Diferenciais do Ubuntu frente a outras distribuições

Iniciado por GuilhermeSalazar, 01 de Janeiro de 2011, 04:54

tópico anterior - próximo tópico

GuilhermeSalazar

Olá pessoal,
primeiramente gostaria de desejar a todos vocês um excelente ano novo.

O meu intuito ao criar esse tópico é saber de vocês os motivos pelos quais vocês optaram por usar o Ubuntu.
Desde muito tempo estudo alguma coisa ou outra relacionada a Linux, mas nunca havia "engrenado" em uma sequência de uso de alguma distribuição. Nessas tão esperadas férias da faculdade resolvi iniciar o processo de migração para o Linux.
Confesso que, tirando alguns problemas ou outros, o Windows sempre me serviu bem; o que me motiva a usar Linux é o aprendizado que a experiência pode me proporcionar. Como li em um site interessante sobre Linux (link no final), o Windows é um "sistema escuro", que não nos permite saber o que de fato está acontecendo no "backend".
Como disse David Kuhn, um especialista em Software Livre, a migração para software livre não pode ser encarada como um "chaveamento", e sim como um processo. Concordo com ele, e com base nisso vou chegar ao "final do processo".
Bom, escrevi tanto que acho que desviei um pouco do objetivo do tópico (acho que é o horário... haha). Quais foram os motivos que levaram vocês a escolherem o Ubuntu?


Um abraço a todos.

velox256

Bem, eu não uso Ubuntu e sim Debian, mas "somos tudo amigos", hehehe... Já usei o Ubuntu até a versão 8.10, mas também usava paralelamente o Debian desde o Sarge que, na época, foi a distro em que pude usar o som (awe32 SB), o vídeo (GF2 MX200) e a internet da minha máquina na época. Nas distros que experimentei, sempre um dos itens não funcionava, até que no Debian tudo funcionou e a partir daí só deu ele.

O Ubuntu é uma ótima distro, pois já tem praticamente tudo em um único live-cd e basicamente o usuário não precisa fazer mais nada para ter o sistema funcionando logo após a instalação. No meu caso, que sou técnico, precisava de "algo mais" (ou menos, depende do entendimento); o Debian não tem as mesmas automatizações do Ubuntu e faz com que o usuário "pense" ou pesquise um pouco para deixar o sistema nos trinques, mas isso vai de cada um e de suas necessidades... :D
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

GuilhermeSalazar

#2
Uma das coisas que ao meu ver fazem a diferença no Ubuntu não é o sistema em si, mas sim o "suporte" que se tem, bastando uma pesquisa ou um pedido de ajuda para seus problemas estarem resolvidos. Existe alguma outra distribuição que ao menos se aproxima do Ubuntu nestes quesitos (Materiais disponíveis e quantidade de usuários dispostos a ajudar)?

marcosalvesps

No meu caso, o que me chamou a atenção foi a facilidade de instalar tudo, de codecs a programas, a comunidade do fórum (a mais participativa que já vi, fantástica), e o profissionalismo da distro, ou seja, tem uma empresa séria por tras dela, oferecendo suporte e atualizações regularmente.
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

niquelnausea

facilidade, além de ser projetado para ser simples de usar e configurar. existem diversos tutoriais na net e aqui no fórum sobre vários assuntos, ou seja, se tiver duvidas basta ler.

irtigor

Não uso o Ubuntu, mas na época os motivos para testar foram: uma configuração boa out-of-box e a existência de documentação não oficial (a  oficial é bastante defasada e incompleta), criada por uma comunidade ativa, que cobre muito bem o básico (e um pouco alem).

GuilhermeSalazar

Citação de: irtigor online 01 de Janeiro de 2011, 22:04
Não uso o Ubuntu, mas na época os motivos para testar foram: uma configuração boa out-of-box e a existência de documentação não oficial (a  oficial é bastante defasada e incompleta), criada por uma comunidade ativa, que cobre muito bem o básico (e um pouco alem).

Qual distro usas?

irtigor


fatecano

CitarO meu intuito ao criar esse tópico é saber de vocês os motivos pelos quais vocês optaram por usar o Ubuntu.

O Ubuntu foi praticamente o meu primeiro contato com Linux.
Vim por indicação do meu amigo Elias (nick aqui no fórum: eliasjsj) que era uma das pessoas que eu chamava aqui em casa quando o computador dava pau. (rsrs)

Eu até já tinha feito algumas perguntas em outros fóruns, mas depois que entrei aqui foi que eu descobri o valor de participar de comunidades assim, sejam elas fóruns ou listas.
A gente aprende muito!
Agora a maioria dos problemas que eu tenho eu resolvo pesquisando aqui no fórum e também no Oráculo;D

Cara, os motivos de eu ter gostado tanto do Ubuntu são vários.
Acho que ficaria um texto gigante se eu fosse falar de todos, mas os principais os colegas já falaram acima.

Você quer saber porque escolher o Ubuntu e vez de outras distros?
É isso?

