Rede wifi segura para navegação

Iniciado por Kamei Hyoga, 12 de Novembro de 2010, 11:11

tópico anterior - próximo tópico

Kamei Hyoga

Bom dia!

Descobri recentemente que na rua onde pretendo abrir uma loja, tem internet da Oi/Velox/Telemar. O negócio é que eu moro cerca de 115m (ou menos) e, na minha rua, não tem disponibilidade do serviço. Então eu gostaria de assinar o serviço lá e distribuir a conexão, da forma mais segura possível (utilizando ssh), pra minha casa e cortar o gasto com 3G.

Alguém poderia me explicar como fazer isso, que equipamentos usar e como configurar no ubuntu?

Outro detalhe é que provavelmente irei dividir a conexão com a vizinha da loja, mas essa pode ser feita por cabo, até o roteador dela.

zekkerj

Olá Kamey,

Se vc pretende fazer isso em wireless, não haverá quase nada de Ubuntu no caso.

Tudo que vc precisa é um roteador wireless, na loja, pra enviar o sinal, e um adaptador wireless, pra receber em casa. Vai precisar também de antenas de potência (eu acredito que 8 a 12dBi sejam suficientes) e tipo (omnidirecional ou setorial) adequados.

Marca, só posso te recomendar pra evitar os DLink (e.g. DI-524, DIR-300, DIR-600), pois além de terem pouca potência pro seu caso, são instáveis. Procure usar equipamentos mais voltados pra alcance, como o TP-Link WR-542g.

O ideal seria que você pudesse fazer um teste com os equipamentos antes de comprá-los, até pra evitar comprar equipamentos que não te sirvam, por não ter o alcance necessário.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Kamei Hyoga

Obrigado pela resposta Zekkerj.

Parece que pelo ubuntu só vou configurar mesmo o ssh hehehe

Mas existe algo que eu possa fazer, no ubuntu, pra melhorar a segurança? Se fosse uma rede cabeada, não me preocuparia muito, mas uma wifi... ainda mais que faço compras online e acesso bastante meu banco.

zekkerj

Citação de: Kamei Hyoga online 12 de Novembro de 2010, 11:51
Obrigado pela resposta Zekkerj.

Parece que pelo ubuntu só vou configurar mesmo o ssh hehehe

Mas existe algo que eu possa fazer, no ubuntu, pra melhorar a segurança? Se fosse uma rede cabeada, não me preocuparia muito, mas uma wifi... ainda mais que faço compras online e acesso bastante meu banco.
O Ubuntu vai usar a conexão que vc criar.

Se vc quer fazer sua conexão segura, ela tem que ser criada (lá no roteador), usando criptografia forte (WPA2, ou senão, WPA). Senha de acesso longa, misturando letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos. Por fim, ativar filtragem de endereços MAC, limitando o acesso apenas às suas máquinas. Tudo isso é definido no roteador; qualquer que seja o sistema que você use, ele tem que seguir o que for ditado no roteador.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Kamei Hyoga

Volto ao assunto, com algumas modificações.

Descobri (antes de assinar - ainda bem), que na rua da minha loja não tem velox realmente. A solução que encontrei, foi de aumentar a velocidade na casa de um amigo meu e dividir a conexão dele comigo. Vamos aos dados:

• Ele mora cerca de 350m da minha casa
  • Serão 3 pontos de acesso (fora ele mesmo): minha loja, minha casa e vizinho dele (que vai liberar o telhado para colocar algum aparelho e etc)
  • A velocidade da conexão será aumentada para 5 mb (ou 2 mb, se não for possível mais). Atualmente a conexão dele é de 600k. Será dividida em: 600k para meu amigo (dono da linha), 150k para o vizinho e o resto para a minha loja e casa. Sendo que quando a loja fechar, gostaria de receber toda a conexão da loja também.

Que eu me lembre é só isso. Gostaria de saber que materiais eu devo comprar e se preciso ter algum pc exclusivo para gerenciar essa rede, já que em casa quero utilizar ssh para uma conexão segura.

zekkerj

CitarAtualmente a conexão dele é de 600k. Será dividida em: 600k para meu amigo (dono da linha), 150k para o vizinho e o resto para a minha loja e casa. Sendo que quando a loja fechar, gostaria de receber toda a conexão da loja também.
Divisão de banda assim é um pouco mais complicado... até pq quem fará esse controle será o equipamento que faz a ligação com a internet.

Alguns roteadores wireless têm controle de banda e/ou QoS. Acho que resolveriam o caso.

Kamei Hyoga

Penso em comprar um AP, que acho que poderá fazer esse trabalho também.

E quanto as antenas? Posso usar aquelas "grid" mesmo? Se não me engano, sem nada atrapalhando, ela capta sinal a alguns kms (24 dbi). O resto das recomendações que você já fez, continuam valendo, certo?

Aqui tem algumas árvores e etc.

Pensei também em usar um repetidor na minha loja, pra enviar o sinal de lá pra cá.

zekkerj

Se vc diz que são 4 pontos (amigo 1, amigo 2, sua loja e sua casa), então a antena de grade a princípio não serve, pois ela é mais pra conexão ponto-a-ponto. Seriam antenas "omni", mesmo.

Kamei Hyoga

Acabei lembrando de um detalhe que pode influenciar em algo. Esse amigo 2 receberá a conexão por cabo, assim como o amigo 1 (que é o dono da conexão). Wifi mesmo, só a minha loja e minha casa.

zekkerj

Ainda assim são 3 pontos (origem, sua casa, sua loja).