como instalar ubuntu no meu sony vaio vpc ea20fb bi

Iniciado por Roberto M M, 25 de Dezembro de 2010, 13:45

tópico anterior - próximo tópico

Roberto M M

Ola amigos .......
Tenho um note sony vaio , estou tentanto instalar o ubuntu 10.10 64btis. eu ate consigo instalar, mais surge alguns problemas.
Primeiro quando inicia pela primeira vez ,ele fica numa tela preta pedindo login e senha.Não consigo iniciar, ja instalei a versão 10.04 ,e ai o problema e outro não tem audio e talvez a camera também nao funcione.O que posso fazer a respeito?
Sou meu leigo no assunto, se possivel me envie um passo a passo para poder resolver.

Obrigado

linuser104

Citação de: Roberto M M online 25 de Dezembro de 2010, 13:45
Ola amigos .......
Tenho um note sony vaio , estou tentanto instalar o ubuntu 10.10 64btis. eu ate consigo instalar, mais surge alguns problemas.
Primeiro quando inicia pela primeira vez ,ele fica numa tela preta pedindo login e senha.Não consigo iniciar, ja instalei a versão 10.04 ,e ai o problema e outro não tem audio e talvez a camera também nao funcione.O que posso fazer a respeito?
Sou meu leigo no assunto, se possivel me envie um passo a passo para poder resolver.

Obrigado

Com relação a versão 10.04 que me parece ser a que melhor detectou seu hardware para solucionar o problema de som e da webacam vc pode tentar isso:

para webcam:

- veja esse link: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,49371.0.html já que possui um sony vaio e veja se sua webcam é uma das relatadas pora lá que funciona com o driver que é comentado no link.

para o som:

- tem um comando que resolve o problema do som para muito dos casos que seria o seguinte, abrir o terminal que seria pelo menu Aplicativos > Acessórios > Terminal e lá digitar:

sudo gedit /etc/modprobe.d/alsa-base.conf

vai ser pedido uma senha pelo terminal, portanto digite sua senha de usuario e não se preocupe que ao digitar a senha no terminal não é mostrado nada, mas vc está sim fornecendo a mesma ok.

No final desse arquivo alsa-base.conf que for aberto pelo comando anterior digite o seguinte texto:

options snd-hda-intel model=auto

salvar e sair do arquivo e reiniciar o seu PC.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Roberto M M

Ola amigo........

Fiz esta configurações, mais nao aceitou. Deve ser a placa de video e os drivers do sony vaio, que não aceita o linux.
Eu cheguei a testar o ubuntu antes de formatar, ele aparecia  normal as telas , mais o som nao tinha mesmo.
Deve ser os drivers do sony vaio , video , som e cam. Como posso atualizar todos os drivers deste modelo . Sendo que ele veio com o ruim win 7.

Tota

Citação de: Roberto M M online 28 de Dezembro de 2010, 08:07
...Deve ser os drivers do sony vaio , video , som e cam. Como posso atualizar todos os drivers deste modelo ....

Ola,

Entre em terminal (consola) e digite os seguintes comandos, copiando e postando aqui:

sudo lspcisudo lsusb

Serão listados os dispositivos pci e usb de sua maquina.

Com isto identificado, pode o forum esclarecer com mais propriedade.

[]'s

jpzm56

Eu tenho um note sony Vaio, deixei o ubuntu 9.10 instalado porque está funcionando muito bem, só não posso habilitar o driver  proprietário da Nvidia, mas pra mim não faz falta. As versões 10.04 e 10.10 apresentam problema com a placa de vídeo, por isso optei por ficar com a 9.10. Baixe e grave um live cd da versão 9.10 e faça um teste, pode ser que lhe atenda. No forum tem muita dica para placa de video.

dedemiquim

Meu irmão que instalou para mim o Ubuntu, eu acho que o 9.10 é muito melhor, eu achei ele rápido, e é mais aceitavel. Muito mais leve e simples, são só dicas fisícas.
André Fontinelle
dedemiquimm@gmail.com / andrefontinelle@hotmail.com