[Resolvido] Scanner HP Deskjet_1050_j410 All-in-One não funciona

Iniciado por Hernâni, 16 de Dezembro de 2010, 14:57

tópico anterior - próximo tópico

Hernâni

Caros amigos!

Tenho instalado o scanner HP Deskjet_1050_j410 All-in-One no Ubuntu 9.10 com a última versão do HPlip e o sistema actualizado. Quando executo o Xsane ele dá a seguinte mensagem de erro: "Falha ao abrir o dispositivo: hpaio:/usb/Deskjet_1050_j410_series?serial=CN06R21GBZ05HW: dispositivo ocupado".

Já li quase tudo o que há escrito na Internet sobre este erro e até agora nada me ajudou a resolve-lo.

Quando executo o comando scanimage -L o scanner é corretamente identificado e sem mensagens de erro. O comando "sane-find-scanner" também identifica, mas aqui, este comando também identifica nas linhas a seguir a Webcam. Será que o problema está aqui?

Já experimentei o Xsane, o Simple scan e o Scan2pdf. Todos mencionam o Scanner correctamente mas ele não funciona com nenhum.

Agradeço muito a vossa ajuda porque queria migrar de vez para o Ubuntu e só me falta poder usar o scanner.

A impressora funciona na perfeição, o que me deixa admirado, uma vez que o hplip é o mesmo.

Obrigado

Hernâni

Hernâni

Viva!

Parece que a instalação está correcta, mas existe um problema relacionado com "grupos" porque o grupo "scanner" não existe na pasta /etc/group e creio que devia existir.

Se alguém souber como criar e adicionar "users" a um "grupo", por favor ajude.

Obrigado.

Hernâni

livre1

Vocẽ poderia tentar baixar a iso do Ubuntu por exemplo a LTS versão do Ubuntu 10.04 ou a ultima versão estavel.

Porque eu penso que o hplip que vem no Ubuntu 9.10 deve ser antigo.

Existe um pacote chamado hplip-gui se quiser instalar ele.

Hernâni

Livre1,

Obrigado pela sua resposta e por ter tentado ajudar, no entanto, este não é o problema porque o hplip é o mais recente. É o que agora está disponível para download no site da HP.

O meu problema é que o grupo "scanner" por alguma razão não foi criado e eu também não sei como o criar.

Se alguém poder ajudar, agradeço muito.

Obrigado.

Hernâni

Tota

Citação de: Hernâni online 16 de Dezembro de 2010, 21:45
O meu problema é que o grupo "scanner" por alguma razão não foi criado e eu também não sei como o criar.

Clique em sistema=> administração => usuarios e grupos

Crie o grupo => scanner

Coloque seu usuario nele.

[]'s

Hernâni

Obrigado, Tota!

Agradeço muito a sua atenção. Já consegui criar o grupo mas mesmo assim o scanner ainda não funciona. Quando executo o comando sudo tail -f /var/log/messages antes de executar o Xsane o resultado é este:

prof@prof-laptop:~$ sudo tail -f /var/log/messages
[sudo] password for prof:
Dec 17 16:00:06 prof-laptop kernel: [   38.416991] [drm] TV-14: set mode NTSC 480i 0
Dec 17 16:00:06 prof-laptop kernel: [   38.558631] [drm] TV-14: set mode NTSC 480i 0
Dec 17 16:00:06 prof-laptop kernel: [   38.655138] ADDRCONF(NETDEV_UP): wlan0: link is not ready
Dec 17 16:00:06 prof-laptop kernel: [   38.862208] [drm] TV-14: set mode NTSC 480i 0
Dec 17 16:00:07 prof-laptop kernel: [   39.006219] [drm] TV-14: set mode NTSC 480i 0
Dec 17 16:00:07 prof-laptop kernel: [   39.297354] [drm] TV-14: set mode NTSC 480i 0
Dec 17 16:00:07 prof-laptop kernel: [   39.443950] [drm] TV-14: set mode NTSC 480i 0
Dec 17 16:00:07 prof-laptop kernel: [   39.680813] ppdev: user-space parallel port driver
Dec 17 16:00:09 prof-laptop kernel: [   41.513951] usb 2-3: usbfs: interface 1 claimed by usblp while 'usb' sets config #1
Dec 17 16:00:19 prof-laptop kernel: [   51.277000] ADDRCONF(NETDEV_CHANGE): wlan0: link becomes ready

Portanto, não existem erros. Mas se executar o mesmo comando depois de ter executado o Xsane, aí o erro aparece:

prof@prof-laptop:~$ sudo tail -f /var/log/messages
[sudo] password for prof:
Dec 17 16:00:06 prof-laptop kernel: [   38.655138] ADDRCONF(NETDEV_UP): wlan0: link is not ready
Dec 17 16:00:06 prof-laptop kernel: [   38.862208] [drm] TV-14: set mode NTSC 480i 0
Dec 17 16:00:07 prof-laptop kernel: [   39.006219] [drm] TV-14: set mode NTSC 480i 0
Dec 17 16:00:07 prof-laptop kernel: [   39.297354] [drm] TV-14: set mode NTSC 480i 0
Dec 17 16:00:07 prof-laptop kernel: [   39.443950] [drm] TV-14: set mode NTSC 480i 0
Dec 17 16:00:07 prof-laptop kernel: [   39.680813] ppdev: user-space parallel port driver
Dec 17 16:00:09 prof-laptop kernel: [   41.513951] usb 2-3: usbfs: interface 1 claimed by usblp while 'usb' sets config #1
Dec 17 16:00:19 prof-laptop kernel: [   51.277000] ADDRCONF(NETDEV_CHANGE): wlan0: link becomes ready
Dec 17 16:04:54 prof-laptop xsane: failed to open scan channel: scan/sane/hpaio.c 658
Dec 17 16:04:54 prof-laptop kernel: [  326.646039] usblp0: removed

O erro é o que está a bold.

