Partição Windows 7/Ubuntu

Iniciado por LexAC, 13 de Novembro de 2010, 16:38

tópico anterior - próximo tópico

LexAC

Comecei ha pouco tempo a usar ubuntu e com uma semana de uso.. e estou realmente a gostar desde SO

mas há uma duvida que tenho e que gostaria que me ajudassem.
Eu uso o win7 e instalei o ubuntu dentro do windows. não sei se fiz bem ou não mas disseram-me que era bem mais fácil a instalação.. bom, mas depois reparei que tenho o espaço do disco que escolhi para o ubuntu e o restante para win7, gostava de saber se existe alguma forma de partilhar os dados entre os dois SO's. por exemplo fazer um download de um ficheiro através do ubuntu e depois colá-lo dentro do espaço que pertence ao Windows.

obrigado
LEx

fatecano

Tem como sim!

Mas você quer fazer isso usando o Ubuntu dentro do Windows ou instalando ele "de verdade"?

No meu caso, tanto faz a opção de sistema operacional que faço no boot, pois irei acessar os documentos da mesma forma.
Você pode deixar sua pasta de documentos, músicas, fotos, vídeos e até o desktop se quiser (esse último não é tão aconselhável assim!) para compartilhar.

Uma forma fácil para isso seria usar o Ubuntu Tweak e escolher um novo caminho, que seria o do próprio Windows.
Lembre-se que o Ubuntu acessa normalmente a partição do Windows, mas o contrário já não é tão simples assim.
Ou seja, o Ubuntu iria "buscar" seus arquivos lá no Windows.

Aplicativos > Ferramentas de sistema > Ubuntu Tweak > Pessoal > Localização padrão das pastas

Caso você vá formatar mesmo, talvez seja legal você dizer quanto tem de HD para o pessoal te sugerir os tamanhos de cada partição.

Obs: não sei se essa sugestão funciona quando o Ubuntu foi instalado dentro do Windows! Ok?

LexAC

obrigado :)

mas consegui resolver o problema com o ntfs config! so que tinha um problema é que nao conseguia executá-lo. mas procurei aqui no forum e agora ja consigo ter acesso ao disco inteiro :D

de qualquer forma obrigado pela breve resposta. parece que têm sempre a resposta na ponta da lingua xD

fatecano

Citarmas consegui resolver o problema com o ntfs config! so que tinha um problema é que nao conseguia executá-lo. mas procurei aqui no forum e agora ja consigo ter acesso ao disco inteiro  :D

Que bom que conseguiu!

Depois pense com carinho em deixar o Ubuntu numa instalação independente.
Ele é tão bom que merece essa chance! rsrs

LexAC

Já me passou pela cabeça formatar de vez o disco e instalar apenas o ubuntu. agora ate coloquei o aspecto mac ficou bem porreiro :) mas tenho algum receio que haja sempre algumas aplicações que não sejam compativeis.. eu gosto sempre de ter uns jogos instalados, o corel draw mas se houver alternativa para usar tudo no linux eu mudo sem pensar duas vezes :D

fatecano

Cara, vou ser bem sincero, não sou a melhor pessoa para falar de jogos porque nem curto mesmo.
Mas pelo que vejo o pessoal conversando aqui no fórum, para jogos talvez seja melhor ter o Windows mesmo.

Quanto a ter alternativas para os programas, dê uma olhadinha nisso:

http://alternativeto.net/software/corel-draw/?sort=likes&platform=linux

Essa lista aqui é bem legal também:

http://wiki.ubuntu-br.org/ProgramasEquivalentes

Ela wiki estava fora do ar agora, mas vai tentando ver ai!

LexAC

bem fiz uma copia de segurança dos dados que tinha no disco e formatei-o xD agora o meu portatil é 100% ubuntu :D