[RESOLVIDO] Erro depois de particionar com GPARTED e sda7 sumiu

Iniciado por Playmaster, 11 de Dezembro de 2010, 22:02

tópico anterior - próximo tópico

Playmaster

Pessoal, já dei um procurada pela internet e no fórum, porém não consegui encontrar algo para solucionar meu problema.

Vmos ao status do disco antes da "cagada":

Primárias
1 partição da DELL (recovery)
1 partição NTFS (windows 7)
1 partição ext4 (ubuntu 10.04)
1 swap

Dentro da extendida
1 partição NTFS (meus documentos do windows)
1 partição ext4 (/home)

Como o windows 7 q tenho no pc é o original, não queria mexer e resolvi criar outra partição NTFS dentro da partição extendida para instalar o windows 7 ultimate. Criei uma nova partição antes da partição NTFS dentro da partição extendida, ou seja, a nova partição ficaria na primeira posição dentro da partição extendida.

O processo estava indo tudo blz até que o gparted acusou erro na operação.

Qndo abri o gparted novamente, ainda no sistema, o msm naum conseguia encontrar qlq partição. Logo pensei,  FU**EU!

Rebootei o sistema, grub normal, porém o sistema naum consegue montar o /home. No comando fdisk -l o /dev/sda7 não aparece e apresenta uma msg "omitting empty partition (sda7)". Outra coisa interessante é que minha partição extendida termina no cilindro 60802 enquanto o disco (500GB) termina no clindro 60801.

Digo isso, pois na hora de redimensionar as partições, desmarquei uma opção de arredondar cilindros (ou marquei, não lembro, só sei q tirei do default) para poder ocupar 7MB que estavam ficando desalocados. Será que o GPARTED arrendondou os cilindros da partição extendida para um número maior do que existe no disco? Como faço pra alterar esse valor (fazer a partição extendida ir até o cilindro 60801?

Estou mto crente que o problema seja este, pois a partição /home (fica na sda7) está na última partição e como a partição extendida esta com 1 cilindro a mais do que o disco, a minha partição /home ficou com 1 cilindro a mais.

Não sei se expliquei bem o q está ocorrendo, qlq coisa me pergunte aqui.

Obrigado pessoal.

rjbgbo

no tempo em que eu usava dual-boot, meu hd era assim

partição primária
windows xp - 40gb

partição estendida
ubuntu - ext4 c/ 30gb
/home - ext4 c/ 10gb
swap - 1gb
dados - ntfs c/ todo o restante do hd de 160gb

sacou a diferença
pelo que já li, o nº de partições primárias é limitado e da estendida ñ, inclusive ñ precisa fazer partição estendida dentro de uma partição estendida.

dá uma pesquisada sobre partições, p/ verificar se essas informações que passei procedem.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Playmaster

Citação de: rjbgbo online 12 de Dezembro de 2010, 08:18
no tempo em que eu usava dual-boot, meu hd era assim

partição primária
windows xp - 40gb

partição estendida
ubuntu - ext4 c/ 30gb
/home - ext4 c/ 10gb
swap - 1gb
dados - ntfs c/ todo o restante do hd de 160gb

sacou a diferença
pelo que já li, o nº de partições primárias é limitado e da estendida ñ, inclusive ñ precisa fazer partição estendida dentro de uma partição estendida.

dá uma pesquisada sobre partições, p/ verificar se essas informações que passei procedem.

Então, eu tenho apenas 1 estendida. Essa partição extra (NTFS) que eu estava criando para colocar o windows 7 estava dentro da partição estendida que eu já tinha.

Playmaster

Vou colocar o resultado do comando fdisk -l e o arquivo fstab:

fdisk -l
omitting empty partition (7)

Disk /dev/sda: 500.1 GB, 500107862016 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 60801 cylinders
Units = cylinders of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Disk identifier: 0xf0000000

Device Boot      Start         End      Blocks   Id  System
/dev/sda1               1          10       80293+  de  Dell Utility
/dev/sda2   *          11        1202     9566208    7  HPFS/NTFS
/dev/sda3            1203        4283    24748132+   7  HPFS/NTFS
/dev/sda4            4284      60802  453983332    5  Extended
/dev/sda5            4284       10483    49799805   83  Linux
/dev/sda6           10727       40634   240235389    7  HPFS/NTFS

EM VERMELHO, coloquei o que suspeito estar errado. Lembrando que ao particionar com GPARTED, eu alterei uma opção sobre os cilindros para poder alocar 7MB que estavam vazios, sem alterar esta opção sobre os cilindros, não conseguia alocar os 7MB pelo gparted.

fstab
# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid -o value -s UUID' to print the universally unique identifier
# for a device; this may be used with UUID= as a more robust way to name
# devices that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    nodev,noexec,nosuid 0       0
/dev/sda5       /               ext4    errors=remount-ro 0       1
# /home was on /dev/sda7 during installation
UUID=a9d4c2b5-bc2a-40b5-a7c9-766c16fc714e /home           ext4    defaults        0       2
# swap was on /dev/sda8 during installation
UUID=83ca9083-018d-4b41-a95e-232d2762dc23 none            swap    sw              0       0

Playmaster

Mais informações:

Tentei utilizar o comando cfdisk para obter mais dados e o sistema imprimiu o seguinte erro:

FATAL ERROR: Bad primary partition 3: Partition ends in the final partial cylinder

rjbgbo

ñ sou muito conhecedor de partição, mas vai minha sugestão.
tenta deixar como primária o windows e essa partição de recuperação da dell
o resto joga tudo p/ partições estendidas

só tive problemas nos tempos do ubuntu 6.10 e 7.04, porque eu tinha um hardware péssimo p/ linux, chipset sis e pl. de vídeo ati. por três vezes tive que zerar a cmos, porque ñ entrava nem ubuntu nem windows
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Playmaster

Solução:

Utilizei o testdisk para fazer backup dos arquivos pela rede em outro computador e formatei o disco.

Infelizmente não consegui recuperar as instalações.