Escolas brasileiras vão usar computadores com Mandriva

Iniciado por fatecano, 14 de Dezembro de 2010, 12:59

tópico anterior - próximo tópico

fatecano

CitarEscolas brasileiras vão usar computadores com Mandriva

O MEC (Ministério da Educação) selecionou recentemente computadores da linha Classmate com processores Intel e sistema operacional Mandriva Linux para uso em escolas de todo o país. A Positivo, fabricante e distribuidora da linha Classmate no Brasil, está trabalhando em parceria com a Mandriva para essa empreitada.

Se tudo der certo, essa será uma das maiores implantações de Linux no mundo, já que há um potencial para atingir até 1,5 milhão de unidades distribuídas entre professores, pais e alunos. Com os custos de produção e sistema operacional incluso, o preço médio do equipamento ficará em US$ 200,00 (R$ 338,00) por unidade.

Além disso, a versão do Mandriva que será usada é a versão mais recente voltada para netbooks e contará com um lançador exclusivo de aplicações. A nota oficial não diz exatamente quando os computadores começarão a ser distribuídos, mas imagina-se que será já em 2011.

É possível obter mais informações sobre o Classmate PC na página do projeto, e na página do Mandriva você pode conhecer mais sobre a solução envolvendo o Mandriva em computadores Classmate.

Com informações: Mandriva. Imagem: divulgação.

Fonte: http://tecnoblog.net/51024/escolas-brasileiras-vao-usar-computadores-com-mandriva/

Gostei do projeto!
Tomara que seja um sucesso.  ;)

jkmsjq

Citação de: fatecano online 14 de Dezembro de 2010, 12:59
CitarEscolas brasileiras vão usar computadores com Mandriva

O MEC (Ministério da Educação) selecionou recentemente computadores da linha Classmate com processores Intel e sistema operacional Mandriva Linux para uso em escolas de todo o país. A Positivo, fabricante e distribuidora da linha Classmate no Brasil, está trabalhando em parceria com a Mandriva para essa empreitada.

Se tudo der certo, essa será uma das maiores implantações de Linux no mundo, já que há um potencial para atingir até 1,5 milhão de unidades distribuídas entre professores, pais e alunos. Com os custos de produção e sistema operacional incluso, o preço médio do equipamento ficará em US$ 200,00 (R$ 338,00) por unidade.

Além disso, a versão do Mandriva que será usada é a versão mais recente voltada para netbooks e contará com um lançador exclusivo de aplicações. A nota oficial não diz exatamente quando os computadores começarão a ser distribuídos, mas imagina-se que será já em 2011.

É possível obter mais informações sobre o Classmate PC na página do projeto, e na página do Mandriva você pode conhecer mais sobre a solução envolvendo o Mandriva em computadores Classmate.

Com informações: Mandriva. Imagem: divulgação.

Fonte: http://tecnoblog.net/51024/escolas-brasileiras-vao-usar-computadores-com-mandriva/

Gostei do projeto!
Tomara que seja um sucesso.  ;)

Também espero que saia do "forno" esse projeto do governo o quanto antes. Vi essa notícia no site do Mandriva, gostei tanto que postei no curso de mídias que faço pelo MEC/EaD... os professores que participam do curso até levaram um susto quando viram a importância que o Governo Federal dá aos projetos Linux/GNU... pena que a maioria dos professores (pelo menos os daqui da Bahia) não acreditam ou dão tanta importância para nós, do mundo Livre... preferem continuar num mundo bitolado e o pior, pirateado, virótico do Window$... fazer o que né... como se diz é a "inércia" computacional... mas vamos ver se com esse projeto federal ajude a minimizar esse problema... só não gostei muito da escolha da distro... bem que podia ser o Ubuntu ou alguma variação dele (Kubuntu ou Edubuntu...), mas vamos ver no que vai dar afinal esse projeto...!!!

Valeu...

Fui...

Até mais...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

livre1

Eu acho que era melhor usar Debian, ou uma distribuição sem fins lucrativos.

jfulber

Apesar de preferir o Ubuntu, acho o Mandriva uma boa escolha, ainda mais nesse sistema de parceria entre empresa e governo, espero que isso dê certo e não seja mais uma roubalheira por parte de alguns que sempre querem "arrecadar" com estes projetos.
Pelo menos desta vez vão usar uma distro decente e não aquelas distros tabajara que vinham ou ainda vem com aqueles micros baratos incentivados pelo governo. Até para agregar coloquei um link no final, onde o Morimoto fala sobre estas distros cruéis.

http://www.gdhpress.com.br/linux/leia/index.php?p=cap9-11
Testando Ubuntu 10.10 - 64 bits

irtigor

Foi uma escolha excelente, só fico incomodado com os comentários "mimimi" que apareceram (não só aqui).

platao

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

nebuladex

Mandriva e muito bom. Temos a distro brazuka Big Linux. E a histórica distro Kurumin. To dizendo isso pq o presidente Lula Molusco chegou a ir em congresso de software livre para apoiar o software livre e apioar a iniciativa de desenvolvedores nacionais. Pq não apoiar a Big dando  subsídios ou então reativar  a Kurimin tornando uma distro oficial escolas.

filipevix

Citação de: nebuladex online 16 de Dezembro de 2010, 23:05
Mandriva e muito bom. Temos a distro brazuka Big Linux. E a histórica distro Kurumin. To dizendo isso pq o presidente Lula Molusco chegou a ir em congresso de software livre para apoiar o software livre e apioar a iniciativa de desenvolvedores nacionais. Pq não apoiar a Big dando  subsídios ou então reativar  a Kurimin tornando uma distro oficial escolas.
se o governo reativasse o Kurumin seria muito bom,pois ele estaria investindo em uma distro 100% nacional.
"The Future is Open"

livre1

Me digam o Mandriva é software livre?

Ele não vem com nenhum drive proprietario?

Livre é Gnewsense, Trisquel é parece que o Debian está caminhando para isso: http://br-linux.org/2010/debian-6-0-squeeze-sem-firmwares-nao-livres-no-kernel/

Eu não sei se o governo diz que o Mandriva é software livre, mais se diz eu só quero deixar claro o meu posicionamento, se é pra usar software livre que use software livre de verdade é não software que é meio termo.

Pode ser que o Mandriva é bom, eu usei pouco é nem foi em computador meu, além de que a versão que usei acho que ara antiga, mais de livre até agora ele parece ser meio termo igual Ubuntu, Fedora opensuse é o Debian versão estavel atual.