Se alguém tiver uma ideia de como resolvo este erro, eu agradeço imenso a ajuda.

Um abraço.

Hernâni

livre1

Veja essa pagina que fala de um bug no hplip: https://bugs.launchpad.net/hplip/+bug/652963

La tem uma possivel solução que é editar algum arquivo.

Hernâni

Livre1 e Tota,

Antes de mais queria agradecer-vos pelas ajudas que me deram a resolver este problema. Sem vocês talvez não conseguisse. Um grande obrigado ao Tota porque me ensinou a criar "Grupos" em Linux e um grandíssimo obrigado ao Livre1, porque me indicou o site certo para seguir. A solução do link do Livre1 é perfeita e funcionou em grande.
Obrigado a ambos.

Agora vamos ao tutorial passo-a-passo que me permitiu por este scanner a funcionar:

Este scanner não funciona logo após a instalação porque o hplip contém um bug e vários defeitos que não lhe permitem funcionar.

1 – Quando se instala o hplip, ele não cria o grupo "Scanner". Então é necessário fazer o seguinte: ir a Sistema=> Administração => Usuários e Grupos, clicar em baixo onde tem as 2 chavinhas e na janela que se abre colocar o nome do seu usuário e palavra pass. Dar OK. Agora o sistema já o deixa criar um novo grupo. Depois do grupo criado, fechar tudo, abrir o Terminal e executar o seguinte comando para juntar "Saned" ao grupo "scanner": sudo adduser saned scanner

2 – Agora vamos juntar o nosso nome de usuário ao grupo "scanner" executando o seguinte comando: sudo adduser o_seu_nome_de_usuario scanner

3 – Agora já estamos prontos para corrigir a instalação que foi feita pelo hplip, fazendo o seguinte:

a) Garantir que temos instalada a última versão do hplip que vai na versão 3.10.9.

b) Abrir como root o ficheiro /usr/share/hplip/data/models/models.dat executando o seguinte comando: sudo gedit /usr/share/hplip/data/models/models.dat

c) Agora na janela que se abriu vamos editar a secção "deskjet_1050_j410_series"  procurando as seguintes linhas: "io-mfp-mode=3" que tem de ficar assim: "io-mfp-mode=1" e ainda "scan-type=-1" que tem de ficar assim: "scan-type=7" . Em cima clicar em "save" para guardar as alterações. Agora saia do hp-toolbox e do hp-systray se eles estiverem a correr. Execute o xsane a partir do Terminal. Em princípio o scanner já funciona.

Boa sorte.
Hernâni

platao

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

livre1

Para os usuarios que ver este topico lembro que sempre antes de editar algum arquivo do sistema operacional ou de um programa como esse arquivo para a impressora funcionar, é bom fazer uma copia do arquivo antes de editar ele para caso de algo der errado.

Já foi resolvido e segundo o Hernâni agora esta funcionando, mais o que disse acima e principalmente para quem estiver procurando alguma coisa parecida, saber que uma copia do arquivo sem modificação é bom fazer.

Agora eu fico pensando como a HP faz uma coisa dessa (eu sei que erros em software podem ocorrer mais eu acho que eles deviam testar bem antes de liberar o pacote).

Hernâni essa impressora agora funciona bem, ou com o drive para Windows ela funciona melhor?

Você consegue usar todas as funções, e ver os niveis de tinta?

Estou perguntando, porque se um dia eu for comprar uma impressora eu já tenho alguma opnião de qual vai funcionar melhor nas distribuições Linux.

Hernâni

Viva Livre!

Respondendo às tuas questões: a impressora ficou a funcionar da mesma forma como funciona no Windows. Ela instala o HP Device Manager que permite todo o tipo de configurações e mostra também os níveis de tinta. A velocidade de funcionamento é a mesma que no Windows. Em comparação com o funcionamento em Windows é exactamente a mesma coisa.

Convém ressalvar que se trata de uma multifunções ( scan, cópia e impressora ) muito barata. É a mais barata do mercado, pelo que não se podem esperar grandes velocidades de impressão tanto em Linux com em Windows.

É conveniente também informar que a HP se disponibilizou de imediato a fornecer suporte para este problema. Recebi hoje mesmo o link com a informação para resolver o problema, mas curiosamente o link é exactamente o mesmo que forneceu o Livre! A HP garantiu que na próxima "release" este problema estará reparado e que será muito brevemente.

Apesar de ter tido este problema continuo a aconselhar a comprar HP, uma vez que o suporte é impecável. Reparem que esta multifunções não é suportada pelo Linux e mesmo assim está a funcionar a 100%.

Um Feliz Natal a todos, e continuem a participar neste fórum, para que ele continue a ajudar muita gente como até aqui.

Um abraço.

Hernâni

Ioca100

Olá colegas, semana passada comprei uma multifuncional HP deskjet F4480, ela veio defeituosa e me deu trabalho para instalá-la, mas , depois, que a revenda trocou por outra nova, foi só excluir a antiga e ligá-la que o Ubuntu 10.04, com os drivers novos da HP 3.10.9, instalou automaticamente e está a funcionar perfeitamente.
Usuário Linux- 449417

Hernâni

Loca100,

O facto da minha impressora não ter funcionado bem, isso não quer dizer que outros modelos também vão ter problemas. Que eu saiba existem várias dezenas de modelos de impressoras HP a funcionar bem com o HPlip 3.10.9. O bug que existe é para os modelos HP Deskjet 1050 e HP deskjet 2050 e poucas mais. As outras, é claro que funcionam bem.

Hernâni