Instalações de Aplicativos

Iniciado por Mandrack, 26 de Junho de 2006, 00:23

tópico anterior - próximo tópico

Mandrack

Olá a Todos.

Gostaria de saber se alguém pode me informar como faço caso queira instalar uma aplicação que ainda não esteja no repositório como por exemplo as Ultimas atualizações do Apache (2.2.2) ou PostgreSql (8.1.4).

E como fazer ainda para instalar as aplicações em diretorios determinados que não sejam o padrão do apt-get.

Agradeço antecipadamente a ajuda....

Piras

Você tem certeza de que tais aplicativos não estão disponíveis, mesmo nos repositórios universe ou multiverse? Se já não o fez, tente ativá-los por meio do Synaptic; o caminho no painel do Synaptic é este: Configurações>Repositórios>Adicionar.

Compilar as fontes (tar.gz ou tar.bz2) pode ser mais difícil e requerer a instalação de vários pacotes, especialmente os compiladores, é claro. Antes disso, tente instalar um pacote .rpm. Para tanto, será preciso instalar antes o pacote alien, que converterá os .rpm ou .tgz em pacotes .deb. O problema, tanto na compilação, quanto na conversão de pacotes .rpm ou .tgz é que podem surgir problemas de dependências quase insolúveis, de qualquer forma, perigosos para o seu sistema.

Mandrack

Olá Piras, Obrigado pela ajuda.

Sim. tenho certeza que essas atualizações não estão no repositorio. Fiz o download do apache pelo Synaptic e a versão instalada foi a 2.05. enquanto que no proprio site da Apache já se recomenda a instalação do apache2.2.2 , entre outros exemplos que poderia citar também. De qualquer forma baixei os binarios no site, segui algumas regras para compilar com os modulos que me interessavam, mas não consigo instalar de maneira que o Ubuntu reconheça as pastas. O mesmo acontece com compilações do mysql5.1 (beta), php5.2(dev).

Aproveitando a ocasião questiono:
Eu devo obrigatoriamente seguir a estrutura de diretorios ondes os pacotes ficariam instalados, caso o processo fosse feito pelo Synaptic?

E ainda, vcs poderiam me informar como fazer para instalar aplicações sem que o procedimento seja feito pelo Synaptic?

E obrigado pelas dicas ......

Mandrack

Olá a Todos.

Estive buscando informações sobre instalações "extra-repository" e achei algumas bem interessantes. Se algém mais estiver interessado no tema segue abaixo o link:
//http://monkeyblog.org/ubuntu/installing/

Obrigado e Sucesso

Lamego

Se são versões que não existem nos repositórios vai ter que instalar compilando a partir do código fonte.
As instruções dependem de programa para programa, tipicamente existe um ficheiro INSTALL com as instruções.
Para instalar noutro local e evitar conflito com os pacotes de opt utiliza a opção --prefix=/local_da_instalação no ./configure .
Um caminho comum a utilizar para programas instalados fora do sistema é /opt/nome_do_programa_versao .
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu