como desfazer "chmod -R 777 /"

Iniciado por DAVIFIUSA, 22 de Novembro de 2010, 00:54

tópico anterior - próximo tópico

DAVIFIUSA

seguinte galera acho que fiz uma "cagadinha" eu pra facilitar minha vida na copia de arquivos e execuções tive a "brilhante" ideia de dar um
"chmod -R 777 /" ai ele listou um monte de coisas lá dentro do proc dizendo que não era permitido ai eu acabei dando 'ctrl+c" bem... so que agora quando eu dou um "su" e digito a senha da a seguinte mensagem:

davi@nb:~/.xplanet$ su
Senha:
setgid: Operação não permitida...

tem algum modo deu reverter isto... (putz perdi tanto tempo pra deixar o sistema do jeitinho que eu quero e agora piso na jaca... =\..)

valeu galera no aguardo.

Boa semana.

Tota

Citação de: DAVIFIUSA online 22 de Novembro de 2010, 00:54
davi@nb:~/.xplanet$ su
Senha:
setgid: Operação não permitida...

Qual a versão do seu Ubuntu?

Porque está usando o su (root) e não sudo?

[]'s

irtigor

Nessa brincadeira, você deve ter trocado a permissão do shadow. Muitos problemas à vista.

eliseu_carvalho

Não seria mais fácil reinstalar o sistema?

DAVIFIUSA

a versão que estou usando é a 10.10

se eu tentar dar sudo da a mesma mensagem.

clcampos

Pra mim a única saída viável é reinstalar o sistema, afinal deve ter mudado as permissões de vários diretórios importantes.

Por essas e outras que sempre recomendo não usar o root, e muito menos o sudo, sem parar para pensar no que se esta fazendo.

Também é um bom exemplo de como o usuário procura a comodidade sem pensar na segurança, o que é um grande erro.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

agente100gelo

Citação de: clcampos online 22 de Novembro de 2010, 17:39
Pra mim a única saída viável é reinstalar o sistema, afinal deve ter mudado as permissões de vários diretórios importantes.

Por essas e outras que sempre recomendo não usar o root, e muito menos o sudo, sem parar para pensar no que se esta fazendo.

Também é um bom exemplo de como o usuário procura a comodidade sem pensar na segurança, o que é um grande erro.

Se tiver uma saída, esta será bem mais complicada do que instalar o sistema de novo.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

clcampos

Citação de: agente100gelo online 22 de Novembro de 2010, 17:50
Se tiver uma saída, esta será bem mais complicada do que instalar o sistema de novo.

Exatamente. Talvez com um LiveCd e um ótimo conhecimento de linux (principalmente shell script) você consiga reverter, mas acho que se acontecesse isso comigo eu reinstalaria.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

Yarwinish

Eu reinstalaria o sistema. Mas caso queira tentar resolver "no braço", dê uma lida:

http://www.forumdebian.com.br/viewtopic.php?f=&t=2515

Talvez te ajude. O cara conseguiu resolver o mesmo erro.

clcampos

Resolver o problema da mensagem é o de menos. O sistema dele esta com problemas por conta do comando que ele executou, e os problemas são muito sérios.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

DAVIFIUSA

rsrsrsrs...
é acho que eu fiz uma "besteirinha" reinstalei o sistema. não tinha feito quase nada nele mesmo ainda, bem mas grato pela ajuda de todos.