Se for, talvez essa leitura seja boa para você: http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2010/09/06/o-que-tornam-essas-10-distribuicoes-linux-tao-populares/IDGNoticiaPrint_view/

GuilhermeSalazar

Olá fatecano,
o que eu gostaria de entender é o porque de alguns usuários tidos como usuários avançados não gostam do Ubuntu, chegando às vezes ao cúmulo de brigarem em fóruns por aí.
Estou muito feliz por finalmente estar entrando no mundo Linux. Meus computadores anteriores não me permitiram usar, por mais que eu tivesse tentado, qualquer distribuição do Linux por causa de drivers para os dispositivos; acho que foi incompetência minha mesmo, não tem lógica. Agora que troquei de Notebook, para um Dell Inspiron 15R (recomendo), estou tendo esta excelente oportunidade, já que tudo é compatível.
Realmente esse fórum é excelente. Cheio de pessoas que estão dispostas a ajudar.
Gostei do texto sobre as distribuições.

:)

Ioca100

#10
"o que eu gostaria de entender é o porque de alguns usuários tidos como usuários avançados não gostam do Ubuntu, chegando às vezes ao cúmulo de brigarem em fóruns por aí."

Frequento uns fóruns em que vejo muitos usuários avançados no Linux usarem Ubuntu, pela comodidade, isto é , já vem pronto para usar. Noutras distribuições ditas difíceis,  você tem de configurar tudo manualmente, aí você tem de saber e ter paciência, às vezes recompilar o kernel para se adequar ao hardware etc. Hoje quem tem um pc moderno com processador c/ vários núcleos e mais de 2 gb de memória ram roda o Ubuntu bem sem se preocupar em retirar alguns programas de que não precisam etc.
Usuário Linux- 449417

irtigor

GuilhermeSalazar o ubuntu é como qualquer outro sistema, acerta em algumas coisas, erra em outras e anda... se funciona pra você, então use. Infelizmente, de vez em quando, você pode esbarrar em alguém que nega a realidade.

@Ioca100 cuidado pra não cair no apelo à autoridade.

GuilhermeSalazar

Agradeço a todos que responderam.
Só queria ter uma ideia da opinião dos mais experientes.

Abraço a todos.

allan moraes

#13
Olá, eu escolhi  por causa da sua fama, então pensei que seria facil resolver qualquer problema e realmente não me decepcionei, foi minha porta de entrada para o mundo linux.  Ha alguns anos, um computador que ganhei e nem tenho mais veio com o ubuntu e pra mim ele tinha virado sinônimo de linux, mas nao usei por muitos dias voltando pra o windows, porque o vendedor falou que minha impressora não funcionária e eu acreditei, claro, e um "técnico" disse que era impossível dual boot com xp, porém em 2010 fiquei com saudade do design do linux (acho o gnome muito estiloso ) e resolvi testa-lo até porque meu professor do curso de manutenção me contou que em muitos casos a detecção de hardware em linux para desktop era automática e me falou das distribuições como o big e sobre dual boot, resolvi baixar o lucid lynx pelo suporte grande como citei no inicio e popularidade, e simpatizei com a filosofia  do projeto, embora pra mim isso não seja o principal.

Outra coisa que gosto no ubuntu é o suporte estendido gratuito nas versões LTS e as coisas que são priorizadas na montagem do live cd ( programas, drivers, pacotes e etc ) embora todos os lives cds não venham 100 % completos e precisem que o usuário meta a mão na massa depois da instalação.

Atualmente não utilizo  o ubuntu, o troquei pelo mandriva por causa de uma coisa que eu achei excelente e o ubuntu não tem, mais poderia colocar, o instalador do mandriva é muito melhor ( desculpem pela propaganda, mas serve de idéia pro ubuntu ) ele retira suporte a hardware não utilizado no computador e linguagens não utilizadas tornando o sistema mais enxuto, e eu valorizo muito isso, alem do mais no ubuntu minha impressora sumia misteriosamente e tinha que reiniciar a maquina, e as vezes mesmo quando desligava a maquina normalmente, na hora de inicia-la de novo o sistema ficava fazendo verificação de erros no disco, então o deixei.

Desculpem pela propaganda, rsrsrs. Feliz 2011

Yarwinish

Facilidade, sem dúvida. Foi a minha primeira distro e eu fiquei bastante feliz com os resultados. É bem fácil de instalá-lo, assim como aos drivers proprietários e bibliotecas de formatos de mídia proprietários. Sem contar que detectou tudo de hardware.

Testei, em máquina virtual, o OpenSuse e o Debian, e apesar de ter gostado, achei o Ubuntu bem mais prático. Eu relação ao OpenSuse (com Gnome, já que odeio KDE), eu até gostei, achei um sistema muito bonito e prático, mas considerei inferior ao Ubuntu em relação à quantidade de pacotes nos repositórios oficiais. Um número muito menor. E eu não gosto nem um pouco de ficar adicionando repositórios não-oficiais.

Também testei o Debian, mas constatei que a instalação padrão não instalou o Synaptic, por um motivo misterioso. Ao tentar instalá-lo pelo apt-get, o mesmo não se encontrava no sources.list. Fiquei meio irritado e desisti de usá-lo. Quem sabe um dia, quando tiver mais paciência ...