Problemas com Internet 3G da Vivo

Iniciado por hegonzito, 02 de Dezembro de 2010, 14:47

tópico anterior - próximo tópico

hegonzito

Olá;

Eu tento utilizar o Ubuntu já faz algum tempo. O principal problema que eu encontrava era a resolução. Agora que achei uma provável salvação, estou com outro problema.

Tenho um modem 3G da Vivo, ZTE MF-110. Eu consegui instalar ele (descompactando e instalado), o ícone aparece em Aplicativos > Internet, mas quando eu clico para acessar, ele aparece como se estivesse carregando mas nada aparece.

Gostaria da ajuda de alguém que já passou por isso ou saber como resolver.

Obs.: estou utilizando o Ubuntu 9.04, e para a resolução do problema eu não conto com a internet.

Obrigado.

Abraços;

zekkerj

Olá hegonzito,

O Ubuntu 9.04 é muito problemático com redes. Eu sugiro que você se programe pra atualizar pro 10.04, que é bem melhor nesse sentido.

A solução do seu problema passa por dois passos: primeiro, instalar uma versão recente do pacote usb-modeswitch. Isso é relativamente fácil de resolver, vc pode baixar o pacote mais recente do site do desenvolvedor (http://www.draisberghof.de/usb_modeswitch/#download).

O segundo passo é mais complicado. Um dos motivos do Ubuntu 9.04 ser problemático com redes é a versão do Gerenciador de Redes que ele usa (se não me engano, a versão 0.7). Pra estabilizar, vc teria que atualizar, pelo menos, pra versão 0.8, que só está disponível, se não me engano, a partir do Ubuntu 9.10, ou por PPA (repositório não-oficial).

Tentar atualizar isso sobre o 9.04 pode disparar uma avalanche de dependências, inviabilizando que vc consiga a solução sem uma conexão internet alternativa.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

hegonzito

Então;

Eu tentei instalar a versão 10.04, mas quando carrega, a imagem no monitor fica tudo desconfigurada, não dando nem para escolher a opção de instalar o sistema.

Por isso eu optei por utilizar o 9.04 que eu possuo para então atualizar pacotes e etc para 10.10.

Então eu precisaria de uma internet alternativa?
Meu problema tem solução ou é só mudando a versão do SO?

zekkerj

Tem solução, mas vc precisa da conexão alternativa. Eu acho mais prático atualizar tudo de uma vez.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

hegonzito

Beleza, então se eu realizar a atualização do sistema, esse problema pode ser resolvido?
Só com a atualização ou preciso fazer mais alguma coisa?

Obrigado.

Abraços;

zekkerj

tem muita coisa instalada na máquina? Se não tiver, eu acho que seria melhor (e muitos aqui vão concordar comigo) reinstalar o sistema do zero.

hegonzito

Beleza, vou baixar e instalar a versão 10.10. Os problemas com o 10.04 acho que foi com a gravação do CD, pq em nenhuma máquina está dando.

Por enquanto é isso então.
Muito obrigado e valeu a ajuda.

Abraços;

hegonzito

Instalei o Ubuntu 10.10 e está com o mesmo problema.

O que pode ser?

zekkerj

Mesmo problema, da 3G ou da resolução?

hegonzito

zekkerj

Bem, vamos tentar resolver o problema da internet primeiro.

Instale os pacotes "usb-modeswitch" e "usb-modeswitch-data" a partir do link que eu te passei lá em cima, dê retorno.

hegonzito

Pois então...

Eu tentei instalar e... não deu  :-X

Descompactei tudo e segui o "readme", mas deu problema na hora de intalar, mostrando que dava o erro 1.

Tentei ir no diretório /usr/bin e verifiquei que não tinha versões anteriores do usb-modeswitch instalado, então não sei qual o problema.

Tem mais uma tentativa?

Obrigado;

zekkerj

Por acaso a mensagem de erro falava algo sobre a falta do arquivo "usb.h"?

hegonzito

Sim, mostra esse problema.

O que fazer?

zekkerj

Instalar o pacote "linux-headers-generic", ou o meta-pacote "build-essential".