Alguem sabe como o Ubuntu 10.04 faz para desligar em cerca de 5 segundos?

Iniciado por livre1, 21 de Novembro de 2010, 18:00

tópico anterior - próximo tópico

livre1

Aqui no meu computador 512 MB de ram, placa de video Intel 128 MB, processador Intel Celeron D 1.6 Ghz com HD de 80 GB o computador dificilmente demora 10 segundos para desligar!

Na maioria das vezes em cerca de 5 a 7 segundos ele desliga.

Não entendo como ele faz isso em um computador como este (o computador em si pode ser de boa qualidade o que falo aqui é de recursos e desempenho), no Windows Xp para desligar teve vez que passou de 1 minuto, geralmente desligava em uns 15 a 20 segundos.

E claro que é possivel fazer isso, mais é seguro o que a Canonical faz para atingir esta velocidade?

galactus

Não precisa ter medo não! Seu computador está seguro!
Ele pode continuar a desligar rápido assim mesmo!  ;)

Essa rapidez a que você se refere tem três fatores principais envolvidos: o kernel Linux, o Ureheadahead e o sistema de arquivos!

Ele desliga-se rapidamente pois fecha rapidamente todos os processos e serviços em uso de forma paralela! Só demora um pouco mais se tiver rede (samba por exemplo) ou um HD/PenDrive externo envolvidos!

Não acho justo a comparação com o XP!  Ele já tem 9 anos!  Seu kernel tá muito defasado!  Até a Microsoft já enterrou o pobre oficialmente! Se for comparar com o Vista então....  As vezes demora um século para desligar!  Melhoraram as coisas no 7, mas mesmo assim, as distros linux que uso desligam mais rápido do que qualquer versão do Windows!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Tota

Citação de: livre1 online 21 de Novembro de 2010, 18:00

Tudo isto?     :D

Eu desabilitei o splash de inicio/fim, e meu eeepc desliga em menos de 5 segundos, como bem citou o galactus, dependendo de eu estar conectado ou não à rede pode demorar um segundo ou dois a mais.

Celeron 900mHz

[]'s

livre1

Citação de: Tota online 21 de Novembro de 2010, 20:32
Citação de: livre1 online 21 de Novembro de 2010, 18:00

Tudo isto?     :D

Eu desabilitei o splash de inicio/fim, e meu eeepc desliga em menos de 5 segundos, como bem citou o galactus, dependendo de eu estar conectado ou não à rede pode demorar um segundo ou dois a mais.

Celeron 900mHz

[]'s

Desabilitar seria tirar a imagem que aparece quando está iniciando desligando o sistema?

Onde desabilito?

Tota

sudo gedit /etc/default/grub

altere para "no splash"

Salve

sudo update-grub

reinicie.

Fica um pouco mais rápido no boot também. ( mas fica "feio")

[]'s

livre1

Citação de: Tota online 21 de Novembro de 2010, 21:02
sudo gedit /etc/default/grub

altere para "no splash"

Salve

sudo update-grub

reinicie.

Fica um pouco mais rápido no boot também. ( mas fica "feio")

[]'s

A mais se ficar feio é diminuir uns 2 segundos do tempo de boot e desligar acho que vai ficar feio mesmo, estou querendo mais desempenho, eu só não altero algo que pode deixar instavel ou inseguro.

Obrigado aos que participaram no topíco.