WINE - Tutorial - Como instalar, configurar e rodar jogos

Iniciado por mkleber, 27 de Dezembro de 2010, 10:13

tópico anterior - próximo tópico

mkleber

O que é o WINE?
WINE (It's not an Emulator = Não é um emulador). É um programa (na verdade uma implementação das bibliotecas do Windows) que permite executar programas para as plataformas da MicroSoft dentro de ambientes Linux / Unix. Assim basicamente ele cria a estrutura do Windows, só que utilizando bibliotecas livres para executar programas que só rodariam no Windows. Veja bem: não é um sistema operacional completo, mas sim a implementação de várias bilbiotecas de forma organizada, portanto não é possível executar TODOS os programas desenvolvidos para W32 / W64 de forma plena, mas sim uma boa parte dos softwares existentes.

Basicamente o WINE pega o programa escrito para W32, e o traduz para sua própria biblioteca, executando-o.


Sites
http://www.winehq.org/


Instalando o PPA do WINE 1.3
abra um terminal e copie e cole cada uma das linhas, uma por vez:
sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-wine/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install wine1.3


Após instalado será criado o conjunto do WINE no Aplicativos
http://img510.imageshack.us/i/wine01.jpg/

Este conjunto consiste no carregador, na pasta equivalente ao "Meu Arquivo de Programas" que cria os atalhos para os programas instalados do W32, Configurar o WINE (importante), Desinstalar Programa do Wine (equivalente ao remover programas do Windows), e Navegar no Disco C (que simula a estrutura de uma unidade com o Windows instalado e suas pastas)

Configurando o WINE
A primeira coisa é ver se a sua versão está atualizada (e é claro que se você pegou o PPA estará), mesmo assim para conhecer a cara do negócio ao clicar no Configurar WINE, clique na aba SOBRE. Ele mostrará uma tela similar a essa:
http://img707.imageshack.us/i/capturadetelaconfigurao.png/

Aba Aplicativos
Nesta aba podemos escolher qual "Windows" será estruturado e qual aplicativo queremos adicionar para RODAR com uma configuração determinada.
http://img809.imageshack.us/i/capturadetelaconfigurao.png/
Ele possui uma configuração global pré-definida para rodar no XP, assim qualquer programa que for rodado sem ser adicionado a uma estrutura diferente, será executado como se estivesse rodando no XP.
Vamos supor que um determinado software só rode no Windows 95. Você clica no Adicionar Aplicativo, escolhe o aplicativo e na setinha do "Versão do Windows" ele mostrará as possíveis versões, indo desde a pré-histórica "Windows 2.0" até a mais recente "Windows 7.0", no exemplo dado você escolheria Windows 95 e pronto. Toda vez que fosse rodar aquele programa determinado ele executaria como se estivesse rodando no Windows 95, e os demais programas rodariam nas configurações globais que por padrão utilizam a estrutura do Windows XP.

Aba Bibliotecas
Bibliotecas são conjuntos de instruções e interpretações, no Windows ficam agrupadas em DLLS. O windows quando vai rodar um programa utiliza suas bibliotecas, mas as vezes ele não possui uma biblioteca determinada e é necessário baixar uma DLL. Aqui esta ABA permite a mesma coisa, supondo que você baixou um programa que precisa de uma biblioteca que não é padrão, basta baixar a mesma de algum site de DLLS e instalar nesta opção. Pode ainda substituir uma das existentes por outra similar.

http://img651.imageshack.us/i/capturadetelaconfigurao.png/


Aba GRáficos
Aqui são as preferências de como iremos ver o programa. A primeira opção diz respeito a como vamos ver o mouse na tela. Se marcar esta opção o mouse não sairá da tela ainda que o programa esteja sendo rodado em modo janela, sendo necessário combos de teclas como ALT+TAB para poder sair da tela, caso não esteja habilitado (padrão) o mouse entra e sai da janela sem problemas (ruim em caso de jogos). As duas opções do decorador de janelas, colocam na verdade a janela como se fosse um aplicativo nativo do Linux, com o tema e tudo o mais. A última opção é a emulação de uma área virtual, assim o seu "Windows" só irá rodar dentro de uma área determinada do seu desktop, por exemplo, você tem o seu desktop configurado para 1024x768, e decide deixar para o "windows" ser executado em 800x600, o que acontece é que, você ficaria somente com 800x600 dos seus 1024x768 disponíveis para o windows em cima das demais janelas. As demais opções devem ser deixadas como estão, inclusive o tamanho de fonte (se estiver bom), se alterado para maior pode acabar desfocando o modo como o aplicativo é visto.



