Problema com rótulo de HD

Iniciado por Luciano Hammond, 11 de Novembro de 2010, 20:20

tópico anterior - próximo tópico

Luciano Hammond

Eis o acontecido:

Ontem eu fiz um up no meu PC,por isso tive que formatar um dos meus HDs, o que tinha o sistema operacional. Liguei e tudo funcionou normalmente, todos os 3 HDs foram reconhecidos, inclusive fiz backup desse mesmo HD e deixei para hoje a faormatação para instalar o SO. Mas hoje,o HD não foi reconhecido pelo Gparted...Aliás,ele até foi reconhecido,mas assim:

A única opção que está acessível a esse "espaço particionado" é o de criar nova Partição. Eu a seleciono,mas ele diz que é preciso criar um novo Rótulo de disco. Eu coloco para criar o novo rótulo mas ela não faz. A mesma coisa eu tentei no Parted Magic Live-CD,inclusive pelo formatador dele. Tentei pelo Cfdisk e nada. E o mais estranho:Pensando eu ser um erro no Hd,eu pus pra rodar o EStools(O HD é um Samsung)...A resposta que ele me deu é que o HD não é um Samsung :-[

A Bios o reconhece,mas sem rótulo...Aparece o HD,mas sem nome nenhum. Creio que o HD não está estragado...Então o que faço pra conseguir colocar(ou recuperar) o rótulo dele? Preciso urgente arrumar esse HD=(

Luciano Hammond

Segue mais informações sobre o HD:
Como ele aparece no Hardinfo:

E a mensagem que aparece no Gparted(stou usando LiveCD do Mint):

Não sei como isso aconteceu...

RonaldoRG

Bom, eu não tenho 100% de certeza que vai funcionar, mas se criasse uma nova tabela de partição não poderia resolver? Esta opção está no menu Dispositivo do Gparted.
Acho que prejudicar o HD mais do que já está não vai, mas se não estiver seguro pesquise mais no google.
T+.
Ubuntu 12.04

Luciano Hammond

Já fiz isso várias vezes...Mas simplesmente não adianta,ele não cria.não acontece nada.

RonaldoRG

Como você formatou esse HD pra ele ficar assim? Que programa usou?
Tenta detalhar o que você fez antes do HD ficar assim.
Ubuntu 12.04

Luciano Hammond

Usei o formatador do Gparted mesmo,primeiramente.
Depois,usei o formatador do Parted Magic.

O q eu fiz eu detalhei aqui no tópico.Foi exatamente o que fiz.

O que noto é que o Rótulo,rótulo mesmo,do HD foi apagado ou corrompido.Eis o que mostra o Everest(LiveCD do Rwindows):

O ID do Model e nº de Série tão todos doidos,e não eram assim

Andreson Goveia

Quando aconteceu isso comigo uma vez, fiquei maluco, mas consegui,
primeiro eu só formatei, mas não coloquei formato nenhum (ficou como não alocado(acho que é isso), depois despluguei e pluguei novamente (no seu caso reinicia a maquina) e tentei criar uma nova tabela, funcionou normal depois foi só escolher um formato.

Luciano Hammond

Pior que ja tentei isso ai tambem...Mas n'ao adianta,pq ele simplesmente n'ao cria a Tabela de particao. Coloco pra criar a tabela e ele simplesmente n'ao cria,clico em criar tabela de particao, ele escaneia os dispositivos e soh. Mais nada. O espa;o continua como n'ao alocado e quando vou tentar criar uma particao ele fala de novo que n'ao foi achada uma tabela de particao:

E fica nisso sempre.

Obs.:O formatador que usei no Parted Magic foi o "Erase Disk", 1 opcao 1,"External(dd disk): Employs 'dd' to write zeroes to the selected driver"

Tota

Ola,

Por que não tenta reparar seu disco usando o fdisk?

[]'s

Luciano Hammond

Não tenho Windows...E já tentei pelo LiveCD do Windows também,ele sequer o detecta...até acusa a presença do Hardware,mas não mostra o HD nem o acessa
Vou tentar o fsck

Tota

Quem falou em Windows?

fdisk do GNU/Linux.

terminal => sudo fdisk

A unidade tem que estar desmontada.

Pode usar também o cfdisk....

[]'s

Luciano Hammond

O cfdisk j[a tinha tentado,e agora tentei o fdisk e deu o mesmo resultado?ambos falam quem n'ao encontraram tabelas de particao,eu mando fazer outra,ele diz que cria,faco outra particao,ele diz que faz,mas nao faz.

E quando vou ver,o espaco continua nao particionado.

Tenho quase certeza q o problema tem a ver com o model Id do HD,ou sei la o nome q se da...Sei q o nome do Hd t[a todo estranho tanto na Bios,quanto no hardinfo ou no Everest. E q O Gparted fala q "o rotulo de disco est[a irreconhecivel"