Wireless Dell Latitude D610 no Ubuntu 9.10

Iniciado por Sparco, 21 de Novembro de 2010, 22:47

tópico anterior - próximo tópico

Sparco

Amigos,

Acontece que comprei meu primeiro notebook.... Usado... 400,00 reais...

Uma "porcaria" de um Dell Latitude D610...

Tudo certo veio com janelas e tal...

Ubuntu nele.. tudo certo até o pateta aqui tentar habilitar o wireless... nem rezando.... Já tentei o ndiswrapper (mas não consegui encontrar os drivers do janelas para esse note e tal...), tentei outras tantas coisas que já nem me lembro mais...

Porém posso dizer que este wireless está funcionando pq antes eu consegui habilitá-lo só que fui muito esperto tentando trocar a tela de login do Ubuntu resolvi instalar o gdm-2.2.0 e ai não entrou mais a tela e talz bateu o desespero e como eu não tinha nada muito especial no note formatei e reinstalei o ubuntu 9.10 cru...

Socorro?

Se souberem como instalar esta placa wireless no ubuntu fico feliz!
~~~: Totalmente Aprendiz no Linux :~~~
Ubuntu-rs Gaúchos welcome :p

Andreson Goveia

Para que a galera possa ajudar posta a saida do comando
Aplicativos -> acessorios -> Terminal.

lspci

Sparco

ramon@maverick-laptop:~$ lspci
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Mobile 915GM/PM/GMS/910GML Express Processor to DRAM Controller (rev 03)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile 915GM/GMS/910GML Express Graphics Controller (rev 03)
00:02.1 Display controller: Intel Corporation Mobile 915GM/GMS/910GML Express Graphics Controller (rev 03)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) PCI Express Port 1 (rev 03)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) USB UHCI #1 (rev 03)
00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) USB UHCI #2 (rev 03)
00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) USB UHCI #3 (rev 03)
00:1d.3 USB Controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) USB UHCI #4 (rev 03)
00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) USB2 EHCI Controller (rev 03)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 Mobile PCI Bridge (rev d3)
00:1e.2 Multimedia audio controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) AC'97 Audio Controller (rev 03)
00:1e.3 Modem: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) AC'97 Modem Controller (rev 03)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801FBM (ICH6M) LPC Interface Bridge (rev 03)
00:1f.2 IDE interface: Intel Corporation 82801FBM (ICH6M) SATA Controller (rev 03)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) SMBus Controller (rev 03)
02:00.0 Ethernet controller: Broadcom Corporation NetXtreme BCM5751 Gigabit Ethernet PCI Express (rev 01)
03:01.0 CardBus bridge: Texas Instruments PCI6515 Cardbus Controller
03:01.5 Communication controller: Texas Instruments PCI6515 SmartCard Controller
03:03.0 Network controller: Broadcom Corporation BCM4318 [AirForce One 54g] 802.11g Wireless LAN Controller (rev 02)

ramon@maverick-laptop:~$ lsusb
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 004 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 005 Device 002: ID 0458:003a KYE Systems Corp. (Mouse Systems)
Bus 005 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub

Andreson Goveia

Você já foi em Sistema -> administração -> Driver restritos????

Também achei isso,
https://help.ubuntu.com/community/WifiDocs/Driver/bcm43xx

Pode ajudar, da uma olhada.

Sparco

Sim,

Sistema -> Administração -> Drivers de hardware

Nada consta... Antes quando fui usar o Live-CD foi pedido para habilitar a placa broadcom e tal... só que agora com ele instalado não... Quando usei o Live-CD tava sem net para baixar a instalar o driver... agora que to com net de cabo no note aqui não vem esse pedido... :-[

Sparco

Quanto ao

b43-fwcutter

ramon@maverick-laptop:~$ sudo apt-get install b43-fwcutter
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
b43-fwcutter já é a versão mais nova.
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 321 não atualizados.

Andreson Goveia

Tenta remover e instalar novamente.

Uma pergunta que pode ser meio idiota mas você já tentou clicar com o botão direito do mouse no icone de rede e ver se a parte
rede sem fio esta habilitada??

Sparco

Quanto ao detalhamento das informações melhor assim... tenho um leve conhecimento mas bem de leve mesmo por isso sempre posto em iniciantes... só quando sei que não é tão iniciante assim a dúvida...

Então, no Synaptic não me da retorno nenhum em BCM4318 ou Broadcom com todos repositórios ativados e do servidor global não só do brasil...

Vou tentar entrar pelo live e ver se ele vai pedir para instalar... Mas infelizmente duvido que dê certo...

De qualquer forma vou voltar daqui uns 5 minutos para o forum...

Sparco

Então Andreson

O problema é que o icone de rede aqui se eu clico com o esquerdo só me dá informações sobre a rede com fio e tal

a sem fio nem aparece aqui...

e fn+F2 não ta ligando o Wifi :S

Andreson Goveia

Realmente um caso muito estranho pois em todo lugar eles indicam para instalar o
b43-fwcutter

Então tenta remover e instalar novamente.

Ja testou as versão 10.04 LTS ou 10.10 do Ubuntu??

Sparco

Então, to no Live to empolgado...

O live achou o driver me mostra como mandar isso pra parte "real" do meu sistema

Imagem editada pela moderação
http://img804.imageshack.us/i/capturadetelap.png/]
Imagem editada pela moderação

Andreson Goveia

Já instalou o driver??
Funcionou a wireless??

Vá em aplicativos ->acessorios ->Terminal e digite o comando
sudo nautilus

Vai abri o nautilus com permições do root(administrador)

Navegue até var->cache->apt->archives

Provavelmente lá estará o driver baixado, copie ele para sua partição do ubuntu (de preverencia na sua home/seu usuario)

OBS: Aqui não abre a imagem (estou no trabalho, e aqui é windows xp) então qualquer erro de caminho me desculpe.

Sparco

Baixando o driver agora... espero que funcione

Andreson Goveia

platao

Ola, estou movendo para Internet,redes e segurança.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997