http://img684.imageshack.us/i/capturadetelaconfigurao.png/

mkleber

#1
Aba Integração com área de trabalho (desktop)
Aqui ele configura como queremos ver a janela (aplicação de um tema), acho bem desnecessário.
Ele configura ainda aonde estão as pastas padrão, também é bem desnecessário uma vez que a intenção é utilizar apenas para executar um aplicativo de vez em quando e não tornar como um "sistema padrão"

http://img718.imageshack.us/i/desktopci.png/


Aba Áudio
Aqui vamos fazer as configurações de som para executar os programas. Basicamente as bibliotecas ALSA e OSS dão conta de tudo. O interessante é selecionar a opção e clicar no testar para ver o volume e qualidade do som. Eventualmente se algum game estiver sem som é aqui que a configuração vai rolar.

http://img163.imageshack.us/i/somx.png/


Aba Unidades
Aqui é uma das mais importantes configurações. Podemos definir um cdrom físico ou virtual (para emular arquivos em formato ISO). Vamos supor que você queira executar um jogo que você tem de um cd / dvd. O procedimento seria o seguinte: colocar o cd / dvd no leitor (isso montaria a unidade no Linux), então para o WINE faríamos o seguinte:
1. clicar no adicionar unidade, você escolhe a letra (sugiro escolher as mais baixas como D, pq alguns programas só utilizam um cd nesta faixa de letras);
2. após ter adicionado, a letra da unidade aparecerá na lista, mas somente com uma "/" e sem falar o que ela é !!!, então clique no navegar para mostrar aonde está tal unidade - aqui na nossa figura ela está na figura marcada com o 4, ou seja, o caminho para a unidade montada seria: /media/alguma_coisa/   (esse alguma_coisa é o nome que vai aparecer quando você enfiou um cd no leitor, no nosso caso aqui ele apareceu como "games 10_03", pq é o nome que foi dado ao dvd quando foi gravado);
3. definir o tipo de midia, clique no botão AVANÇADO, depois escolha cdrom

Pronto agora você já tem como executar games de Windows direto do CD/DVD

http://img257.imageshack.us/i/cdrom.jpg/



Um "parceiro" do Wine que ajuda muito nas tarefas é o VineYeard. Ele tem uma série de configurações interessantes e optimiza o uso, já instala direto o famoso "winetricks" que são ajustes finos comuns, entre outras opções como registro, hardware, etc... Depois de instalado ele vai ficar disponível no Menu Principal -> Preferências -> Windows Aplicattions.

Basicamente ele permite que você escolha as mesmas opções que no Wine, só que de modo mais fácil e detalhado.
Uma das opções mais interessantes é o "install" que já tem uma série de programas listados como por exemplo internet explorer, rar, windows media player, adobe, etc... (similar ao playonlinux)

Outra facilidade é a aba tools (ferramentas) aonde vc pode mexer no registro, abrir um terminal de prompt do windows, e realizar outras tarefas cotidianas e chatinhas de usuários do windows para ajustes finos...

No terminal faça cada uma das linhas abaixo:
sudo add-apt-repository ppa:cybolic/vineyard-testing
sudo apt-get update
sudo apt-get remove python-wine vineyard
sudo apt-get install python-wine vineyard


Tópicos relacionados:
Tutorial Basico de instalação do Wine
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4865.0.html

Como instalar o Wine para usar o Msoffice 2007, sem problemas, no Ubuntu 10.10
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,80290.0.html

platao

Ola mkleber, estou movendo para dicas e truques onde o seu post tera melhor visualização.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

mkleber

Supondo que você baixou uma ISO de um game que queira TESTAR o mesmo SEM GRAVAR uma mídia. O segredo é rodar um disco virtual (estilo daemon tools ou magic iso do Windos), o programa indicado para isso é o ACETONE (http://www.acetoneteam.org/). Eu sugiro adicionar o acetone direto do repositório -> sistema -> administração -> gerenciador de pacotes synaptic. Dai lá vc escreve acetone ele vai mostrar, em cima dele você clica com o botão direito do mouse, escolhe marcar para instalação clica no aplicar e ele instalará.

Pronto está feita a instalação do ACETONE (o ícone dele ficará em multimedia).

