Pau no Mark Shuttleworh

Iniciado por enceladus, 24 de Junho de 2006, 16:28

tópico anterior - próximo tópico

enceladus

Mais questionamentos sobre a forma como o Mark conduz a Canonical. Segundo o autor, o que ele quer é gastar muita grana até o Ubuntu ficar sem competidores e depois.... cobrar, cobrar, cobrar!

Seria Mark um Bill Gates travestido de incentivador do Software Livre? Seria ele um ser diabólico, afinal?

Texto original, em Inglês:
http://beranger.org/index.php?article=1192

Tradução em Português hilário:
http://babelfish.altavista.com/babelfish/tr?doit=done&url=http%3a%2f%2fberanger.org%2findex.php%3ffullarticle%3d1192&lp=en_pt
Nevermore! Nevermore! - Poe

Carlos Araujo

Comentário único:

O Ubuntu existe a partir de um conjunto consistente de pilares (Filosofia, Comunidade, modos de desenvolvimento,compromissos,etc...).Debito este tipo de notícia ao rápido crescimento do Ubuntu que, exatamente por causa de seu modelo e crescimento, começa a tirar o sono de muita gente, inclusive no mundo Linux.Basta lembrar os comentários de parte do pessoal Mandriva ano passado, ou ainda algumas entrevistas de digirigentes do Board do RHE.Considere o tamanho e o crescimento atual da comunidade Ubuntu e o que isso representa.Isso dá realmente muita dor de cabeça para qem só pensa nos "negócios" .

Longa vida ao Ubuntu!

KurtKraut

Duvido que ele cometa uma bobagem dessas.

Se ele começar a puxar a sardinha para o lado dele e chamar de 'meu', tenho pena dele. O código não é aberto ? A distribuição não é livre para todos ?

Basta pegarmos o Ubuntu, chamarmos de Abanta ou Obonto ou Ibinti, que seja, e continuar mantendo por uma comunidade forte assim como são boa parte das distribuições.

E esse golpe baixo, essa rasteira, queimaria tanto o filme do Shuttleworth, ele seria mais espinafrado que o Bill Gates, que o nome dele em qualquer empresa seria um espanta-clientes.

Perícope

Algumas dúvidas parecem cabíveis, algumas práticas podem ser questionadas, pode-se perguntar por quanto tempo esse sistema de negócios (distribuir cds e dar suporte técnico gratuito) pode se sustentar. Até aí, tudo bem. No entanto, a meu ver, o erro do artigo está em fazer insinuações severas a respeito do caráter de uma pessoa. Isso é errado. A infelicidade do artigo chega ao ápice na frase final, ao comparar o amor ao Mark ao amor que muitos tiveram por homem. Que pobreza de argumento este, viu?
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

cafecraft

Não acredio que o Mark faria uma coisa dessas, ele ainda é desenvolvedor do Debian e desenvolveu muita coisa para o Debian!...  Por isso que ele tem o respeito da comunidade Debian. Já no caso do Ubuntu ele tem que arrumar um meio de sustentar a Canonical por meio de suporte (corporativo).
[color=red]Assinatura removida conforme a regra 8. O prazo era até 13/02.[/color]

Brunno

essas discussões são velhars... tipo aquelas afirmações que o ceo da mandriva fez sobre isso também... tudo isso não passa de ciúmes do sucesso do ubuntu...
Primeiro eles te ignoram...
Depois eles riem de você...
Então eles lutam contra você...
Aí você vence...

Piras

Teorias conspiratórias de gente radical. É óbvio que a distribuição gratuita de CDs não vai durar para sempre! Eu sempre imaginei que fosse apenas uma tática, absolutamente legítima ao meu ver, de disseminar a nova distribuição o mais rapidamente possível. Não creio que seja um "modelo de negócio".

Quanto a esta história de oferecer serviços gratuitos "até ser o único no mercado", é de fazer rir. Alguém acredita que o modelo de desenvolvimento do Linux permite a qualquer distribuição monopolizar o mercado? É gente pensando o âmbito do Linux como se este fosse o mesmo dos formatos proprietários. Tolice.

Marcus VBP

Citação de: "Piras"Quanto a esta história de oferecer serviços gratuitos "até ser o único no mercado", é de fazer rir. Alguém acredita que o modelo de desenvolvimento do Linux permite a qualquer distribuição monopolizar o mercado? É gente pensando o âmbito do Linux como se este fosse o mesmo dos formatos proprietários. Tolice.

exato.

Luiz Santos

Não li o artigo ainda, mas gostaria de dizer que o software pode ser livre, mas o serviço por detrás dele pode ser cobrado sim. O que quero dizer é que o suporte pode ser pago. Eu estava disposto a pagar anualmente o suporte para a Mandriva, até conhecer o Ubuntu! Eles "ralam" para fazer um bom sistema e merecem por isso ganhar seu "pão". Qual técnico em hardware vai ficar fazendo manutenção grátis? Cobrar pelo software não! Mas pelos serviços por detrás dele sim! Será que todos que são adeptos do SL contribuem financeiramente para os projetos?

