Após algum tempo de uso, internet só volta se reiniciar pc

Iniciado por cesargcomp, 30 de Novembro de 2010, 14:39

tópico anterior - próximo tópico

cesargcomp

Meu ubuntu tá rodando normal mas depois de algum tempo de uso (não é um padrão) fico sem internet e ela só volta se reinicio o pc. Achei que fosse problema de DNS (uso o DNS do Google). Mudei para o DNS padrão do meu provedor, tentei o OpenDNS, nada. É resolvido após reiniciar o pc mas é algo chato ter que reiniciar o pc toda hora.

Alguém teria alguma dica?

Minha conf:
Athlon XP +2600
1Gb RAM
Placa vídeo Geforce FX 5200 128 Mb
Placa rede - via-rhine
HD 80 Gb
Kernel omnislash
Ubuntu 10.04

Obs: Quando isso acontece, não consigo ping para nenhum endereço. Já tentei ao mudar o DNS digitar "sudo dhclient" mas não resolve. Sempre que altero o DNS, travo o /etc/resolv.conf ( sudo chattr +i /etc/resolv.conf) para não correr o risco de alteração do mesmo.
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

zeroday

Olá amigo ,

Estamos falando de internet wireless ou cabeada?

Se wireless , qual seria a placa wireless?

Até mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

cesargcomp

angelomarcondes

OK,

Por favor, forneça mais detalhes. Seu acesso a internet é cabeada, mas que tipo de conexão você utiliza? ADSL, Cable Modem, Rede Local (empresa)? Qual o tipo de autenticação (PPOE, Brigde)?
Quanto mais detalhes fornecer sobre a forma, equipamentos e serviço do seu acesso a internet, mais fácil ficará para podermos lhe ajudar.

Abraços
Angelo Marcondes de Oliveira Neto
Uai Geek
http://uaigeek.blogspot.com

cesargcomp

Citação de: angelomarcondes online 30 de Novembro de 2010, 17:21
OK,

Por favor, forneça mais detalhes. Seu acesso a internet é cabeada, mas que tipo de conexão você utiliza? ADSL, Cable Modem, Rede Local (empresa)? Qual o tipo de autenticação (PPOE, Brigde)?
Quanto mais detalhes fornecer sobre a forma, equipamentos e serviço do seu acesso a internet, mais fácil ficará para podermos lhe ajudar.

Abraços
Utilizo ADSL (Velox) com roteador TP-Link (para o note, dã), autenticação PPOE. O meu provedor é o UAI (MG).

angelomarcondes

Cesar,

Tenta analisar se seu problema não está no roteador wireless ou no ADSL. Quando acontecer o problema, por favor, digite o seguinte comando no seu terminal
ifconfig
E nos passe o resultado, assim poderemos dar prosseguimento a analise do seu problema.

Abraços
Angelo Marcondes de Oliveira Neto
Uai Geek
http://uaigeek.blogspot.com

zekkerj

Olá cesar, posso pedir um pouco mais? Além do comando que o Angelo pediu, execute também estes:

sudo lshw -C network

nm-tool
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Tota

Topico movido para a sessão internet, redes e segurança

cesargcomp

Citação de: angelomarcondes online 01 de Dezembro de 2010, 00:00
Cesar,

Tenta analisar se seu problema não está no roteador wireless ou no ADSL. Quando acontecer o problema, por favor, digite o seguinte comando no seu terminal
ifconfig
E nos passe o resultado, assim poderemos dar prosseguimento a analise do seu problema.

Abraços

angelo,
obrigado pela dica mas só acontece na minha máquina e tenho na mesma rede 3 notebooks e 3 pcs. Só a minha máquina tem o Ubuntu (por enquanto... estou tentando convencer os outros usuários mas usam o Windows para jogos praticamente :(... e alguns jogos não rodaram no Ubuntu). Logo que acontecer posto o resultado do ifconfig.
Aproveito para postar como está agora para uma futura comparação.

eth0      Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:13:d3:1b:6e:f0 
          inet end.: 192.168.1.103  Bcast:192.168.1.255  Masc:255.255.255.0
          endereço inet6: fe80::213:d3ff:fe1b:6ef0/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:335937 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:267026 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:439306548 (439.3 MB) TX bytes:24107818 (24.1 MB)
          IRQ:23 Endereço de E/S:0xa000

lo        Link encap:Loopback Local 
          inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
          endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Métrica:1
          pacotes RX:68 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:68 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:0
          RX bytes:6441 (6.4 KB) TX bytes:6441 (6.4 KB)