Abra o acetone, clique na opção MOUNT (montar) que está marcada no 1, ele vai abrir o navegar, vc vai até aonde está o ISO e seleciona ele, automaticamente vai abrir o nautilus com o conteúdo do disco...

Ali aonde aparece o "2" mostra o volume que está montado

http://img826.imageshack.us/i/acetone.jpg/

Pronto agora que montamos um volume virtual vamos fazer ele aparecer no WINE

Abrindo o configurador do WINE, (aplicativos -> Wine - > Configurar), abra a ABA unidades. Clique no Adcionar, escolha uma letra, escolha NAvegar e vá até o diretório /home/nome do seu micro/virtual-drives/1/

Clique no avançado, o tipo escolha CDROM -> Aplicar e pronto !


postenga

Acabei de instalar o call of duty: black ops ia playonlinux. Roda bem...achei o desempenho um pouco inferior ao windows mas roda blz. O futuro do wine é promissor.

GuilhermeSalazar


GuilhermeSalazar

Instalei o AcetoneISO aqui, realmente é muito bom o programa.

alissonjp

#7
Recomendo a instalação do winetricks sudo apt-get install winetricks

depois execute o mesmo no terminal com o comando winetricks. Vejam como fica:

Imagem maior que 40k, leia as regras
http://img577.imageshack.us/img577/2530/capturadetelax.png
Imagem maior que 40k, leia as regras


Com ele você pode instalar vários aplicativos para o wine como bibliotecas para dll e fontes para deixar os seus programas do windows com um visual melhor.

postenga

Instalei PES 2011 e call fo duty black ops via playonlinux. Os 2 rodam muito bem, com uma pequena perda de desempenho em comparação aos mesmo na platforma windows. O único pro do PES 2011 foi não reconhecer normalmente meu joystick.

Cyber MSX

Se alguém puder me ensinar a instalar o Winamp corretamente pelo WINE ou PlayOnLinux, agradeço.

Gabr1990

Citação de: Cyber MSX online 21 de Março de 2011, 01:11
Se alguém puder me ensinar a instalar o Winamp corretamente pelo WINE ou PlayOnLinux, agradeço.

Rapaz, tem um player nativo do Linux que é igual o Winamp Light, o Audacious, você o encontra lá na central de programas ubuntu, ele vem com variadas skins!
Conteúdo interessante e bom humor: http://menteabduzida.net/ :D

andpensador

Citação de: mkleber online 27 de Dezembro de 2010, 11:41

Abra o acetone, clique na opção MOUNT (montar) que está marcada no 1, ele vai abrir o navegar, vc vai até aonde está o ISO e seleciona ele, automaticamente vai abrir o nautilus com o conteúdo do disco...

Ali aonde aparece o "2" mostra o volume que está montado

Amigo, o que poderia estar provocando o seguinte erro (a imagem já está no formato .ISO):
"Error, could not mount image.

Solution:
Try converting the image to ISO or extract the content to a folder from the upper menu "Image Conversion."
NOTE: it is NOT possible to mount multi-sector images.
For more information, please visit official website: http://www.acetoneteam.org
"

mkleber

Tem como fazer uma screenshot (captura de tela) pra gente entender o problema e buscar uma solução?

andpensador

Citação de: mkleber online 28 de Julho de 2011, 00:52
Tem como fazer uma screenshot (captura de tela) pra gente entender o problema e buscar uma solução?

Na hora! Olha só:



Uploaded with ImageShack.us

Isso acontece quando clico no botão "Mount".
[]

Stauricus

valeu pelo tutorial, muito esclarecedor :)
só tenho uma dúvida em relação ao Wine, que é sobre a segurança. naturalmente, ele pode rodar alguns virus de windows, certo?
mas eu queria saber se é possível ligar/desligar totalmente o wine conforme a minha vontade, e se eu tenho a garantia que ele não rodaria nenhum exe qdo "desligado". outra dúvida é se ele rodaria alguma aplicação de forma escondida (assim como fazem virus e trojans), ou se o Linux me pede autorização pra cada aplicação que o Wine tentar rodar, sejam elas virus ou programas mesmo.

essas perguntas são meio básicas, mas é pq ainda nem baixei o Wine. só vou fazer isso qdo tiver mais conhecimento do funcionamento dele, pra não fazer nenhuma cagada aqui :P

agora que achei esse tuto, já sei mais ou menos como configurar. falta só tirar essas dúvidas mesmo...

obrigado!