Desativar ACPI pode ser perigoso?

Iniciado por Altair Julião, 28 de Dezembro de 2010, 12:51

tópico anterior - próximo tópico

Altair Julião

Olá pessoal, meu ubuntu 10.04 às vezes trava quando ele está hibernando ou com a proteção de tela ativa, já tinha criado outro tópico perguntando sobre esse erro no ambiente gráfico:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,76354.msg426446.html#msg426446

O Tota me sugeriu isso:

"Quanto a seu problema, deve ser algo relacionado a gerenciamento de energia por mais estranho que possa parecer.

mas sempre ocorre quando a proteção de tela está ativada ou quando ele estava hibernando

Na proteção de tela, o consumo de energia cai, e na hibernação nem se fala. Ao voltar o sistema dá algum problema.

Afora esta suspeita, fica uma duvida quanto à parte gráfica:

1) instale o tema padrão do Ubuntu ( temas diferentes podem travar sim )

2) desabilite os efeitos do desktop, deixe em => nenhum

Verifique se trava. Se continuar travando experimente remover o acpi no boot para testar.

Entre nas opções do grub, tecle "e" e ao lado de splash digite acpi=off

Verifique se ainda trava."

Desativei os efeitos, coloquei um tema padrão, e desativei o docky, mas o problema ainda assim continua ocorrendo, com menos frequência.

Naqueles dias estava sem tempo de pesquisar, e ainda estou com pouco tempo livre, mas fiz uma pesquisa e encontrei isso sobre desativar o acpi:

acpi=off: Esta opção desativa o ACPI, corrigindo problemas diversos de boot em muitas máquinas. O ACPI é o responsável pelo monitoramento da carga da bateria, ajuste da frequência do processador e muitas outras funções importantes, de maneira que você deve deixar para desativá-lo apenas em último caso.

acpi=noirq: Esta é uma versão mais light da opção "acpi=off", que ao invés de desativar completamente a função, desativa apenas a atribuição dinâmica de endereços, que é a causa de uma grande parte dos problemas relacionados ao ACPI.

Esta opção corrige problemas na detecção da placa de rede, placa de som e placa wireless em diversos notebooks da Acer, Positivo e de outros fabricantes, além de problemas em diversas placas-mãe com chipset SiS ou ATI, causados por bugs na atribuição de endereços por parte do BIOS. [Não o estou usando em notebook]

Uma observação importante é que, embora corrija problemas em algumas placas e notebooks, esta opção cria problemas de detecção de componentes e conflitos em outros, fazendo com que a placa wireless ou periféricos USB não sejam detectados, por exemplo. Você deve usá-la apenas como forma de solucionar problemas, nunca como uma opção de rotina.

http://www.gdhpress.com.br/linux/leia/index.php?p=cap1-26

Como sou iniciante, fico receoso de configurar isso, se alguém souber algo que possa me ajudar, desde já agradeço.

Abraços e Feliz 2011
Não importa a distro desde que seja GNU/Linux. Viva o Linux e o open source!
Ubuntu 12.10 user
Jundiá - AL