atualizar placa de vídeo de NVidia -> ATI - como proceder?

Iniciado por jpc, 24 de Novembro de 2010, 18:33

tópico anterior - próximo tópico

jpc

Tenho uma Nvidia Gforce 7300 GT funcionando 100% em um Ubuntu 10.04

Surgiu a oportunidade de pegar uma ATI Radeon 5670, que por ser várias gerações mais nova deveria proporcionar muito mais desempenho.
Gostaria de saber se vai ser uma transição tranquila, principalmente quanto à compatibilidade, instalação de drivers etc

Como faço para fazer esse upgrade? Basta...

1) tirar a placa atual, colocar a nova, ligar o PC e acionar o ícone do Ubuntu que busca e instala sozinho os drivers proprietários e tudo pronto?

Ou

2) antes de retirar a Nvidia Gforce, primeiro ligar o computador, desinstalar manualmente o driver proprietário da Nvidia, desligar a máquina, aí sim desencaixar a placa de vídeo antiga e colocar a nova ATI Radeon, ligar de novo, torcer para o video ligar no modo framebuffer e instalar o driver proprietário da ATI?

Como estão os drivers da ATI para Linux? Há tempos tinha uma Radeon 8500, que deu um trabalho para instalar o driver (foi bem antes de adotar o Ubuntu, usava Debian... Mas a ATI não ajudava muito com aqueles drivers...)

Desde então só usei placas de vídeo da Nvidia e todas se portaram bem. Com o Ubuntu a facilidade só aumentou graças ao sistema de instalação automática de drivers proprietários.

Os drivers da ATI já estão mais fáceis de instalar?
O desempenho é bom, ou muitos recursos ficam subaproveitados por insuficiência dos drivers da ATI, como era antigamente?
A porta HDMI da Radeon 5670 vai ficar ativada no Linux?

jpc

#1
Agora estou com ubuntu 10.10, atualizado antes de trocar a placa.

Tirei a Geforce 7300 antiga, sem nem desinstalar os drivers nvidia antes, e coloquei uma Radeon 4870 no lugar.

Resultado: após a substituição da placa, liguei o PC e o linux ubuntu deu boot, mas não carregou o modo gráfico. Ficou acusando erro de falta de GLX e outros módulos nvidia.

fiz o login no modo texto mesmo.

Fui até a pasta /etc/X11 e apaguei o arquivo xorg.conf

digitei o comando startx e o modo gráfico carregou, no modo de compatibilidade (resolução menor, sem aceleração de vídeo, mas rodando, o que importa)

Entrei no gerenciador de pacotes Synaptics (menu sistema, administração), e eliminei completamente os pacotes relacionados ao driver nVidia (fiz busca pela palavra nvidia e marquei para desinstalação completa).

depois, acionei (menu sistema, administração) o programa drivers proprietários  e os drivers ATI foram instalados e carregados.

O painel de controle da ATI catalyst é muito bonito e com várias opções úteis. Só notei a falta de medidor de temperatura que existe nos drivers da nVidia.
Contudo, estão lá opções para configuração de recursos, desempenho 3D, qualidade de imagem, cor etc.
Outra coisa é que existem dois ícones para acionar - um no modo comum e outro no modo superuser, para configurações que necessitam da senha de superusuário).
Também existe o comando aticonfig, para usar em terminal

O desempenho: testei somente em alguns jogos, tais como Nexuiz, OpenArena, Urban Terror, Enemy Territory, todos nativos; no Wine alguns jogos mais ou menos antigos, e o desempenho geral está muito bom, assim como qualidade de imagem. Não posso afirmar que os drivers são melhores que a Nvidia, pois a placa Geforce que usava antes era de um patamar bem menor de desempenho. Tinha que ser placas de mesmo nível para fazer uma comparação adequada.

Posso afirmar que gostei do desempenho geral, finalmente os drives ATI-AMD estão permitindo rodar bem os jogos dentro do potencial das placas Radeon. Outra coisa, a imagem em 2D parece que está mais "aveludada", com cores mais suaves...

Compiz : estão presentes todos os recursos de desktop avançado: cubo de áreas de trabalho, animações de janelas, roleta de aplicativos (teclas alt-tab).
Para configurar esses recursos, já usava antes o painel do controle do compiz (ver no synaptics ou no menu adicionar/remover aplicativos no menu aplicativos).

Porta HDMI: ainda não testei, mas aparece no painel de som do Ubuntu a opção para ativar o som pela porta HDMI.

Obs: nem precisava ter carregado o ambiente gráfico para instalar os drivers da ATI e removido os da Nvidia, dava para tudo fazer pelo modo texto, (com os comandos sudo apt-get remove glx / sudo apt-get install fglrx), mas preferi fazer pelo modo gráfico mesmo.