Pra migrar legal

Iniciado por persechini, 27 de Junho de 2006, 19:47

tópico anterior - próximo tópico

persechini

oi, venho a um tempo planejando uma migração total pro linux, e queria uma dicas quanto a softwares

já uso openoffice, mas sou estudante de design acabo dependo/vou depender inevitavelmente de softwares como 3d max, corel e "kit adobe" (PS, flash, dreamwaver)

andei olhando alternativas como gimp e blender, mas como realmente soh fui me aprofundar nisso agora q comecei o curso, queira saber se alguem tem alguma dica, tanto se rola fazer 100% de transição quanto ateh que ponto dá pra emular eles no linux, enfim, saber se alguém nessa área conseguiu se desligar definitivamente do windows.

ultima coisa. depois de convencer o meu pai a usar o o.o, a unica coisa que faltaria pra familia toda migrar é um equivalente ao reference manager (programa de referencias bibliograficas). alguém conhece algum programa similar pra linux?

desde jah, obrigado

raphabonelli

Sou designer gráfico e tenho tentado fazer esta migração. Os softwares InkScape e GIMP são ótimos substitutos para a dobradinha Corel + Photoshop (Illustrator + Photoshop, no meu caso), sendo que a falta de um suporte mais bacana para CMYK ainda é a pedra no sapato de quem quer usar o software livre na área do design (mídia impressa).

Eu fiz a transição (principais razões, fugir da ilegalidade dos softwares piratas, e auxiliar os desenvolvedores dos softwares com opiniões mais voltadas ao mercado profissional de mídia impressa), mas não nego que existe um esforço grande ainda para se trabalhar profissionalmente utilizando-se apenas de softwares livres. Mas, de verdade, eu acredito que este lapso ira se estreitar, e sumir, ainda este ano, com o fantástico desenvolvimento dos aplicativos.

Vamos aos softwares:

- 3dMax: Existe um software que foi a grande razão para a minha passagem para o Linux, e ele se chama Blender. Na primeira vez que você abre o Blender, ele é um monstro, um bicho de sete cabeças. Não desista e baixe uns tutoriais, e descobrirá o magnífico programa que ele é. É possivelmente o mais completo e profissional software livre que existe, sendo extremamente profissional e não deixando nada a dever para seus semelhantes. Recomendo um pulo e um download no site www.elephantsdream.org para conhecer o primeiro curta metragem feito totalmente em Blender.

- Photoshop: GIMP, e não se fala mais nisto, rssss. O GIMP é completo e cheio de recursos. Layers, tratamento de imagem, montagens, quickmasks... tudo o que você precisa estará ali (os FILTROS artísticos do GIMP são impressionantes, deixando os do Photoshop para trás). A única falha ainda é a falta de um suporte completo ao ambiente CMYK... mas isto deverá ser corrigido nas próximas versões.

- Corel (Illustrator): Você terá duas opções de ferramentas. No momento eu recomendaria o Inkscape. Bastante completo e funcional, com a interface parecidíssima à do Corel. Uma segunda opção se chama XaraXtreme. O Xara é um programa genial para Windows que está sendo portado para o Linux. Quando estiver pronto será um programa genial de gráfico vetorial... mas no momento ainda lhe faltam muitos recursos de importação e exportação, o que inviabiliza o uso profissional.

- Flash e Dreamweaver: NEsta área não posso ajudar, pois não faço Webdesign. Espero que alguém mais do fórum possa.

- Recomendo uma olhada no software SCRIBUS (http://www.scribus.net/) que é um programa de editoração no estilo InDesign e Pagemaker. 100% funcional, profissional e com suporte à CMYK. Eu recomendo ele principalmente pq ele quebra um galho quando se tem de exportar material para CMYK.

Espero ter ajudado.
.......................
"My words but a whisper, your deafness a shout."

persechini

Valeu pela dica. Quanto ao blender, como minha experiencia em modelagem se resume a 2 horas de um seminario onde eu estagiava, terei que partir do zero de qualquer forma. Mas ainda tem o flash me prendendo ao windows... queria saber se tem como rodar o 8 ou mx2004 atravez do wine ou outro emulador

alt3rna

flash para linux http://f4l.sourceforge.net/
http://alts.homelinux.net/shots/270-0.jpg

da pra rodar photoshop pelo crossover mas se vai mudar pra linux vale mais a pena perder umas horinhas aprendendo gimp.

O inkscape se pah eh melhor que corel hehehe

é isso ai, boa sorte

raphabonelli

Citação de: "alt3rna"O inkscape se pah eh melhor que corel hehehe

Se continuar evoluindo como está, será logo, logo... mas ainda não é.
O CorelDraw e o Illustrator são programas tralhados em ambiente de trabalho gráfico/impresso, e aprenderam com seus muitos erros... e o InkScape sequer chegou em sua versão 1.0. O que lhe falta de mais importante é um suporte real ao CMYK, a possibilidade de se controlar Overprint e exportações em CMYK. Cada versão que passa o Inkscape dá passos largos em direção de se tornar uma incrível ferramenta.

