Pra migrar legal

Iniciado por persechini, 27 de Junho de 2006, 19:47

tópico anterior - próximo tópico

persechini

oi, venho a um tempo planejando uma migração total pro linux, e queria uma dicas quanto a softwares

já uso openoffice, mas sou estudante de design acabo dependo/vou depender inevitavelmente de softwares como 3d max, corel e "kit adobe" (PS, flash, dreamwaver)

andei olhando alternativas como gimp e blender, mas como realmente soh fui me aprofundar nisso agora q comecei o curso, queira saber se alguem tem alguma dica, tanto se rola fazer 100% de transição quanto ateh que ponto dá pra emular eles no linux, enfim, saber se alguém nessa área conseguiu se desligar definitivamente do windows.

ultima coisa. depois de convencer o meu pai a usar o o.o, a unica coisa que faltaria pra familia toda migrar é um equivalente ao reference manager (programa de referencias bibliograficas). alguém conhece algum programa similar pra linux?

desde jah, obrigado

raphabonelli

Sou designer gráfico e tenho tentado fazer esta migração. Os softwares InkScape e GIMP são ótimos substitutos para a dobradinha Corel + Photoshop (Illustrator + Photoshop, no meu caso), sendo que a falta de um suporte mais bacana para CMYK ainda é a pedra no sapato de quem quer usar o software livre na área do design (mídia impressa).

Eu fiz a transição (principais razões, fugir da ilegalidade dos softwares piratas, e auxiliar os desenvolvedores dos softwares com opiniões mais voltadas ao mercado profissional de mídia impressa), mas não nego que existe um esforço grande ainda para se trabalhar profissionalmente utilizando-se apenas de softwares livres. Mas, de verdade, eu acredito que este lapso ira se estreitar, e sumir, ainda este ano, com o fantástico desenvolvimento dos aplicativos.

Vamos aos softwares: