe mais "generica" possivel, sem parametros avançados deixe "padrao". Coloque a saida do comando;

lspci

uname -a

para o forum analizar, mas esse comportamento nao e normal, no Lunux vc passa parametros parao hardware executar ja que tudo no linux e arquivo e vc pode ter passado parametros errados e incompativeis e que podem apresentar problemas, sem nos dois sistemas operacionais o problema persistir entao seria interessante leve-lo a uma assistencia tecnica e nao forçar mais.

Ha tbm uma pesquisa especializada em Linux aqui;

http://www.google.com.br/linux
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

RonaldoRG

Como ele já disse isso no tópico passado..

Então ainda acho que é algum problema lá no note dele.

Eu faria o seguinte, instalaria novamente o win7 e se o problema acontecesse, levaria até a assistência técnica (se ainda tiver na garantia).

Se levar o note na assistência com ubuntu, eles vão dizer logo que o defeito é no Ubuntu.

T+.
Ubuntu 12.04

platao

Tbm acho conveniente nao forçar, concordo com o Ronaldo.

cabruca

Pessoal,

Tenho um note "Vector Mobile" dual boot (Vista e Lucid), produzido aqui na Bahia com incentivos fiscais pela Marlin do Brasil.

O "meu", quando exigido no Windows, superaquece e desliga.

No Ubuntu às vezes acontece também acontece, mas só quando muito exigido.

Outros inúmeros computadores da mesma fábrica estão apresentando o mesmo problema. Acredito que a causa seja o gabinete do note, que não tem saídas adequadas para o ar quente. Para evitar o desligamento, uso o meu ventilador soprando o note.

Acho que o problema do Ronaldo deve ser mesmo hardware. Espero estar ajudando.

Abraços a todos(as)!

RonaldoRG

CitarAcho que o problema do Ronaldo deve ser mesmo hardware. Espero estar ajudando.

Você confundiu os nomes. Quem tá com o note superaquecendo é o RenatoZ.  ;D

Pois é, se o note dele ainda tiver na garantia é melhor ele enviar logo pra assistência. Uma vez que o problema acontece no win7 e no ubuntu.

T+.
Ubuntu 12.04

RenatoZ

Bom.

Em primeiro lugar quero agradecer a todos vcs pelo suporte e pela boa vontade em ajudar, não só o meu problema, mas o de tantas outras pessoas que iniciam com o Linux.
Sempre tive uma impressão negativa com relação a sistemas operacionais linux (nem sabia que haviam tantos derivados). Por um problema que tive com o Windows (o HD tinha "pifado" ) resolvi tentar uma alternativa pra, no minimo, usar a internet. Conheci o Ubuntu. Fiquei realmente surpreso com o que vi e tive  uma curiosidade imensa em me aprofundar no assunto. Defnitivamente não voltarei ao sistema operacional anterior. Me surpreendi também com a união e a paciência de vcs com relação aos iniciantes. Mudei completamente a imagem que tinha. Imagem essa preconceituosa, pois nem ao menos conhecia.  Acho que é isso acontece com muita gente (o que é uma pena). Valeu mesmo.

Depois da rasgação de seda (brincadeira...rs) voltemos ao meu problema...

No momento não consigo instalar o win, pois o meu drive de dvd já não lê mais nada ( é... meu note tá uma porcaria). O problema é que não tenho tempo ($) no momento pra comprar outro.
Como tentei todas as dicas e não obtive sucesso com a versão 10.10, segui o conselho do amigo Platao e resolvi fazer um downgrade pra versão 10.04. Baixei a ISO do site oficial (ubuntu-10.04.1-desktop-i386.iso) e criei um usb bootavel. Blz, já tinha o HD com 3 partições: uma pro 10.10, uma livre (onde instalaria o 10.04) e uma pra swap.
Iniciei o note pra bootar pelo usb e obtve o seguinte erro:
Unknown keyword in configuration file:gfxboot
vesamenu.c32: not a COM32R
Procurei e encontrei algumas soluções pro problema. Uma delas foi editar o arquivo syslinux.cfg pra ficar assim

Forma original:

include menu.cfg
default vesamenu.c32
prompt 0
timeout 50
gfxboot bootlogo

depois de editado:

include menu.cfg
# default vesamenu.c32
prompt 0
timeout 50
gfxboot bootlogo

Funcionou e não apareceu mais erros. O problema é que quando sai da tela do boot (não passa nem pelo grub) me aparece uma tela toda distorcida e não consigo fazer nada...

Sabem o q é?

Grato.

Ps: ainda não sei formatar os textos pra respostas e citações, se ficar meio bagunçado, me desculpem.

platao

Ola, se for problema com a sua vga vc pode usar o complemento xforcevesa dessa forma;

Aperte f6 para definir os parametros adicionais e vc vera uma linha grande..nessa linha depois do quiet splash de um espaço e adicione -xforcevesa isso ira carregar um modulo generico que funciona praticamente com qualquer placa de video.

RenatoZ

Citação de: platao online 12 de Janeiro de 2011, 22:33
Ola, se for problema com a sua vga vc pode usar o complemento xforcevesa dessa forma;

Aperte f6 para definir os parametros adicionais e vc vera uma linha grande..nessa linha depois do quiet splash de um espaço e adicione -xforcevesa isso ira carregar um modulo generico que funciona praticamente com qualquer placa de video.

Platao,

Em qual momento aperto F6? Quando inicio pelo usb, me aparece uma mensagem do OS (normal) depois passam algumas linhas e já parte direto pra essa tela que comentei.

Grato