Citação de: zekkerj online 01 de Dezembro de 2010, 01:01
Olá cesar, posso pedir um pouco mais? Além do comando que o Angelo pediu, execute também estes:

sudo lshw -C network

nm-tool

*-network               
       description: Ethernet interface
       product: VT6102 [Rhine-II]
       vendor: VIA Technologies, Inc.
       physical id: 12
       bus info: pci@0000:00:12.0
       logical name: eth0
       version: 78
       serial: 00:13:d3:1b:6e:f0
       size: 100MB/s
       capacity: 100MB/s
       width: 32 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm bus_master cap_list ethernet physical tp mii 10bt 10bt-fd 100bt 100bt-fd autonegotiation
       configuration: autonegotiation=on broadcast=yes driver=via-rhine driverversion=1.4.3 duplex=full ip=192.168.1.103 latency=32 link=yes maxlatency=8 mingnt=3 multicast=yes port=MII speed=100MB/s
       resources: irq:23 ioport:e700(size=256) memory:ea002000-ea0020ff

NetworkManager Tool

State: connected

- Device: eth0  [Auto eth0] ----------------------------------------------------
  Type:              Wired
  Driver:            via-rhine
  State:             connected
  Default:           yes
  HW Address:        00:13:D3:1B:6E:F0

Capabilities:
    Carrier Detect:  yes
    Speed:           100 Mb/s

Wired Properties
    Carrier:         on

IPv4 Settings:
    Address:         192.168.1.103
    Prefix:          24 (255.255.255.0)
    Gateway:         192.168.1.2

DNS:             8.8.8.8
    DNS:             8.8.4.4

Seria interessante postar o resultado logo que o problema ocorrer, estou certo zekkerj?

Citação de: Tota online 01 de Dezembro de 2010, 07:07
Topico movido para a sessão internet, redes e segurança
Grande Tota! Valeu por adequar o tópico ao local correto!

zekkerj

Da próxima vez que o problema ocorrer, execute os comandos abaixo:

sudo modprobe -r via-rhine
sudo modprobe via-rhine

Diga se a rede retorna.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

cesargcomp

Olha só o que aconteceu agora. Todos os serviços do Google não funcionam (Reader, gmail, orkut, youtube). Entra em todos os outros sites.  ??? ??? ??? ??? ???

Edit: Consigo pingar para o google mas é normal o resultado ser esse "bs-in-f104.1e100.net"? E pq aparece "www.l.google.com" ao inés de "www.google.com"?

ping www.google.com
PING www.l.google.com (64.233.163.104) 56(84) bytes of data.
64 bytes from bs-in-f104.1e100.net (64.233.163.104): icmp_seq=1 ttl=55 time=43.4 ms
64 bytes from bs-in-f104.1e100.net (64.233.163.104): icmp_seq=2 ttl=55 time=43.1 ms
64 bytes from bs-in-f104.1e100.net (64.233.163.104): icmp_seq=3 ttl=55 time=41.9 ms
64 bytes from bs-in-f104.1e100.net (64.233.163.104): icmp_seq=4 ttl=55 time=42.2 ms
64 bytes from bs-in-f104.1e100.net (64.233.163.104): icmp_seq=5 ttl=55 time=46.1 ms
^C64 bytes from bs-in-f104.1e100.net (64.233.163.104): icmp_seq=6 ttl=55 time=44.7 ms

--- www.l.google.com ping statistics ---
6 packets transmitted, 6 received, 0% packet loss, time 5007ms
rtt min/avg/max/mdev = 41.989/43.630/46.154/1.434 ms

zekkerj

cesargcomp

Aham... Sou cliente Velox... Por quê? Tem algum problema (conheço vários) com a Velox no momento?

zekkerj

Esse é específico da Velox com o Google: de tempos em tempos, a rede de serviços do Google fica inacessível, pelo Velox. Continua pingando, continua resolvendo os nomes, mas não se consegue acessar nada do Google: gmail (junto com qq email hospedado no google), orkut, youtube...

Eu mesmo passava por isso, até que me vacinei contra a Oi.

cesargcomp

Citação de: zekkerj online 02 de Dezembro de 2010, 11:21
Esse é específico da Velox com o Google: de tempos em tempos, a rede de serviços do Google fica inacessível, pelo Velox. Continua pingando, continua resolvendo os nomes, mas não se consegue acessar nada do Google: gmail (junto com qq email hospedado no google), orkut, youtube...

Eu mesmo passava por isso, até que me vacinei contra a Oi.

Valeu pela informação zekkerj. Infelizmente não tenho muita opção ADSL aqui onde moro e fico refém da Oi.  :-\
Tenho usado outros DNS para ver se ajuda. Acho estranho que os serviços param de funcionar e ao reiniciar voltam. Sinistro. :o