Sobre HD

Iniciado por XyDahn, 29 de Novembro de 2010, 11:40

tópico anterior - próximo tópico

XyDahn

Tenho três duvidas???

Primeira sobre o nucle do HD estou querendo deixa o nucle para o windows e ubuntu reconheça exemplo FAT32 mais que mova um arquivo mais que 4GB

Segunda se eu mudar o nucle com arquivos dentro eu perco os arquivos ???

Terceiro quando eu ligo meu pc as vezes da mensagem de que tal repartição ainda não está pronto o que quer dizer??

Tota

Ola

Está dificil entender o que é "nucle".

1) O que é possivel informar é que o sistema de arquivos FAT32 não aceita arquivos com mais de 4 gB => http://pt.wikipedia.org/wiki/FAT32

2) Não entendi sua segunda duvida.

3) Partições de sistemas de arquivos são montadas no GNU/Linux salvo se tenham algum problema. Se possível poste qual a mensagem de erro exatamente como aparece em sua tela para o forum saber o que sugerir.

[]'s

XyDahn

Desculpe o jeito que escrevi.... e obrigado por tenta me ajudar....

Vamos lá.

Situação: Tenho um HD de 320GB SATA 2 Fiz a repartição dele dividi ao meio... O sistema que estou usado é o ubuntu, e tenho a repartição para backup, o problema que ela está em FAT32, ela pode ser lida tanto pelo windows quando linux, o problema é que só da para manda um arquivo no maximo 4GB.

Pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/FAT32 Resultado: Suporta partições de até 2 também, tamanho de arquivos de 4 GB e o nome dos arquivos passou de 8 para 256 caracteres e superou o antigo limite de 3 caracteres para a extensão, embora este padrão ainda seja largamente utilizado.

Eu gostaria de sabe qual é a melhor estrutura de dados para usar da mesma forma que o FAT32 trabalha mais que suporte mais de 4 GB.

RonaldoRG

Formata em NTFS pra armazenar seus dados.
T+.
Ubuntu 12.04

XyDahn

Mais essa estrutura de dados serve para linux e windows? ??

XyDahn

Estou testado... formatei e to passado os arquivos...

bred81

Cuidado com distribuições linux + ntfs.
O Ubuntu não dá suporte a escrita (quanto a leitura não estou lembrado) em NTFS, quer dizer que a qualquer momento, pode haver algum incidente com seus dados.
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

XyDahn

Onde você viu isso ??

Você pesquisou ? se Pesquisou me posta a fonte.

bred81

Citação de: XyDahn online 29 de Novembro de 2010, 16:05
Onde você viu isso ??

Você pesquisou ? se Pesquisou me posta a fonte.
Quem deveria estar procurando é você, que está com a dúvida. Mas, aqui vai a cereja do bolo:

http://www.linux.org/lessons/advanced/x1254.html
CitarUsing NTFS under Linux

NTFS is the file system used on Windows server-type operating systems starting with Windows NT (hence the name) and continuing with Windows 2000, Windows XP and Windows Server 2003. Linux support for mounting NTFS read-only has existed since the 2.4 kernels. This support was greatly improved in the 2.6 kernels, but the ability to write to an NTFS partition is still somewhat experimental and therefore risky at the time of this writing.

Microsoft, the epitome of the proprietary software development company, has never divulged the inner workings of the filesystem. This has made NTFS driver development extremely hard and accounts for the difficulties in providing full read-write support. For this reason, most Linux distribution companies are reluctant to provide kernels with NTFS support built-in. That means that, in most cases, you'll need to either load a module for NTFS support into a running kernel or compile NTFS support into a home-made kernel.

If you have a dual-boot system, then it's likely that you need to mount the Windows partition from time to time. Assuming you have NTFS support in the kernel, you would mount the partition like this:

mount -t ntfs /dev/hda1 /mnt/

Traduzindo a parte importante:

NTFS is the file system used on Windows server-type operating systems starting with Windows NT (hence the name) and continuing with Windows 2000, Windows XP and Windows Server 2003. Linux support for mounting NTFS read-only has existed since the 2.4 kernels. This support was greatly improved in the 2.6 kernels, but the ability to write to an NTFS partition is still somewhat experimental and therefore risky at the time of this writing.
=====================
"NTS é o sistema de arquivos usado no sistema Windows, começando pelo Windows NT e continua nas versões acima do Windows 2K. O suporte para montar partições NTFS no modo somente escrita, no LInux, existe desde a versão 2.4 do kernel. O suporte foi melhorado nas versões 2.6 do kernel, mas a habilidade de escrever em partições NTFS ainda é experimental, então pode haver risco no momento da escrita."

Tradução: Olhometro
=====================

http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_file_systems
Nessa página tem uma tabela (a última ou penúltima), mas ela não está 100% correta (eu acho). Pelo que eu saiba, o ubuntu, sem NTFS-3G não consegue escrever em NTFS. Um bom teste pra tirar a prova real é instalar o Debain e tentar fazer alguma coisa com uma partição NTFS.

RonaldoRG

CitarCuidado com distribuições linux + ntfs.
O Ubuntu não dá suporte a escrita (quanto a leitura não estou lembrado) em NTFS, quer dizer que a qualquer momento, pode haver algum incidente com seus dados.

Não vou entrar nesse mérito, mas utilizei por muito tempo ntfs pra armazenar meus dados e sempre gravei, apaguei, executei arquivos lá e não tive nenhum problema.

Acredito que muita gente deve está utilizado esse formato porque muitos ainda usam dual boot windows e ubuntu.

T+.
Ubuntu 12.04

bred81

Sim, eu não disse pra não usar, eu disse pra tomar cuidado.

RonaldoRG

Citação de: bred81 online 29 de Novembro de 2010, 18:35

Eu não disse que você disse pra não usar. Eu disse que usei e não tive problemas com gravações em ntfs. Acredito que eles já devem ter melhorado o suporte a ntfs.

Abraço.
Ubuntu 12.04

bred81

Citação de: RonaldoRG online 29 de Novembro de 2010, 19:04
Citação de: bred81 online 29 de Novembro de 2010, 18:35

Eu não disse que você disse pra não usar. Eu disse que usei e não tive problemas com gravações em ntfs. Acredito que eles já devem ter melhorado o suporte a ntfs.

Abraço.
Tudo bem. Entendi errado o recado que você queria passar. Eu também já usei NTFS por muito tempo, mas comecei a ter uns problema. Possuo um script de renomeação de arquivos, que, quando era aplicado no meu hd que estava formatado em NTFS e era USB (1TB), ele de vez em quando reiniciava o sistema.

Passei para ext3 e nunca mais houve esse problema.

XyDahn

o windows le bem o ext3 ???

bred81

Não lê bem. Mas existem alguns programas que leem. Mas acho que o suporte Linux/NTFS é melhor que o Windows/ext3.