Antes que alguém me corrija, o Inkscape permite a escolha de cores em CMYK, mas aquilo é apenas um frontend para a cor RGB (ou seja, a configuração que você coloca ali, ele converte em RGB e aplica no documento). Uma coisa que você não consegue, por exemplo, é fazer um PRETO CMYK (C:100, M:100, Y:100, K:100)... quando o preto chega em 100%, ele zera todas as outras cores... isto pq em RGB ele não tem como diferenciar o Preto puro com preto misturado à outras cores. Em resumo... todo o material exportado pelo Inkscape é RGB, o que o inviabiliza (ou ao menos dificultam as coisas) em termos de mídia impressa.
.......................

julianodorneles

Citação de: "rbonelli"... recomendo um pulo e um download no site //www.elephantsdream.org para conhecer o primeiro curta metragem feito totalmente em Blender ...

E eu achava que não sabia nada de Blender ... agora eu tenho certeza  :lol:

Tenho muito o que estudar ainda !

[ ]'s
[color=gray]AMD Athlon64 3000+, Abit AX8, 1Gb RAM (2x512Mb Dual Channel), GF 6800XTreme Edition 256Mb, HD SATA 80Gb Samsung, LG 1752TX LCD.[/color]

Marcelo_walmart

Rapasiada com suporte a CMYK tem o krita do pacote Koffice mais vc pode instalar só ele se quiser é muito bom não é como o gimp mais manda bem

raphabonelli

Vou dar uma olhada, depois posto o que acho. Valeu pela dica.
.......................

persechini

Já entrei em fase de adaptação com o gimp, relmente tem hora que a falta de um recurso atrapalha, mas conseguir produzir o que vc quer na marra faz parte da diversão :P

outra duvida. wine, wmware, etc, emulam o windows ou o programa propriamente dito? digo, ele "instala" o programa no linux e roda emulado ou a janela dele eh como um atalho pro windows q tah instalado em outra partição?

Lamego

Uma pequena correção técnica, nem o vmware é um emulador de sistema operativo nem o wine é emulador de windows. O VMWare é um virtualizador, ou seja permite a utilização de um sistema virtual isolado do seu sistema normal mas em que o accesso é gerido peloa software de virtualização, existem algumas partes emuladas como seja os dispositivos, teclado, placa grafica, etc, mas isso não faz dele um emulador, os emuladores puros têm um custo de performance muito maior, como é o exemplo do qemu ou o bochs, esses sim emuladores.
O Wine tambem não é um emulador, o wine permite correr programas de Windows porque disponibiliza as funções do Windows, mas muitas funções foram reimplementas de raíz no wine, são código livre, daí ser tambem possível instalar/correr aplicações em Wine sem ter o Windows instalado.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Brunno

Só pra dar uma ajudinha...

Pra substituir o Dreamweaver tem o NVU, que é muito parecido.

E tem também o BlueFish e o Screem, que na minha opinião são muito melhores. Mas não são clones do Dreamweaver como o NVU.
Primeiro eles te ignoram...
Depois eles riem de você...
Então eles lutam contra você...
Aí você vence...

biohazard

Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH

persechini

Deixa eu ver se eu entendi. posso baixar por exemplo o trial do flash no site da macromidia e usar o wine pra instalar e rodar ele sem ter que passar perto do windows? Caso sim, e como o flash nao eh um grande consumidor de recursos (depende do projeto, logico, mas no geral nao eh) eh capaz de eu ficar com ele mesmo, e usar em conjunto os outros softwares citados. estou me acostumando com um ambiente 100% linux, tendo algums problemas, mas lembro como essa fase de aprendizado em windows foi tao ou mais doloroso, durou alguns anos e algumas formatações de hd

BIGBRUNO

http://vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=4898

Acho que isso pode te ajudar.

Já usei o flash mx e não precisa de gambiarras, até a instalação é bem normal, não precisa de DLL extra nem nada, usei por um tempo, não travava e era bem rápido.

Aproveitei e testei o Dreamweaver 6, também instalou e rodou, mas não sei avaliar se prestou, nem cheguei a usar, não gosto dele he he.

Antes da Macromedia ser comprada pela Adobe chegaram a informar que o Flash ia passar a ser 100% compatível com o Wine, porém depois que a Adobe comprou não se fala mais nisso e a compatibilidade com o wine fez foi diminuir.

Sobre o gimp recomendo que vc passe em www.gimp.com.br ainda sobre o gimp, aquela interface "estranha" realmente deve ter alguma vantagem, quem já viu um Photoshop rocando em MAC viu que ele tem a interface quase identica à do Gimp, como esse o Photoshop no MAC diz ser o mais cobiçado entre os designers, creio q deve ter vantagem na interface do Gimp em relação a do Photoshop do Win, apesar que eu também não gosto da interface do Gimp ;)