configurar rede entre VM ubuntu-server e windows 7

Iniciado por lipeeh, 19 de Novembro de 2010, 13:38

tópico anterior - próximo tópico

lipeeh

pessoal... to rodando uma VM-VirtualBox aki na minha maquina, com ubuntu-server, para testar alguns serviços... samba, lamp, entre outros....
porem, a anta aki nao consegue conectar o windows, na VM do server.
será q alguma alma caridosa poderia me ajudar a configurar a rede entre a VM e a maquina real, para q eu possa testar do windows, um compartilhamento do samba (por exemplo)?? o pepino eh q uso internet via radio, aih nao entendo os lance dos ip's e tal... e nao sei como proceder pra fazer a VM ter conexao com a local.
e agora ?

mto obrigado pela atenção dispensada pessoal.

zekkerj

Configure a interface da VM para o modo Bridge, depois defina o endereço do Ubuntu na mesma rede que o hospedeiro Windows.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

lipeeh

entao, aih q mora o problema, como disse, eh via radio, no provedor, soh liberam um IP... nao consigo colocar na mesma classe do windows...
e como eh q faço pra colocar em modo bridge?? desculpe minha ignorancia, eh q sou bem inesperiente no assunto.

zekkerj

Se a interface do windows não estiver em DHCP, é possível definir um segundo endereço pra ela. Aí é fácil, vc pode colocar um endereço fixo, conhecido, no windows (tipo, 172.30.1.1/255.255.255.0) e outro no linux (seguindo o exemplo, 172.30.1.2/255.255.255.0). Um efeito colateral que vc já percebeu ou desconfiou é que assim, a VM vai perder o acesso à internet.

Não sei como colocar a interface em modo bridge no VirtualBox, mas com certeza isso é feito na configuração da VM. O que acontece é que eu só uso o VMware Player, e nele não há esse problema, pois ele cria duas interfaces no hospedeiro, chamadas vmnet1 (Host-Only) e vmnet8 (NAT). Pra falar com a VM configurada como NAT ou Host-Only, usa-se a interface correspondente.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

lipeeh

zekkerj:

Em primeiro lugar, mto obrigado pela ajuda.
Continuo sem conseguir fazer funcionar... no windows, eh dhcp ativo, no VM, tbm tah navegando legal....
alterei as configurações, botei ip fixo em ambos, e nada...
Concerteza sou em qm estou fazendo alguma coisa errada.... Não tem algum material aih, meio q tutorial pra idiotas?? hehe

zekkerj

Talvez no site do virtualbox explique como passar a interface da VM pro modo bridge.

ArleyPeterson

Eu tenho o Ubuntu 10.10 e o Win7 em uma máquina virtual,não consigo compartilhar pastas mas consigo compartilhar a net, não sei pq a rede Vboxsvr não está aparecendo na Central de redes do Win7 .
alguém pode  me ajudar?

zekkerj

Já passou a rede da VM pra bridge? Sem isso, nada vai funcionar.

Certifique-se de que a VM e o hospedeiro Win7 estejam na mesma sub-rede, e que o firewall de ambas as máquinas esteja configurado pra permitir o acesso.

ArleyPeterson

já coloquei em Bridge e nada, só dá sinal de vida quando eu coloco como NAT pq ai eu consigo usar a net pela VM,
como faço para configurar o Firewall e a rede no Ubuntu? (é a minha primeira semana com o Ubuntu)

zekkerj

Em NAT, você não vai conseguir comunicar entre o hospedeiro e a VM, só no caminho inverso.

ArleyPeterson

tendi, mas quando eu coloco em Bridge num dá nada! será q eu estou configurando errado?
num está nem identifica a rede!
até formatar a VM eu já formatei e nada

OK, tá em Bridge mas e agora?

Leandr0

Quantas placas de rede tem instalada em seu pc??

Quando instalo vc utilizou qual eth0, eth1, eth2 ?

ArleyPeterson

zekkerj

Citação de: ArleyPeterson online 31 de Janeiro de 2011, 17:37
tendi, mas quando eu coloco em Bridge num dá nada! será q eu estou configurando errado?
num está nem identifica a rede!
até formatar a VM eu já formatei e nada

OK, tá em Bridge mas e agora?
Agora vc tem que fazer sua VM pegar endereço na mesma rede que o hospedeiro. Se vc tiver um roteador é mole, é só configurar a vm pra pegar endereço por DHCP. Mas se não tiver, pode complicar, pois o provedor de internet pode não te dar um segundo IP.

Nesse caso, vc pode usar um endereço fixo na VM que esteja numa rede diferente da sua rede normal (p.ex. 172.16.1.2/24), depois colocar um IP na mesma faixa como endereço auxiliar no hospedeiro (p.ex. 172.16.1.1/24). Note que dessa forma vc vai ficar sem acesso à internet na VM.

ArleyPeterson

é, não tenho o roteador e estou sem usar a net na VM, mas o problema não é usar a net, o problema mesmo é que eu não estou conseguindo compartilhar as pastas do meu sistema real com a máquina virtual, o real nem aparece na VM

Por algum motivo eu não estou conseguindo instalar os adicionais para o convidado