No flames 8)
Ubuntu 13.04 - Windows 8
Samsung 320GB(SATA)
Biostar GF8100 M2+ TE - Atlhon X2 7750 - 2GB Ram - 256MB compartilhado

Brunno

Citação de: "Luiz Santos"Não li o artigo ainda, mas gostaria de dizer que o software pode ser livre, mas o serviço por detrás dele pode ser cobrado sim. O que quero dizer é que o suporte pode ser pago. Eu estava disposto a pagar anualmente o suporte para a Mandriva, até conhecer o Ubuntu! Eles "ralam" para fazer um bom sistema e merecem por isso ganhar seu "pão". Qual técnico em hardware vai ficar fazendo manutenção grátis? Cobrar pelo software não! Mas pelos serviços por detrás dele sim! Será que todos que são adeptos do SL contribuem financeiramente para os projetos?

Ninguém disse que não pode cobrar, até se você quizer gravar o CD do Ubuntu e vender você pode. Também acho que você deve cobrar pelos serviços, e é isso que a Canonical (empresa que custeia o Ubuntu) faz e convida QUALQUER empresa a fazer.

Não tenho nada contra o pessoal da Mandriva, mas que o CEO deles falou um monte de mentiras e tratou o software livre como proprietário ninguém pode negar. É só você procurar no Google que você acha, tenta no BR-Linux também.

Do jeito que você fala parece que a única contribuição importante é a financeira. O que não é.
Aí você vence...

Luiz Santos

Citação de: "Brunno"Ninguém disse que não pode cobrar, até se você quizer gravar o CD do Ubuntu e vender você pode. Também acho que você deve cobrar pelos serviços, e é isso que a Canonical (empresa que custeia o Ubuntu) faz e convida QUALQUER empresa a fazer.

Não tenho nada contra o pessoal da Mandriva, mas que o CEO deles falou um monte de mentiras e tratou o software livre como proprietário ninguém pode negar. É só você procurar no Google que você acha, tenta no BR-Linux também.

Do jeito que você fala parece que a única contribuição importante é a financeira. O que não é.

Não. Não quiz dizer que a financeira é a mais importante.... mas colaboração e boa vontade não compram o "leite das crianças". Quero dizer que todos podem ganhar algum dinheiro com SL. Como se mantém ativados os servidores? Os repositórios? O tempo e hardware para se desenvolver? A conta de enegia que foi usada para ligar as máquinas? Dinheiro não é tudo... mas paga as contas.

One more time: no flames!!!
Ubuntu 13.04 - Windows 8
Samsung 320GB(SATA)
Biostar GF8100 M2+ TE - Atlhon X2 7750 - 2GB Ram - 256MB compartilhado

Brunno

Bom.. eu também não disse que colaboração e boa vontade compram o "leite das crianças", mas realmente... NO FLAMES.

Se quer saber como se ganha dinheiro com software livre procure no Google que você acha. :)
Aí você vence...

Piras

As formas de financiamento do Linux são tão variadas quanto o próprio Linux. Pessoalmente, nunca gostei muito do modelo de financiamento da Mandriva, muito restritivo para o meu gosto. Acho que a opção da Canonical, de cobrar suporte somente de quem deseja pagar pelo suporte, não restringindo aos demais nenhum dos recursos da distro, é a mais perfeita de todas. A maioria das empresas, penso eu, preferirá pagar pelo suporte, já que não podem expor o seu funcionamento a nenhum problema mais relevante ou duradouro. O usuário pessoa física pode perfeitamente contribuir para o desenvolvimento da distro, como fazem vários membros deste fórum, ou até mesmo para a auxílio a outros usuários, como todos fazemos.

MEPIS e Vector oferecem também algumas vantagens aos membros inscritos, mas nada que restrinja o acesso ao software propriamente dito. Outra opção excelente. Agora, este negócio de oferecer acesso a certos programas exclusivamente a quem paga - definitivamente - não é opção que eu aprove, nem me parece muito positivo para o futuro do Linux.

pinduvoz

Quanto ao post acima, não vejo nada de errado em cobrar por programas cobertos por patentes, até porque a distro que escolher distribuir esses programas vai ter que pagar ao detentor das patentes.

Não podemos esquecer que a legislação de alguns países considera crime instalar, por exemplo, suporte a MP3 e leitura de DVD encriptado no seu SO Linux, sendo a solução para afastar tal crime a distribuição paga de programas para tal finalidade.

Note-se que até mesmo a MS paga por programas e/ou facilidades no seu SO a terceiros, inclusive as relativas a DVD e MP3.

T+.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

joaomelo

Quanto ao artigo, apenas ilações.
O Mark e a sua Canonical tem todo o direito, amanhã, a passar a cobrar pelo suporte do UBUNTU.  Não significa que a comunidade deixará de existir. Encotraremos outros meios de continuar a nos ajudar.
O que está em jogo aqui, e já há algum tempo, é um modelo de negócios que privilegia a comunidade e a participação. Assim pensou o criador do LINUX, Linus Torvalds e os defensores do SL e do GNU, como Jon "Maddog" Hall, entre outros.
Da maneira agressiva como foi escrito o artigo, o Sr. David Barth tem uma posição favorável ao modelo proprietário e empresta (claro que depois vai querer ser pago  ;) ) a sua opinião em defesa disso.