Tela do grub com vária opções Ubuntu

Iniciado por Patricio76, 22 de Dezembro de 2010, 18:47

tópico anterior - próximo tópico

Patricio76

Tenho o 10.04 LTS.
Na primeira atualização de segurança, na tela do grub ao invés de uma opção de Ubuntu apareceram duas :

Ububtu, com Linux 2.6.32-26 generic ( modo de recuperação )
Ububtu, com Linux 2.6.32-24 generic
Ububtu, com Linux 2.6.32-24 generic ( modo de recuperação )

Ontem, após mais uma atualização, surgiu uma terceira !
Ububtu, com Linux 2.6.32-27 generic
Ububtu, com Linux 2.6.32-27 generic ( modo de recuperação )
Ububtu, com Linux 2.6.32-26 generic

Como ainda estou nos primeiros passos, gostaria de saber o que ocorre durante uma atualização que cause isso e como posso manter apenas uma opção de Ubuntu com seu respectivo modo de recuperação.

cajaboy

Cara, é chato que só, mais sempre que inicio, teclo enter na 1ª opção e inicio normalmente meu ubuntu 10.10.

Fiquei curioso e fui olhar, realmente tem mais opções quando vc atualiza, como resolver isso?

Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

rruella

a muitos tópicos aqui sobre isso. começo por indicar a instalação de ubuntu tweak. neste aplicativo há lá um item que permite a limpesa de kerneis antigos.

Citação de: cajaboy online 22 de Dezembro de 2010, 18:52
Cara, é chato que só, mais sempre que inicio, teclo enter na 1ª opção e inicio normalmente meu ubuntu 10.10.
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

cajaboy

Sei como responder o seu problema.
O nome do camarada para resolver tal problema chama-se Ubuntu Tweak
Nele tem a opção de excluir as outras opções do grub deixando só a atual.

http://www.baixaki.com.br/linux/download/ubuntu-tweak.htm

por incrivel que pareça está até no baixaki, vc clica p/ o download, quando aparecer a tela para baixar, vc clica para abrir, quando terminar o download, ele irá abrir no ponto de instalar, depois de instalar vc abre ele em aplicativos/ferramentas de sistema/ubuntu tweak
limpeza de pacotes/ escolhe a opção do grub e outros pacotes que queira limpar, e pronto.
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

jfulber

Citação de: Patricio76 online 22 de Dezembro de 2010, 18:47
Tenho o 10.04 LTS.
Na primeira atualização de segurança, na tela do grub ao invés de uma opção de Ubuntu apareceram duas :

Ontem, após mais uma atualização, surgiu uma terceira !
Ububtu, com Linux 2.6.32-27 generic
Ububtu, com Linux 2.6.32-27 generic ( modo de recuperação )
Ububtu, com Linux 2.6.32-26 generic

Como ainda estou nos primeiros passos, gostaria de saber o que ocorre durante uma atualização que cause isso e como posso manter apenas uma opção de Ubuntu com seu respectivo modo de recuperação.

Para remover kernel antigo, existe mais de uma opção, mas indico o tweak por ser a opção mais simples de usar na minha opinião.
Quanto ao motivo de vc ter mais de 1 kernel após atualização, é que durante a atualização o kernel novo não sobrescreve o antigo, até por uma medida de segurança, caso haja algum problema com o novo kernel vc pode utilizar o antigo.
A medida que vai atualizando vai ficando cheio de opções de kernel no grub, então vc pode elimina-los, mas aconselho deixar o que vc estava usando por medida de segurança e só apaga-lo depois de verificar que o novo kernel esta totalmente funcional no seu computador.
Testando Ubuntu 10.10 - 64 bits

libonati

Olá Patricio76. Particulamente não gosto de programas que "facilitam" por ocupar espaço e nos tornar dependentes. Vá direto a fonte.
cd /boot
Remova os arquivos
sudo rm -fv abi-2.6.35-23-generic    config-2.6.35-23-generic initrd.img-2.6.35-23-generic \
System.map
-2.6.35-23-generic  vmcoreinfo-2.6.35-23-generic  vmlinuz-2.6.35-23-generic
Tenha cuidado para não remover os arquivos de última atualização (numeração maior)
sudo update-grub
Reinicie o computador.

MauricioPJ

Eu tenho aqui instalado o grub Customizer ele também elimina essas entradas
Atenciosamente,
Mauricio P Jesus
Ubuntu 10.10 ubuntu user #32824

bawlaw

o ubuntu-tweak tambem tem uma opçao que elimina estas entradas.

clodoaldops

Removendo Kernel antigo com um comando
http://andregondim.eti.br/2009/12/removendo-kernel-antigo-com-um-comando/

Funciona muito bem... uso com frequencia e sem nenhum problema desde a versão 9.10.