Iniciante - Como fazer o particionamento em HD com XP

Iniciado por Fabio Carvalho, 27 de Junho de 2006, 16:54

tópico anterior - próximo tópico

Fabio Carvalho

Pessoal, boa tarde!
Sou iniciante em linux e queria instalar em minha máquina ( notebook Toshiba Satellite A75 ), porém estou com dúvidas com relação ao particionamento do HD... tenho 100 Gb e destes só utilizei 30 Gb já com o XP... Como particionar de forma a que não apague o Windows??? Outra coisa... tenho o CD Ubuntu 5.04.. o Live não roda na máquina... ele lista vários arquivos ou dlls, nao sei, e depois trava a tela completamente escura... nao adianta que não passa desta parte... Principalmente o particionamento, como fazer da forma correta, se puder ser passo a passo agradeço...

Forte abraço!!!  :)

Magneto

Em CPU ou no HD, uhauha, acho difícil caber em um CPU,mas enfim.Tem como instalar sim, procure Dual Boot na ferramenta de busca, tem muita coisa sobre, isso.

Lamego

Sem problemas, durante a instalação e quando pergunta como quer particionar é só ter o cuidado de indicar que quer fazer manualmente.
Aí encolhe a partição NTFS para o tamanho que quer deixar no Windows e utiliza o resto para criar as partições Linux.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

rbione

eu nao sei como esta seiu hd. mas vou ter como base que tem apenas uma particao de 100gb e 30gb esta com o windows xp. vc usa o partition magic pra diminuir o tamanho da particao somente e durante a instalacao vc escolhe o sistema de aruivos que vai usar com o linux.

Magneto

Eu uso o Gparted Live CD, muito bom, rápido e leve, pois vem com o Fluxbox, com ele eu reparticiono direto e nunca tive problemas.

Lamego

Não precisa pegar um programa comercial como o o Partition Magic ou mesmo outro LiveCD, o do Ubuntu é mais que suficiente para reparticionar como você precisa para a instalação. Para quê complicar ?
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Fabio Carvalho

Pessoal, ninguem tem um passo a passo ai pra mim não??? Agradeço as respostas... Forte abraço!!!
Obs.: Estou com o Gparted Live CD....

mitsu

Citação de: "Fabio Carvalho"Pessoal, ninguem tem um passo a passo ai pra mim não??? Agradeço as respostas... Forte abraço!!!
Obs.: Estou com o Gparted Live CD....
Veja se isso ajuda:
http://www.guiadohardware.net/guias/03/index4.php  # teoria sobre particoes
http://www.guiadohardware.net/guias/03/index5.php  # particionando no linux