Barrulho do coller em meu notebook

Iniciado por tiago queiroga, 16 de Novembro de 2010, 14:43

tópico anterior - próximo tópico

tiago queiroga

Ola pessoas.

Bom , sou usuario linux ubuntu a pouco mais de 4 anos.Sempre usei em meu desktop.
Adquiri um notebook ,  um Asus m51kr.
Bom , depois de instalar o ubuntu 10.10 , me deparei com um barrulho no cooler do processador.
Ao que parece o cooler fica rodando sempre ao maximo , fazendo um barulho terrivel.
Encomoda ate mesmo as pessoas na sala.
Meu note veio com o windows 7 home premium , e com ele o notebook fica quase sempre em silencio , vejo que o cooler aumenta sua rotacao apenas quando 'e necessario.

Procurando no google me deparei com alguns problemas desse tipo com a marca Asus.
Conversando com um pessoa na internet ela me disse que talvez um driver referente a placa mae nao esteja instalado.
Reparei que quando uso o programa  fancontrol     ele nao consegue iniciar pq o arquivo  /etc/fancontrol  ,  nao existe , ou seja o driver nao esta instalado.

gostaria de saber se alguem aqui ja teve esse problema ou pelo menos consegue me dar uma dica.

abs

cicero santo

Citação de: tiago queiroga online 16 de Novembro de 2010, 14:43

Bom , depois de instalar o ubuntu 10.10 , me deparei com um barrulho no cooler do processador.
Agora pronto mais uma novidade o ubuntu 'estraga' o cooler de notebook. ;D
Amigo ja fiz duol boot em mais de 5 notes e nunca tive esse problema...ja tive uns  tipo:monitor sem resolução, sem wireless mas tudo resolvido em alguns cliques.

''Se quiser usar Linux, tem que Reaprender. Senão é melhor nem começar''

zeroday

Vc poderia nos confirmar que kernel vc está usando? uname -r

Pode ser que o problema não esteja no cooler e sim no processador que está esquentando muito.

Até mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

tiago queiroga

Citação de: cicero santo online 16 de Novembro de 2010, 15:36

Agora pronto mais uma novidade o ubuntu 'estraga' o cooler de notebook. ;D
Amigo ja fiz duol boot em mais de 5 notes e nunca tive esse problema...ja tive uns  tipo:monitor sem resolução, sem wireless mas tudo resolvido em alguns cliques.

Amigo quando foi que eu disse que o ubuntu estraga ou estragou o cooler do notebook?
Presta atencao , e so voce pesquisar sobre a marca Asus no google que vc vera problemas relacionados , especialmente com os eee.
Alias qualquer linux esta com esse problema , ja instalei o fedora , arch , ubuntu , os tres com o mesmo problema

Citação de: zeroday online 16 de Novembro de 2010, 17:04
Vc poderia nos confirmar que kernel vc está usando? uname -r

Pode ser que o problema não esteja no cooler e sim no processador que está esquentando muito.

Até mais

ta ai a saida do uname -r

2.6.35-22-generic-pae

zeroday

Visitei vários tópicos que tratavam sobre o supeaquecimento do processador neste Kernel . Talvez seja isso.

Não sei é lhe dizer se o bug já foi corrigido.

Até mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Holmes

Ola pessoas.

Bom , sou usuario linux ubuntu a pouco mais de 4 anos.Sempre usei em meu desktop.
Adquiri um notebook ,  um Asus m51kr.
Ao que parece o cooler fica rodando sempre ao maximo , fazendo um barulho terrivel.
Meu note veio com o windows 7 home premium , e com ele o notebook fica quase sempre em silencio , vejo que o cooler aumenta sua rotacao apenas quando 'e necessario.

Procurando no google me deparei com alguns problemas desse tipo com a marca Asus.
Conversando com um pessoa na internet ela me disse que talvez um driver referente a placa mae nao esteja instalado.
Reparei que quando uso o programa  fancontrol     ele nao consegue iniciar pq o arquivo  /etc/fancontrol  ,  nao existe , ou seja o driver nao esta instalado.

gostaria de saber se alguem aqui ja teve esse problema ou pelo menos consegue me dar uma dica.

abs

Oi tiago queiroga,

Tenho um netbook da eeepc e nunca tive esse problema com o linux (o kernel é o mesmo que o seu); entretanto, dá uma verificada nisso para ver se revolve o seu problema: http://ubuntumanual.org/posts/127/how-to-control-fan-speed-lm-sensors-in-ubuntu

vlw fwi, Viva 8)
EeePC 1008ha - Chakra Linux (Edn) - KDE 4.7.4 - Kernel 3.1.
- Meu Blog: http://holmeslinux.blogspot.com/
- Fundador do Chakra Brasil: http://chakra-linux.com.br/forum

JFMMão de Ferro

Na minha opinião se a temperatura de processador aumenta forçosamente a ventoinha tem de aumentar a rotação por conseguinte mais som para haver um maior fluxo de ar, mas também se os apoios ou o rolamento do veio da ventoinha estiver com a lubrificação demasiado seca provoca um barulho diferente de fluxo de ar.

JFMMF

tiago queiroga

Citação de: Viva online 18 de Novembro de 2010, 12:32
Ola pessoas.

Adquiri um notebook ,  um Asus m51kr.

Reparei que quando uso o programa  fancontrol     ele nao consegue iniciar pq o arquivo  /etc/fancontrol  ,  nao existe , ou seja o driver nao esta instalado.

abs

Oi tiago queiroga,

Tenho um netbook da eeepc e nunca tive esse problema com o linux (o kernel é o mesmo que o seu); entretanto, dá uma verificada nisso para ver se revolve o seu problema: http://ubuntumanual.org/posts/127/how-to-control-fan-speed-lm-sensors-in-ubuntu

vlw fwi, Viva 8)

Opa , obrigado pelo link , mais infelizmente ja tinha verificado essa resolucao pelo google , e nao surgiu efeito.
Pelo simples fato de eu ao consigir rodar o comando pwmconfig ,  acontece a seguinte saida:
/usr/sbin/pwmconfig: There are no pwm-capable sensor modules installed